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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

246 - LULA: FALTA DE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO TRANSFORMOU JOVENS EM BANDIDOS

Camila Campanerut - Do UOL Notícias


Em Brasília


http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/29/lula-falta-de-investimento-em-educacao-transformou-jovens-em-bandidos.jhtm
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou nesta segunda-feira (29) os governos anteriores pela falta de investimento nas últimas duas décadas na área educacional que "transformou os jovens em bandidos".






“Ao não colocar dinheiro na educação, porque a gente criou durante 20 anos neste país? Um exército de jovens que não tiveram oportunidades. Muitos deles com 25 anos sendo presos hoje em qualquer lugar deste país porque nos anos 80 nos anos 90 não tiveram educação e não tiveram oportunidade de trabalhar. Essa é a verdade nua e crua”, avaliou o presidente em evento no Palácio do Planalto, em que foram entregues 30 escolas federais de educação profissional e 25 campi universitários.




Lula ironizou o fato dos outros governos destinarem menos recursos para a educação e que ainda tinham de cumprir com os compromissos de gastos com o FMI (Fundo Monetário Internacional).




“Eles não nasceram bandidos, eles foram transformados em bandidos por políticas equivocadas, por visões errôneas e nós estamos percebendo que é a motivação da juventude de hoje - não apenas as escolas técnicas e as universidades, mas em coisa como o Pró-jovem”, completou o presidente.




Lula disse ainda que irá no dia 15 de dezembro registrar em cartório todos os feitos do governo e irá distribuir o documento em sindicatos, universidades e na redações dos veículos de comunicação.




ENTREGA DE CAMPI


O presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram hoje 30 escolas federais de educação profissional – 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.




A iniciativa faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e representa o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).




As 30 escolas federais de educação profissional estão localizadas no Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, em Mato Grosso, no Pará, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia e em Santa Catarina.




Os 25 campi foram inaugurados no Amazonas, na Bahia, no Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

245 - Rio de Janeiro: Uma cidade reagindo tardiamente

Morros, Favelas, Drogas e a ausência do poder público, o resultado é a guerra na cidade maravilhosa. Podemos creditar a favelização, a ocupação dos morros e o comércio livre de drogas a falta de ação de muitos gestores públicos. A omissão e a falta de políticas públicas como saúde, segurança, educação, habitação, saneamento e no social, tudo isto fez surgir um território abandonado e assenhorado pelo crime organizado.

Mas, não podemos sair por aí culpando esse ou aquele político. Me lembro que no Governo de Leonel Brizola já havia uma situação insustentável de violência. Uma realidade que nunca foi enfrentada de frente. Quando digo de frente, é com a presença do governo, com ações que preencham as necessidades das comunidades.




O Rio de Janeiro é, hoje, o melhor exemplo do que acontece quando as autoridades não sabem o que fazer e deixam tudo para depois. Quando eles imaginam que é assim mesmo, que não há nada que possa ser feito. Mais algo de novo está sendo feito. As instalações das UPP´s - Unidades de Polícias Pacificadoras com a instalação de projetos sociais vem varrendo os traficantes de drogas.



A realidade é cruel. Intenso tiroteio na avenida Nossa Senhora da Penha, na favela Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro, provocou pânico entre moradores. No terceiro dia de ataques, a Polícia Militar do Estado realiza operações em 17 favelas da região metropolitana para conter a violência. Desde domingo, houve carros incendiados, metralhados e bases da polícia atacadas.


Mas, o que tem isso a ver com Marabá? Nada. Cada cidade com a sua realidade, com seus problemas. Aliás, a polícia tem feito muito. Sua atuação tem lotado o presídio e delegacias. Está faltando lugar para colocar tanta gente.


Acontecimentos recentes dão conta de que o alerta foi acionado. Desmantelamento de mais um Disque Drogas, Tentativa de fuga com explosão de bomba no Presídio e muita apreensão de drogas e etc. Nas praças e proximidades dos bancos muita gente em situação de exclusão social. Morando e dormindo em qualquer lugar, cheirando drogas e etc.



Quando você for a uma agência bancária dê uma olhada nas imediações e vejam o risco que você está correndo.


