Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

164 - SETE JOGADORES DE PARAUAPEBAS PARTICIPARÃO DO SUPER JEP´S



Ainda repercute as informações postadas neste pôster, sobre a realização dos JEP´S – Jogos Estudantis Paraense, realizado em Jacundá. Alguns reclamam a falta de divulgação nos ambientes escolares e outros solicitam informações sobre os resultados. E houve quem não concordasse com as críticas feitas pelo pôster que defende a prática do xadrez desde 1989 e tem conseguido levar o xadrez para vários municípios da região.
É difícil informar quando não se tem a informação precisa, colhida na fonte e, mesmo assim, sem informação oficial do Governo do Estado por meio do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC o Clube conseguiu obter um pouco mais de informação que vai publicada em prol dos centenas de atletas participantes dos Jogos Estudantis Paraense.


A Fase Regional foi realizada em Jacudá, no período de 25 a 29 de junho. Para o Xadrez, nosso metiê, as disputas foram realizadas no dia 27 de junho (domingo), visando definir os dois representantes da modalidade nas categorias A (12, 13 e 14 anos) e B (15, 16 e 17 anos), masculino e feminino à disputarem o Super Jep´s que acontecerá no período de 11 a 15 de agosto.


As críticas postadas convenceram alguns de nossos visitantes-comentaristas no que tange os jogadores ficarem isolados em uma sala fechada. O nosso argumento, simples, porquê esconder o xadrez de pais, professores, alunos e imprensa? Como é que não temos uma foto das disputas? E, por que não houve um premiação? Também, por que não se fez a divulgação do evento nas escolas, na internet, nos jornais, rádios e tv´s? E agora, como saber o resultado se não foi publicado em nenhum veículo de comunicação?


Estiveram presentes alguns poucos municípios e no entanto, desconhecemos os motivos da ausência de Marabá. Como uma cidade do porte de Marabá pode ficar de fora de uma disputa estudantil tão importante como o JEP´s? Um absurdo que nunca será respondido, esclarecido. Falta de recursos? Não foi. A prefeitura gastou uma fortuna para montar seus estandes na Expoama.


Encerrando, nossos parabéns aos dirigentes esportivos de xadrez de Parauapebas, na pessoa do Secretário Anderson Moratório, Diretor do Departamento de Xadrez Francisco Araújo, Professor Márcio Laranjeiras, Carlos Alessander e Cláudio Luz dirigentes do Cavaleiros da Dama e a todos que de forma direta e indireta atuam na promoção do xadrez e aos atletas Darlene Assunção da EMEF Plácido de Castro e o aluno Bruce Kenneth da EMEF Faruk Salmen, classificados nas categorias A (sub-12,13 e 14) e B (sub 15, 16 e 17 anos) respectivamente.


O Professor Márcio Laranjeiras encaminhou e-mail complementando as informações postadas e, aponta a relação dos municípios participantes, Parauapebas, Marabá, Jacundá, Goianésia, Eldorado, Abel Figueiredo. Mesmo aprovando a realização do certame, o blog também, o professor apresentou algumas deficiências ocorridas que espera vê-las superadas no próximo JEP´S. Segundo o mesmo, a fortíssima delegação de Parauapebas foi representada pelos alunos:




SUB-14 - MASCULINO:
Artur Souza 5º - Não foi classificado
BRUNO MAURO VALENTE – Classificado em 1º lugar




SUB-14 - FEMININO
DARLENE ASSUNÇÃO - Classificada em 1º lugar
NICOLLY - Classficada em 2º lugar


SUB-17 - MASCULINO
BRUCE KENNETH - Classificado em 1º lugar
WIGOR DA PAZ - Classificado em 2º lugar
























SUB-17 - FEMININO
MARINA FICK – Classificado em 1º lugar
VITÓRIA BONFIM – Classificada em 2º lugar


Das oito vagas ofertadas, quatro para o masculino e quatro para o feminino, o município de Parauapebas obteve sete. A outra vaga ficou para um aluno de Goianésia. O Clube registra mais uma vez os parabéns aos atletas e seus professores. Aliás, nosso reconhecimento vai para o Professor Márcio Laranjeiras que conseguiu participar e obter a classificação dos atletas: Bruno Mauro Valente, Nicolly, Wigor da Paz, Vitória Bonfim e Marina Fick.  Tornando o município de Parauapebas uma potencia no Xadrez Estudantil.


Aos enxadristas o Clube de Xadrez Marabá deseja enorme sucesso nos Super Jep´s.

Nenhum comentário: