Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

KAYLANE LIMA VENCE O MARABAENSE SUB12 ANOS


A Fase Final do Campeonato Marabaense Sub12 anos, realizada na Escola São Francisco neste 15 de setembro, foi super empolgante, emocionante e surpreendente. A competição serviu para revelar os talentos da Campeã Kaylane Vitória Nogueira Lima e Jefferson Ribeiro de Souza.


A competição contou com a participação de 04 enxadristas do total de 06 selecionados, fato que não impediu o sucesso do evento, mas, tivemos que fazer ajustes com a eliminação dos faltosos: Thiago Pereira de Araújo (Escola Irmã Theodora) e Wítalo Fernando de S. Santos (Escola Jonathas Pontes Athias). Como proposta de evitar os empates comuns no Round-Robin em competições com apenas 04 enxadristas, ficou acertado o turno e returno entre os participantes, alternando-se as cores das peças do primeiro turno. O tempo foi reduzido para 11 minutos, prevalecendo o modo Xadrez Rápido.

Havia uma expectativa, apostas em torno do resultado final. A maioria apostava no talento de Kaylane e eu ficava me lembrando do garoto Jefferson, das suas partidas na Fase de Classificação e do Torneio do São Francisco (blitz 5 minutos) quando somou 6 pontos em 7 possíveis, nesta competição Kaylane conquistou 4 em 7 pontos disputados, performances positivas e surpreendentes destes talentos.





Na segunda rodada do primeiro turno o garoto Jefferson jogou de negras e venceu a Kaylane Vitória, uma surpresa para todos. No entanto, no returno quem jogou de negras foi a Kaylane a vencedora do confronto. Na partida final veio a classificação com o empate em pontos, no confronto direto, nos critérios do Sonnenborn-Berger e nas vitórias com as negras. Tudo empatado.

A solução foi a realização de uma partida extra com o mesmo tempo (11 minutos de reflexão) e com sorteio da cor das peças. No confronto final e decisivo ficou Kaylane de brancas e Jefferson de negras. O resultado final foi... Kaylane Vitória Nogueira Lima como Campeeeeãããã Marabaense do Sub12 anos de 2013.

Assim como ocorrido na Final do Sub10, no Sub12 aconteceu a premiação com medalhas para os três melhores classificados, embora, programamos a Cerimônia de Premiação com a entrega de medalhas personalizadas. A excelente ideia foi do Professor Gileno Rocha ao qual agradecemos imensamente. 

Como foi as disputas:


Nenhum comentário: