Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2013

PARLAMENTO EUROPEU APROVOU PROGRAMA XADREZ NA ESCOLA



O Parlamento Europeu deu um importante passo, ainda em março de 2011 em Estrasburgo (França), com a aprovação da Declaração 50/2011 “Xadrez na Escola”, assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, com o recebimento de 415 assinaturas. A votação ultrapassou o número necessário de assinaturas, em clara aprovação e reconhecimento por parte dos deputados europeus dos imensos benefícios do esporte às crianças. Após o ato de aprovação da Declaração o ato seguinte foi a comunicação oficial pelo Parlamento Europeu à Comissão e aos Parlamentos de cada Estado-Membro da União Européia. A Declaração solicita a Comissão e o Conselho para o incentivo do Programa Xadrez na Escola no sistema educacional dos países-membros, assegurar recursos para implantação a partir do segundo semestre de 2012, a considerar a vasta literatura de estudos e pesquisas sobre os efeitos no desenvolvimento das crianças, ofertando currículos de xadrez, materiais de jogo, professores e material de comunicação e incentivo para dar maior motivação e facilitar o aprendizado do jogo. O desenvolvimento e implantação do programa serão realizados em conjunto pela Fundação Kasparov e a União Européia de Xadrez.

 
A União Européia possui uma população total de mais de 500 milhões de pessoas, o que representa 7,3% da população, possui um produto interno bruto que representa cerca de 20% do PIB global. É composta por 27 Estados soberanos: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca,Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

 
Em Marabá, tramita na Câmara Municipal desde o início do ano de 2012, entregue no Gabinete do então presidente da casa, o vereador Nagib Mutran Neto uma lei visando a implantação do xadrez nas escolas de ensino fundamental na grade extracurricular. O projeto de lei, até meados do ano passado estava pronto para ser analisado pela procuradoria da câmara. Ao averiguar o texto pude perceber algumas inconsistências. Até a presente data o projeto não foi apreciado pelos demais vereadores. Com a posse dos novos vereadores e com a ída do Vereador para a Secretaria de Saúde, talvez tenhamos que iniciar nova caminhada.

 
Por duas vezes o atual prefeito enfatizou a implantação do xadrez em todas as escolas de Marabá. A primeira vez em um encontro na UNIP na Folha 16 e a outra na Cerimônia de Premiação realizado no dia 25 de outubro. Em reunião com dirigentes do Clube de Xadrez em 1º de setembro disse que vai apoiar importantes iniciativas de xadrez.

 
Afim de definir o nosso projeto para a Celebração dos 100 anos de instalação do município de Marabá, convidamos a todos os dirigentes do Clube de Xadrez para contribuir com este projeto. A nossa reunião acontecerá no próximo dia 08 de janeiro de 2013 a partir das 20 horas.

 
Reunião de Diretoria
Pauta: Projeto 100 anos de Marabá
Dia: 08/01/2013 a partir das 20 horas
Local: Rua Afro Sampaio, 454 - Cidade Nova


Nenhum comentário: