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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

386 - LEI INSTITUI O XADREZ NAS ESCOLAS DO R.DE JANEIRO


PROJETO DE LEI Nº 73/2007
                                                                      
                                                                      EMENTA:
                                                                                                                                           INSTITUI NAS ESCOLAS PÚBLICASESTADUAIS,      
                                                                                                                                                                                                                                                                                     O    PROGRAMA ESTADUALDO JOGO DE XADREZ.
Autor(es): Deputado MARCELO SIMÃO
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica instituído o PROGRAMA ESTADUAL DE APRENDIZAGEMDO JOGO DE XADREZ - PAX, na rede pública estadual de ensino.
Art. 2º - O PAX consistirá em um conjunto de ações do Poder Executivo Estadual que visem a:
I – promover o ensino e estimular a prática do jogo de xadrez nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro;
II – promover ampla divulgação, junto as escolas públicas estaduais, dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes.
Art. 3º - Para a consecução dos objetivos do PAX, o Poder Executivo Estadual   poderá:
I – firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a promoção do ensino e difusão da prática do jogo de xadrez nas escolas públicas estaduais;
II – buscar apoio junto a iniciativa privada para patrocínios de campeonatos entre os alunos da rede pública estadual;
III – firmar convênios com organizações não governamentais legalmente instituídas, visando a implementação de projetos para a promoção,ensino e difusão do jogo de xadrez voltado para as comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro;
IV – realizar campanha de divulgação dos benefícios da prática do jogode xadrez juntos aos pais dos alunos da rede pública estadual deensino;
Art. 4º - O Poder Executivo Estadual promoverá competições oficiais de xadrez anualmente, com a participação, sempre que possível, de alunos da rede pública estadual de ensino, pertencentes a todos os municípiosdo Estado.
Art. 5º - As despesas decorrentes da execução da presente Lei, correrão por conta de dotações próprias, suplementadas se  necessário.
Art. 6º - O Poder Executivo baixará os Atos que se fizerem necessários para a regulamentação da presente Lei.
Art. 7º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 14 de fevereiro de 2007
DEPUTADO MARCELO SIMÃO
JUSTIFICATIVA
Pesquisas feitas na Europa e nos Estados Unidos já constataram que o jogo de xadrez pode ser uma excelente ferramenta pedagógica.
O jogo de xadrez associa o mais puro lazer com uma chance de o aluno aprimorar seu raciocínio lógico, a tomada de decisão e as atitudes de liderança. O que é meio caminha andado para o jovem se integrar nomundo competitivo de hoje.
Cada movimento no xadrez requer uma lógica profunda, já que as peças podem ter um valor relativo: há posições em que um cavalo vale mais do que uma torre, por exemplo. O estudo contínuo de posições de tática e estratégia para ir bem no jogo favorece o pensamento lógico em geral, o que influi bastante sobre os resultados escolares, aumentando a capacidade de racionalização dos problemas.
O fato de uma mesma jogada poder ser feita de várias formas diferentes ajuda o aluno a aceitar os pontos de vista divergentes, aprendendo a discutir, compreender e ceder. O jogo ensina a ter método – que é fundamental para o bom andamentodos estudos, afinal jogar sem um plano é equivalente a fazer lances aleatórios. No xadrez é fundamental planejar as ações futuras, e a prática desse planejamento forma um pensamento organizado e desenvolve uma imaginação criadora.
Numa partida sempre aparecem vários temas mesclados e o jogador que melhor trabalha com estas variáveis obtém os melhores resultados. A necessidade de analisar todos os lados da questão para solucionar os problemas ajuda a desenvolver na criança a tenacidade, a vontade, a concentração e a memória.
Ser capaz de aprender com a vitória e com a derrota é algo importante – é mais fácil de adotar quando se é ainda criança, com uma personalidade em formação. Nisso o xadrez é campeão: como o êxito depende de aptidões e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos, o jogo estimula sempre o aprendizado, mesmo na derrota.

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