Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

CLUBE DE XADREZ MARABÁ O QUE COMEMORAR APÓS 23 ANOS

 
Algumas constatações importantes acerca da data 21 de outubro de 1989, data da fundação do Clube de Xadrez Marabá. A primeira constatação é de que o trabalho iniciado por Rubens Carlos Kossatz e Antônio Carlos Silva Almeida não foram em vão. As suas ideias ainda estão presentes e se caracterizam como uma importante ferramenta social de educação, esportividade e de ética. Aliás, o xadrez ao longo de sua história sempre teve como fundamento o respeito aos princípios morais e a ética.
 
Após 23 anos de existência de muitos serviços prestados à sociedade marabaense, temos uma segunda constatação, uma certeza, existe um grande respeito dos marabaenses e amantes do xadrez por este Clube de Xadrez, legalmente constituido e que presta um trabalho ético, aproximando-se cada vez mais dos valores, das virtudes e da promoção e ativação de capacidades humanas das mais sublimes, que vão desde a humildade, leitura de mundo para o desenvolvimento da inteligência.
 
 
Ao comemorarmos as Bodas de Palha (é essa a denominação) a terceira constatação, o crescimento e a importância do Clube de Xadrez para Marabá e municípios vizinhos. Quando o Clube foi criado, ainda não havia um grande número de praticantes na região, eram poucos e não havia uma entidade para incentivar a socialização e a difusão esportiva. O Clube de Xadrez foi o pioneiro na região. Hoje podemos ver o xadrez ser praticado em muitos municípios como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Curionópolis, Redenção, Ourilândia do Norte, Itupiranga, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Jacundá, Goianésia do Pará, Tucuruí, Tucumã e etc.
 
Uma outra constatação. A nossa existência está devidamente registrada no cenário municipal, estadual e nacional. Sem esquecer das competições municipais como os campeonatos marabaenses Sub-12, 14, 16, 18 anos, do Absoluto, da Taça Cidade de Marabá e de tantas outras competições. Também já tivemos a felicidade de promovermos, com apoio do Dr. Talisman Sênior ex-presidente da Federação Paraense de Xadrez (a extinta FPAX), diversos Campeonatos Paraenses como forma de promoção social e desportiva, uma dose de vitamina que fortalecia o xadrez regional. Da mesma forma, podemos demonstrar nossa grande satistação de termos realizado o Torneio Aberto de 2001 com 65 enxadristas de diferentes estados da Federação, com a presença de Marcos Asfora, Suzana Chang e etc. E do Campeonato Brasileiro (FENAJ) de 2002 com os Campeonatos Brasileiros Sub-16 anos Masculino e Feminino e Sub-18 anos Masculino e Feminino. E ainda, nossa preocupação com o Regional, na promoção da Copa Sudeste do Pará dos Torneios Intermunicipais Estudantis. Tudo isto revela a importância do xadrez e do nosso Clube.
 
Também podemos elencar outras razões importantes para comemorarmos esta data de 21 de outubro. A presença do xadrez em cerca de 40 escolas locais e, notadamente a perspectiva de aprovação da Lei Municipal do Xadrez nas Escolas, e ainda, a promessa do Prefeito Eleito João Salame de botar o xadrez em todas as escolas do município. Uma grande conquista e um enorme respeito por nosso trabalho. Vamos contribuir ainda mais com a Educação.
 
Por fim, vamos comemorar o Aniversário de 23 anos de existência do Clube de Xadrez Marabá no próximo dia 25 de outubro, dentro da programação da Cerimônia de Premiação "Os Campeões de 2012" no Auditório da Escola Municipal José Mendonça Virgolino. Neste momento, você que gosta de xadrez e você que está lendo este texto, considere-se convidado a participar deste momento de muita beleza e que promove o xadrez e o estudante marabaense. Os convites já estão sendo entregues.
 
Que Deus continue apoiando o nosso trabalho. Ele é realizado com muito Amor!
 
Nossa atual Diretoria:
 
 
 
 

Nenhum comentário: