Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

171 - SURGE UMA NOVA FEDERAÇÃO DE XADREZ

Uma nova opção para os praticantes do Xadrez? Sim e não. A criação da Federação Paraense de Xadrez  Escolar como a própria denominação já afirma, terá como foco o setor estudantil e, então, não é tão abrangente aos demais praticantes.


A notícia foi divulgada esta semana com um certo ceticismo sobre sua legitimidade. Nós, do Clube de Xadrez Marabá não sabíamos, até então, da FEPAXE e, como não temos parte na causa, e também não somos filiados, veremos o desenrolar dos acontecimentos. Somente o tempo dirá de sua legitimidade e, se será mesmo uma federação com abrangência fora da capital.


Embora esteja sendo questionada agora, sabe-se, basta acessar o google e consultar o nome FEPAXE e saberemos mais da segunda Federação de Xadrez do Pará. A fonte destas informações aponta o endereço da FEPAXE: Av. Almirante Barroso, Al. Mary Lucy nº 60, no Bairro do Souza e que foi fundada no dia 19 de novembro de 2009 tem sede e foro na cidade de Belém.


Outras novidades vão surgindo, pelo menos eu não sabia da existência da Confederação Brasileira de  Desporto Universitário (CBDU), ligada ao Comitê Olímpico Brasileiro, representada no Estado do Pará pela Federação de Esportes Universitários (FEUP)  É muita novidade.


As novidades não param por aí, aos poucos vamos encontrando muitas siglas, continuemos nesse caminho cheio de novidades. Assim, esta mesma fonte aponta a existência da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), filiada a International School Sport federation (ISF) e que tem representante no Pará, Federação Paraense de Desporto Escolar (FPDE/PA).


Enfim, devemos aguardar e ver o que vai acontecer no Xadrez do Pará, a disposição das entidades representativas e suas ações de acordo com as suas finalidades propostas no estatuto social.


.

Um comentário:

Everaldo Dias disse...

Acredito que esta divisão só tem a engrandecer o Xadrez no nosso páis, pois o mesmo cresceu muito e num país com estas proporções continentais já está na hora de nos organizarmos por blocos de tendências nas áreas especificas. Há 26 anos dos meus 51 anos são dedicados ao xadrez e até hoje, não obtive o reconhecimento dos nossos administradores, não por falta de trabalho, mais pela distância dos grandes "centros" do nosso país. Bem começado, meio caminho andado gostaria de compartilhar melhor com essas iéiaas. Segue meu endereço eletronico - Email - everaldodiaspaixao@hotmail.com.