Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

528 - O CÓDIGO DA VINCI (TOM HANKS)

Sinopse: O Código Da Vinci, tornou-se um fenómeno global, e apresentou a milhões de leitores um mundo misterioso onde Leonardo Da Vinci codificou significados ocultos nos seus quadros; símbolos estranhos estão esculpidos numa remota capela escocesa; e a Igreja Católica e uma antiga sociedade secreta continuam a travar uma batalha velha de séculos para obterem o controle do derradeiro prémio: o Santo Graal. O filme trata da morte misteriosa do curador do Louvre, que pertencia ao Priorado de Sião, uma sociedade secreta, e guardava o segredo do Santo Graal e de mensagens cifradas sobre o assunto que estariam nas obras de Leonardo Da Vinci. Este não seria um cálice ( como se buscava na Idade Média ), mas a própria Maria Madalena, que teria casado com Jesus e constituído uma linhagem carnal. A partir deste assassinato se desenvolve toda a trama.

Informações Técnicas
Elenco: Andrey Tatou, Tom Hanks, Jean Reno, Ian McKellen, Alfred Molina.
Direção: Ron Howard
Gênero: Suspense
Distribuidora: Buena Vista
Estreia: 19 de Maio de 2006

Curiosidades:
» Os produtores não conseguiram permissão para usar iluminação artificial na Mona Lisa, o que vemos no filme é uma réplica.
» A Sony comprou os direitos de adaptação de 'O Código Da Vinci' por US$ 6 milhões.
» O criador da série '24 Horas', queria comprar os direitos da adaptação para que a trama servisse de base para a 3ª temporada da série. Entretanto Dan Brown recusou todas as propostas feitas, dizendo que não queria que seu livro virasse um programa de TV.
» Na opinião do diretor Ron Howard o ator ideal para interpretar Robert Langdon era Bill Paxton, que não pôde aceitar o projeto devido a conflitos de agenda.
» Russell Crowe, Hugh Jackman, Ralph Fiennes e George Clooney estiveram cotados para interpretar o personagem Robert Langdon.
» Julie Delpy, Sophie Marceau, Virginie Ledoyen, Judith Godrèche, Linda Hardy e Kate Beckinsale estiveram cotadas para interpretar a personagem Sophie Neveu.
» Christopher Eccleston e Ingvar Eggert Sigursson estiveram cotados para interpretar o personagem Silas.
» Terceiro filme em que o diretor Ron Howard e o ator Tom Hanks trabalham juntos. Eles estiveram juntos em 'Splash - Uma Sereia em Minha Vida' e 'Apollo 13'.
» Ron Howard e Paul Bettany já trabalharam juntos em 'Uma Mente Brilhante'.
» O Ministério da Cultura francês permitiu que a equipe de filmagens rodasse cenas no interior do verdadeiro Museu do Louvre.
» 'O Código da Vinci' já vendeu mais de 45 milhões de exemplares em todo o mundo.


O Código Da Vinci (filme)

Origem:

Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Código Da Vinci (título original: The Da Vinci Code) é um thriller norte-americano de 2006, dirigido por Ron Howard. O guião foi escrito por Akiva Goldsman baseado no bestseller de Dan Brown, The Da Vinci Code. Foi produzido por Howard juntamente com John Calley e Brian Grazer e lançado pela Columbia Pictures nos E.U.A. a 19 de Maio de 2006.

The Da Vinci Code é protagonizado por Tom Hanks como o professor de Simbologia da Universidade de Harvard, Robert Langdon; Audrey Tautou como Sophie Neveu of Criptologista da Direction Centrale de la Police Judiciaire de França; Sir Ian McKellen como Sir Leigh Teabing, britânico e historiador do Santo Graal; Alfred Molina como o Bispo Manuel Aringarosa; Jean Reno como Capitainé Bezu Fache da Direction Centrale de la Police Judiciaire; e Paul Bettany como Silas, monge da Opus Dei.

Os direitos cinematográficos do filme foram comprados por US$ 6 milhões. A filmagem estava programada para começar em maio de 2005 com o lançamento em meados de 2006; no entanto, alguns atrasos fizeram com que a filmagem começasse em 30 de junho de 2005.

O Museu do Louvre permitiu a utilização de suas locações para a filmagem, enquanto a Abadia de Westminster negou o uso de suas instalações. No entanto, a Lincoln Cathedral concordou em atuar como substituta da Abadia de Westminster e relata-se que recebeu £ 100 000 em troca do direito de filmar lá. As filmagens na Lincoln Cathedral aconteceram em agosto de 2005. Certas cenas foram filmadas na Temple Church em Londres.

O filme teve uma bilheteria tão boa, que já foi feita a continuação de O Código da Vinci, o livro Anjos e Demónios PT ou Anjos e Demônios BR de Dan Brown como a primeira aventura de Robert Langdon. Um livro não muito polêmico como seu sucessor.(OBS: O livro Anjos & demonios foi escrito antes de O código da Vinci,apesar desse ter sido lançado primeiro como filme.


Fonte


Nenhum comentário: