Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

390 - O SUPER HUMANO MAGNUS CARLSEN

GM Magnus Carlsen, pupilo de Kasparov, é o atual nº 1 do mundo do xadrez
Texto Extraído do blog: http://aladerei.e-xadrez.com/2010/02/23/gm-magnus-carlsen-pupilo-de-kasparov-e-o-actual-n%C2%BA-1-do-mundo-do-xadrez/
Foto: http://veja.abril.com.br/270110/garoto-meio-milhao-jogadas-p-106.shtml


Magnus Carlsen o pupilo de Kasparov, é patrocinado por um banco e um escritório de advogados [Arctic Securities and law firm Simonsen] que investiram 4 milhões de coroas suecas [cerca de € 530,000.00) na carreira deste menino prodígio.


O primeiro dia de 2010 entrou para a história do xadrez. Aos 19 anos e 32 dias de idade, o norueguês Magnus Carlsen tornou-se o mais jovem ser humano a assumir o topo do ranking mundial. Antes dele, os recordistas eram o americano Bobby Fischer, com 21 anos e o russo Garry Kasparov, aos 22.


A impressionante história de Magnus aponta para um novo futuro do desporto.





UM MESTRE EM 5 LANCES

1. O COMEÇO

É comum que grandes jogadores de xadrez participem de seus primeiros torneios aos seis anos e se tornem jogadores a tempo interiro aos 12. Nascido em Tonsberg em 1990, o primeiro torneio de Magnus Carlsen foi o campeonato nacional de 1999, quando tinha nove anos. Mas continuou os estudos e adaptou o calendário das competições de acordo com a escola. Aos 13 anos tornou-se o terceiro jogador mais jovem do mundo a conquistar o título de Mestre Internacional.


2. A SUBIDA

Aos 15, já vencia alguns dos grandes mestres. Num ano, entre Janeiro de 2006 e Janeiro de 2007 saltou no ranking mundial, do 89º para o 24º lugar. Em Abril passado era o 3º. Com as vitórias conquistadas em Novembro, assumiu, oficiosamente, a posição oficial na divulgação do ranking na Lista de Elo FIDE de Janeiro de 2010.



3. O TALENTO

O mundo do xadrez é cheio de pessoas de elevado QI. O jovem é capaz de calcular 20 lances com antecedência. Muitas deles são tão ousados que os especialistas não entendem onde ele pretende chegar — até que o lance se conclui e todos o consideram genial. Essa capacidade intuitiva já lhe rendeu o apelido de Mozart do xadrez. Considerado o maior jogador de todos os tempos, o russo Garry Kasparov, líder do ranking entre 1985 e 2005, disse que o garoto tem «um talento natural para saber onde colocar as peças no tabuleiro». Em entrevista à revista Time, Magnus tentou explicar o inexplicável. «Muitas vezes um determinado lance parece o melhor».


4. OS TORNEIOS

O ranking mundial é definido pela pontuação em várias competições. Algumas, como os torneios de Londres, Linares, Montecarlo e Dortmund, constituem uma espécie de Grand Slam. Pouquíssimas pessoas ultrapassam passam os 2.800 pontos — Magnus alcançou o feito em Outubro, na China. Tinha 18 anos muito menos que o recorde anterior de Vladimir Kramnik (25 anos).


5. O TREINADOR

Magnus nem mesmo sabe se tem em casa um tabuleiro. Ele cresceu a praticar no computador, na Internet Chess Club e Playchess. Essa característica tornou-o um novo tipo de jogador, capaz de lidar com uma grande variedade de lances. O seu talento fez com que Kasparov o recebesse como seu pupilo.

Nenhum comentário: