Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

384 - SAIBA MAIS SOBRE O COLÉGIO DOM BARRETO

Os alunos do ensino fundamental jogam xadrez, para o desenvolvimento do ensino lógico


Efrém Ribeiro

http://www.aarffsa.com.br/noticias/19071003.html



TERESINA. Não é a primeira vez que o Instituto Dom Barreto, de Teresina, Piauí, surpreende país e educadores. No Enem 2009, ele ficou com a segunda melhor nota, superando escolas tradicionais do Rio e de São Paulo. Em 2007, o Dom Barreto apareceu em primeiro lugar no ranking das melhores escolas de ensino médio do país. E, em 2008, obteve o nono lugar.

Com 2.600 alunos, sendo 650 do ensino médio, a escola não adota malabarismos pedagógicos ou métodos exóticos. Professores e estudantes dizem que o segredo é uma longa carga horária diária de oito horas, além da interação entre alunos e docentes. Os professores, às vezes, usam o horário do intervalo para tirar dúvidas e reforçar os estudos nas disciplinas em que os adolescentes estejam com notas abaixo da média. A maioria dos 250 professores tem mestrado e doutorado e também trabalha em universidades públicas e privadas.

— Uma vez na semana, além das oito a nove horas diárias de aulas, os alunos fazem provas objetivas pela manhã ou no sábado à tarde — conta Maria Stela Rangel da Silva, diretora administrativa do instituto, mestre em linguística, doutoranda em educação e professora aposentada da Universidade Federal do Piauí.

A mensalidade do ensino médio vai de R$500 a R$580, e não é a mais alta entre as escolas particulares de Teresina. Os alunos, em sua maioria, estão lá desde o ensino fundamental.
— O corpo docente é formado há anos. Investimos nele, sempre temos professores fazendo mestrado, doutorado. Todos são estimulados a estudar — diz Maria Stela.

Os alunos do ensino fundamental jogam xadrez, para o desenvolvimento do ensino lógico, e aprendem latim, para a compreensão da etimologia das palavras. Escritores como Rubem Alves e Celso Cunha viajam a Teresina com o único objetivo de conversar com os alunos do Instituto Dom Barreto. O colégio tem mais de 60 anos e foi fundado pelas Irmãs Missionárias Jesus Crucificado, que continuam com assento no Conselho Diretor da escola.

Jornal: O GLOBO
© 2001 Todos os direitos reservados à Agência O Globo

Nenhum comentário: