Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

165 - DIAGNÓSTICO VISA CONHECER OS PONTOS FORTES E FRACOS DO XADREZ REGIONAL

Como temos a pretensão de promover ainda mais a difusão do enxadrismo local e regional, faz-se necessário conhecer melhor como andam os trabalhos nos diversos municípios. Sabemos que podemos ainda, contar com maior envolvimento do setor político e empresarial para a promoção das políticas de inclusão social e combate a violência, neste campo o xadrez agiganta-se na preferência das crianças, adolescentes e adultos.


Não é demais lembrar que existem diversas políticas públicas incentivadas pelos governos estaduais e federal, que muitas delas não chegam aos nossos municípios, vejamos: Escola Aberta, Segundo Tempo, Xadrez nas Escolas, Xadrez Escolar, Territórios da Cidadania, Criança Esperança, Amigos da Escola, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Mais Educação e etecetera, onde é possível a inserção do ensino pedagógico do xadrez. Também sabemos do mínimo esforço de nossos governantes municipais para a implantação destes programas, salvo algumas poucas exceções.


E, o que fazer para reduzir o enorme exército de crianças e adolescentes já devidamente perdidos para as drogas? E aqueles que estão em situação de risco, o que está sendo feito? E o Jornal Correio do Tocantins apresenta os números dos últimos 06 meses. Se a fama de violência existia, ainda permanece faminta por vidas. Convém lembrar trecho da música do Legião Urbana (Renato Russo e Marcelo Bonfá):


O Reggae


Ainda me lembro aos três anos de idade
O meu primeiro contato com as grades
O meu primeiro dia na escola
Como eu senti vontade de ir embora
Fazia tudo que eles quisessem
Acreditava em tudo que eles me dissessem
Me pediram pra ter paciência
Falhei
Gritaram: - Cresça e apareça!
Cresci e apareci e não vi nada
Aprendi o que era certo com a pessoa errada
Assistia o jornal da TV
E aprendi a roubar pra vencer
Nada era como eu imaginava
Nem as pessoas que eu tanto amava

Mas e daí, se é mesmo assim

Vou ver se tiro o melhor pra mim.
Me ajuda se eu quiser, me faz o que eu pedir
Não faz o que eu fizer
Mas não me deixe aqui
Ninguém me perguntou se eu estava pronto
E eu fiquei completamente tonto
Procurando descobrir a verdade
Nos meios das mentiras da cidade

Enfim, a elaboração deste diagnóstico visa montar uma política ou uma bandeira de luta pela implantação do Xadrez nas Escolas e maior difusão deste Esporte para a sociedade em geral. Temos consciência que precisamos fazer a nossa parte. Toda luta é feita de idealistas, de ideologias e, a nossa ideologia é o Xadrez, pelo menos eu acredito que o xadrez pode ser uma grande contribuição para esta sociedade que a cada dia perde mais e mais espaços para a violência.

Políticas públicas educacionas que promovam a arte, a cultura e o esporte, que possam adotar o regime da jornada integral retirarão uma quantidade enorme de crianças das ruas e o Xadrez está aí, a disposição das mentes bem intencionadas.

Vamos ter que incomodar e colocar o xadrez em nossas escolas. O futuro governante do Estado do Pará, nossos Prefeitos e Educadores, todos, deverão ser cobrados para conduzir boas políticas públicas sociais. A sociedade espera o fim de tanta violência. E o jovem precisa estar amparado por estes programas educacionais que lhe atenda através de uma jornada integral, com a oferta de ações recreativas, culturais, artísticas e esportivas. Juro que eu pensei no JEP´S. Mas, não vou voltar a este assunto. Já falei duas vezes neste blog.

Nenhum comentário: