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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

266 - MÁRIO CARDOSO ESPERA MAIOR RECONHECIMENTO DAS AUTORIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS PARAENSES

Entrevista com o Prof. MÁRIO CARDOSO
Responsável pelo PROJETO XADREZ ESCOLAR da SEDUC, o Professor Mário de Nazaré Moreira Cardoso conseguiu chegar a quase todos os municípios do Estado do Pará massificando o Xadrez nas Escolas. Este imenso trabalho levou algumas pessoas a criarem a FEPAXE - FEDERAÇÃO PARAENSE DE XADREZ ESCOLAR, alavancando o enxadrismo e a educação, uma importante forma de oferecer aos jovens e estudantes ações que façam com que estes se ocupem. Graças ao produtivo trabalho do Prof. Mário Cardoso, foi possível a distribuição de mais de 3.000 tabuleiros de xadrez pelo Pará todo, capacitados mais de 2.500 professores. Em recente visita ao município de Marabá, no mês de dezembro de 2010 quando retornava de Brasília, após receber reconhecimento nacional do 2º PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL onde fez a doação de 15 jogos de Xadrez e comentou sobre a realização de projetos educativos e esportivos. O Clube Xadrez rende-lhes votos de parabéns, reconhece o trabalho de incentivo do xadrez nas escolas paraenses. Também agradece por responder a nossa entrevista.



CX Marabá: O Senhor foi destaque nacional ao receber em Brasília premiação por conta do 2º PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL. Como o senhor se sentiu considerando que foi a primeira vez que o Estado do Pará teve um trabalho social com  Xadrez, reconhecido e premiado pelo Ministério dos Esportes?
Mário Cardoso: Não tem como negar que me senti honrado com a premiação, principalmente se considerarmos que ela foi a única para o estado do Pará referente ao xadrez escolar.


CX Marabá: Esta premiação tem o mérito de abrir portas, seja junto ao Governo do Estado, patrocinadores e até mesmo em âmbito escolar?
Mário Cardoso: Na verdade é o que mais gostaria que acontecesse. Porém, aqui no Pará as autoridades ainda não perceberam a importância do xadrez escolar como uma poderosa ferramenta pedagógica. Vamos esperar para ver se com todo esse reconhecimento nacional obtido com o prêmio as coisas melhoram por aqui.


CX Marabá: Com apenas um ano de existência a FEPAXE já desponta com um boa proposta educacional, conte-nos sobre os eventos e projetos que mais se destacaram neste primeiro ano da Federação.
Mário Cardoso: Todos nós sabemos que montar uma federação é uma tarefa muito complicada, porque se trata de uma entidade sem fins econômicos. Então, neste primeiro ano trabalhamos mais com a organização dos documentos e divulgação da mesma. Mesmo assim, conseguimos fazer alguns eventos, que entre eles estão I Torneio de Xadrez para Deficiente Visual (que não existia antes no Pará); realizamos a I Copa Sophos de Xadrez; desenvolvemos cursos de capacitação para algumas escolas particulares como o Moderno e São Paulo (que olham com mais carinho para o xadrez escolar); realizamos também alguns eventos com comunidades carentes, com o xadrez gigante, que foi outra novidade no Pará. Quem sabe não faremos o próximo em Marabá.


CX Marabá: Explique-nos quais os principais problemas encontrados no início da gestão, e quais os fatores positivos da Federação?
Mário Cardoso: O principal problema é o mesmo de sempre, falta de verbas. Como somos uma entidade sem fins econômicos não temos como conseguir dinheiro a não ser com a ajuda de patrocinadores, o que só vamos correr atrás em 2011. Agora o lado positivo é que a equipe que compõe a diretoria da federação é extraordinária! Eles têm compromisso com o xadrez escolar. O outro lado bom é que agora o estado do Pará pode contar uma Federação voltada para o Xadrez Pedagógico, o que não existia antes.


CX Marabá: Qual o apoio da CBX e do Governo do Estado do Pará para o desenvolvimento do xadrez estadual e se os apoios são satisfatórios ou o que está sendo feito para expandir o xadrez nas escolas paraenses?
Mário Cardoso: Nós somos filiados a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE), que é uma entidade em formação e estamos tentando crescer juntos. Sobre o Governo do Estado temos uma reunião marcada com o Professor Cristian da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) com o qual nós vamos tratar justamente deste apoio. Acredito que a reunião vai nos trazer bons frutos.


CX Marabá: Como o senhor vê a implantação do Xadrez nas Escolas do Pará, como ferramenta educacional? O que está faltando para o crescimento deste segmento?
Mário Cardoso: Eu vejo como uma grande vitória que nós estamos conseguindo a implantação do xadrez nas escolas do Pará. Sabemos que não é fácil se trabalhar com o xadrez em um estado como o nosso, por três motivos: primeiro porque os meios de transportes são muito difíceis; depois vem a falta de conhecimento sobre o xadrez escolar das pessoas que vão ser envolvidas;  e além disso a grande falha dentro do nosso projeto foi a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) não ter disponibilizado carga horária para os professores trabalharem com o xadrez escolar. Mesmo assim, acredito que o novo governo que acaba de assumir vai dar continuidade ao projeto e vamos tentar corrigir nossas falhas para podermos crescer juntos nessa modalidade que é indispensável para a educação de nossos jovens e adultos.





CX Marabá: Por que jogar xadrez?
Mário Cardoso: Acredito que o xadrez não pode ficar fora do desenho curricular de nenhuma escola. Tem duas coisas que eu coloco sempre que me fazem esta pergunta. A primeira diz respeito às pesquisas científicas que foram feitas sobre o xadrez escolar, na qual mostram o valor do xadrez como ferramenta pedagógica que desenvolve as habilidades cognitivas dos seus praticantes, como atenção, concentração, planejamento, autoestima e várias outras. A segunda, vem da minha experiência de trabalho com xadrez presencial. São situações difíceis de acreditar para quem não viu, como o caso de um aluno em uma escola na qual eu trabalhava, que de tão “travesso” ganhou o apelido de “Satanás”. Depois de dois anos fazendo parte da equipe de xadrez se transformou em “Anjo”. Só não saiu voando porque a sua asa ainda estava pequena e outras coisas mais... Teve também o caso de um senhor viciado em jogo de baralho que estava acabando com sua família. Depois que conheceu o xadrez largou todos os vícios e passou somente a jogar xadrez. Tem também o caso de crianças em que o xadrez está ajudando no tratamento de câncer. Acredito que passaria o dia todo falando sobre a importância do xadrez no processo educativo, infelizmente o tempo é curto.


CX Marabá: Quais os projetos da Federação Paraense de Xadrez Escolar para o ano de 2011 e 2012?
Mário Cardoso: Nós da Federação estamos trabalhando com “o pé no chão”. Não queremos prometer o que ainda não podemos realizar. Vamos nos manifestar somente depois de conversarmos com a SEEL e com a SEDUC com a qual estamos fazendo um convênio, para que possamos administrar todo o xadrez desenvolvido por essa Secretaria, incluindo os Jogos Estudantis Paraenses (JEPS).


CX Marabá: Fale um pouco de sua longa experiência com o xadrez escolar e faça suas considerações finais.
Mário Cardoso: Falar da minha experiência com o xadrez escolar seria um pouco longo, pelo fato de ter quase 30 anos de trabalho com ele. Porém, posso afirmar que sempre procurei trabalhar com muita dignidade e amor, me doando de corpo e alma, sempre visando o crescimento desse esporte-ciência que faz parte da minha vida. Me dedico tando ao xadrez que talvez não soubesse fazer outra coisa na vida a não ser trabalhar com ele. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer ao Sr. Francisco Arnilson Presidente do Clube de Xadrez de Marabá pela oportunidade de mais uma vez falar de xadrez escolar que é o que mais gosto fazer.


Valeu!!!


Mário de Nazaré Moreira Cardoso
Contatos: 8805-1022
E-mail: prof.mariocardoso@hotmail.com
É Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1980). Especialista em Aprendizagem Motora pela Universidade do Estado do Pará UEPA (1993) e Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro (2010). Atualmente coordena o Projeto Xadrez Escolar pela Secretaria de Estado de Educação do Pará. Seu principal foco de estudos é o Xadrez Pedagógico nas Escolas. É Presidente da Federação Paraense de Xadrez Escolar (FEPAXE) e Vice Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar Região Norte (CBXE).


O Clube de Xadrez Marabá aproveita a oportunidade para agradecer imensamente todo o apoio e pela atenção especial de vossa senhoria para este Clube do interior do Estado. Agradecer pela entrevista e pela doação de jogos de xadrez para o município de Marabá e Parauapebas. Desde já apoiaremos todas as iniciativas que visem a disseminação desta excelente ferramenta pedagógica em todos os segmentos da sociedade paraense. Obrigado Professor Mário Cardoso!

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