Nas praças públicas não vai ser difícil encontrar usuários de drogas. O município está crescendo, a violência também e muito precisa ser feito pelo social, pela educação, pelo esporte, saúde e etc. Que Deus nos ajude!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

244 - SERÁ QUE A PRESIDENTE DILMA JOGA XADREZ?

Reportagem da Rede Record de Televisão, matéria produzida em 23 de agosto apresenta a atual Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, com a face demonstrando um pouco de perplexidade e simpatia, segurando nas mãos duas peças de xadrez.


A Presidente Dilma Rousseff estava acompanhada de Paulo Skaf (ex-presidente da Fiesp) e José Eduardo Cardoso. Ela vem aprendendo rápido com seu padrinho político, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um exemplo aconteceu hoje de manhã, quando ela ganhou um tabuleiro de xadrez durante uma visita a uma escola profissionalizante de São Paulo.




Ao receber o presente, Dilma foi direto para as peças que representam o Rei e a Raínha. Depois de olhar um pouco, ela disse que rei e rainha estavam um pouco "fora de moda" antes de trocar os dois pelo Peão, a mais modesta das peças. Um bonito gesto que demonstra humildade e respeito ao povo brasileiro.


Agora, será que a presidente Dilma Rousseff joga xadrez? Eu não sei dizer, se sim ou se não. Pelo menos a foto já nos agrada pela maneira alegre em que segura uma peça de xadrez. Tomara que a Dilma seja uma incentivadora, temos muitos políticos que jamais viram ou sabem para que serve o jogo de Xadrez e tal desconhecimento serve para ignorar a importância deste esporte para as pessoas e para o Brasil, uma pena.


O gesto de Dilma nos fez lembrar do saudoso Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, ex-prefeito de Marabá e importante incentivador do enxadrismo marabaense. O grande Prefeito, lembro muito bem, tenho as fotos, compareceu a cerimônia de entrega de premiação no auditório da Universidade Federal do Pará. Estiveram acompanhando o excelente prefeito os secretários municipais Wilson Teixeira e Albertina Moreira dos Reis (in-memória) respectivamente Sedect e Semed. Naquele tempo os secretários eram vistos nas ruas. O Clube de Xadrez Marabá em agradecimento pelos esforços do gestor municipal o agraciou com certificado de reconhecimento por relevantes serviços prestados ao Clube de Xadrez. Aliás, o certificado está exposto na Biblioteca do Colégio Estadual Geraldo Veloso, juntamente com outras honrarias.


Foto de Dilma Rousseff por Julia Chequer/R7
Texto do artigo original: Wanderley Preite Sobrinho e Julia Chequer, do R7

243 - BLOG DO CXMARABÁ ESTÁ "BOMBANDO”

Pouco mais de 04 meses e cresce o interesse dos internautas por notícias sobre o Xadrez e, em especial, do Clube de Marabá. O contador registra 5.200 acessos. Esta é a marca de acessos aos assuntos do Clube de Xadrez Marabá, contabilizados desde o mês de junho de 2010. O número é fantástico, demonstra a importância e o peso do Clube para a cidade, praticantes e simpatizantes do Xadrez. Ainda não findou novembro e a impressionante marca chega a 1.626 visitas neste mês, podendo alcançar a 2.000 visitas, será?


Temos uma média, hoje, bem elevada de visitas diariamente. Os números oscilam de 80 (ocorridos neste 22/11) a 150 (registrados no dia 15/11) acessos. É maravilhoso. O número vem numa crescente, mês a mês, vejam no quadro abaixo:


Algumas postagens receberam grande número de visitantes e ainda continuam sendo pesquisados. Destaques paras o artigos mais visitados, veja abaixo:
Ao todo o blog registra 5.235 internautas que visitaram e o número ainda vai crescer. Até o final do mês esperamos ver este número muito ampliado. Vejam agora a relação dos países que mais visitaram o Blog:
 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

242 - ISRAELENSE BATE RECORDE MUNDIAL DE SIMULTÂNEAS

O israelense Alik Gershon, Mestre Internacional de Xadrez entrou para o Guiness Book ao disputar 523 partidas simultâneas de xadrez, isto é, ao mesmo tempo. Essa façanha foi realizada no dia 22 de outubro. Foi o maior número de partidas simultâneas, superando a marca anterior de 500 partidas.


Alik Gershon de 30 anos de idade venceu 86% das 523 partidas contra jogadores amadores. O grande evento foi realizado na Praça Yithzak Rabin em Tel Aviv. Para estabelecer o recorde mundial ele precisava vencer pelo menos 80% das disputas. A marca anterior foi estabelecida com o número de 500 partidas simultâneas e pertencia ao iraniano Morteza Mahjoob em agosto de 2009, com o tempo de 18 horas de duração e com menos de 5 segundos para cada movimento no tabuleiro.




Gershon teve um desempenho acima do esperado, venceu 454 partidas, perdeu 11 e empatou 58, proeza realizada após 19 horas de jogos simultâneos.


Não bastasse apenas jogar, ele ainda conseguiu ganhar a grande maioria dos confrontos. Foram exatamente 454 vitórias. Com o título, ele entrou para o Guinness, o Livro dos recordes com o maior números de partidas simultâneas.


Mais informações:
http://esportes.r7.com/mais-esportes/noticias/mestre-de-xadrez-israelense-disputa-523-partidas-simultaneas-e-entra-para-o-livro-dos-recordes-20101022.html

sábado, 20 de novembro de 2010

241 - Clube contribui com Sesi e Rede Globo no ESPORTE CIDADANIA 2010


























Mais uma versão do ESPORTE CIDADANIA realização do Sesi e Rede Globo com apoio de empresas locais e uma grande quantidade de voluntários. O Clube de Xadrez também contribuiu com a organização, fazendo cerca de 200 atendimentos, oferecendo esclarecimentos, orientação e incentivando a prática do esporte com a realização de diversas partidas entre os presentes.


O Clube recebeu excelente estrutura de trabalho, foram 04 barracas, 8 mesas e 16 cadeiras. constantemente tínhamos visitantes. Nossos trabalhos tiveram início a partir das 8 horas da manhã. Estiveram compondo a equipe de trabalho do Clube os voluntários John Kennedy e Jorge Felipe.


Tivemos uma novidade que chamou muito a atenção dos visitantes, foi a apresentação do JOGO DE XADREZ DO HARRY POTTER, belíssimo conjunto de peças estilizadas com efeitos luminosos e sonoros. A todo instante chegava pessoas para apertar, apalpar e solicitá-las para jogar.


A grande quantidade de pais, alunos e professores também tiveram acesso a um acervo bibliográfico importante. Poderam conhecer alguns importantes livros: Aprenda Xadrez com Garry Kasparov, Treinamento Completo, Xadrez Pré Escolar, Xadrez na Escola: Uma abordagem didática para principiantes e O que é Xadrez.


O xadrez conseguiu atrair um grande número de pessoas. Entretanto, a natação foi a prática esportiva mais procurada, embora, seja também, a que maior preocupação dos organizadores quanto ao risco de acidentes, redobrando o trabalho dos voluntários, salva-vidas e, de vez em quando, dando uma pausa para amenizar a ânsia de banhar na piscina.


Ainda no xadrez, tivemos excelentes fotografias que seguem postadas. Registramos os diversos pedidos dos professores e pais de alunos para que o Clube organize mais competições e incentive o xadrez nas escolas de Marabá.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

240 - Esporte Cidadania será neste sábado (20/11/2010)

O próximo 20/11 (sábado) será de muita alegria para crianças e adolescentes. O SESI Marabá estará promovendo mais uma versão do Projeto Esporte Cidadania das 9 às 17 horas, evento realizado em todo o país em parceria com a Rede Globo, servindo como ferramenta de difusão do esporte, inclusão social e ao estímulo de práticas desportivas.


O evento tem na organização a Senhora Soraia R. B. Remor – Gerente do SESI Marabá e vai oferecer um conjunto de serviços gratuitos a comunidade. No Esporte Cidadania ocorrida no ano de 2009 foram 10.920 atendimentos para cerca de 3.600 crianças e adolescentes dependentes de trabalhadores e comunidade em geral.



O SESI Marabá listou uma lista grandiosa de atividades que poderão ser oferecidas a comunidade. As atividades esportivas incluem: o Xadrez, Futebol, Vôlei, Natação, Tênis de Mesa e Esportes Radicais. Também estará acontecendo atividades culturais, de lazer, educação e saúde.


O Clube de Xadrez Marabá foi parceiro do SESI no Esporte Cidadania de 2009 com cerca de 180 atendimentos. Nas barracas do Clube foram colocadas 08 mesas e 16 cadeiras. Os visitantes podiam assim jogar e até aprender os movimentos das peças.

O SESI Marabá está localizado na Avenida Tocantins, Quadra Especial s/nº - Novo Horizonte

Tel. (94) 3324-2102

239 - CX Marabá no blog do Parsifal

Com alegria registramos a inserção do link do CX Marabá no blog do Parsifal. O Clube de Xadrez Marabá já conta com o incentivo e divulgação de eventos esportivos, também, nos seguintes endereços: http://www.cavaleirosdadama.org.br/; http://www.dxpebas.blogspot.com/; http://www.quaradouro.blogspot.com/; http://www.xadrezdonorte.org.br/.

Com estes apoios estamos chegando mais longe na divulgação de nossos trabalhos. Isto é muito bom, nosso blog, humildemente conquistou desde o mês de junho cerca de 4.500 acessos. Por isso, somos muito gratos a todos que nos apóiam e acreditam em nosso trabalho.

Aliás, a título de curiosidade: o Clube de Xadrez foi fundado pelos abnegados Rubens Carlos Kossatz e Antonio Carlos Silva Almeida, primeiros presidente e vice-presidente respectivamente e, deram um nome ao Clube de Xadrez MARABÁ.

Enfim, agradecemos mui honradamente ao apoio do Parsifal e que este possa contribuir com o esporte Xadrez nas cidades paraenses.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

238 - Congresso Nacional discute mais de 250 projetos de novas disciplinas no currículo escolar

Edição do dia 15/11/2010 - 20h58 - Atualizado em 15/11/2010 20h58
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/congresso-nacional-discute-mais-de-250-projetos-de-novas-disciplinas-no-curriculo-escolar.html

Entre as novas disciplinas obrigatórias, estão: xadrez, educação no trânsito, males da dependência química, gravidez na adolescência, educação financeira e direito do consumidor.

Estão em discussão no Congresso mais de 250 projetos para mudar o currículo escolar brasileiro. Veja na reportagem de Lília Teles.
 
Um grupo de adolescentes escolheu estudar esperanto, uma das matérias eletivas oferecidas pela escola. E os alunos sabem que fazem parte de uma minoria: “Normalmente, a gente só fala em sala”, conta um dos alunos.

Mas se depender do Congresso Nacional, não só o esperanto, mas outras 250 novas disciplinas vão se tornar obrigatórias no currículo escolar. Um levantamento feito nos projetos de lei relacionados à educação revelou muitas propostas curiosas.

Deputados e senadores querem que sejam obrigatórios: xadrez; educação no trânsito; males da dependência química; gravidez na adolescência; educação financeira; direito do consumidor; a volta de educação moral e cívica, matéria que era obrigatória durante os anos da ditadura; e cultura cigana.

Os alunos que já têm doze matérias obrigatórias no currículo acham que os novos temas poderiam ser tratados dentro de disciplinas que já existem: “A gente tem que levar em consideração o tempo que a gente tem. Não cabe 256 novas disciplinas no nosso currículo”, diz um aluno.

“O conhecimento na vida é um conhecimento entrelaçado. De fato, dificilmente, a escola consegue fazer esse entrelaçamento do conhecimento. É isso que é necessário”,explica a professora Teresa Tedesco.

O professor Sérgio Haddad, coordenador da organização não governamental que fez o levantamento, diz que a criação dessas novas disciplinas desvia o que deveria ser o verdadeiro foco do Congresso Nacional: estabelecer e fiscalizar metas para o Plano Nacional de Diretrizes Básicas da Educação.

“Estabelecer os Planos Nacionais de Educação significa uma responsabilidade a cada dez anos e, portanto, ao longo de cada novo plano: acompanhar, ver se as metas estão sendo atingidas, cobrar para que isso possa se realizar de maneira suficiente”, explica.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

237 - NOVO PRAZO PARA O EDITAL DO BASA

Em postagem anterior publiquei minha lamentação com o encerramento do prazo para apresentar projetos, do Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia, pela falta de divulgação, conhecimento público de todos, cujo prazo havia sido encerrado no dia 13 de novembro de 2010, sem tempo hábil para a elaboração de um projeto, por ser árduo trabalho e meio complicado. Também, tentar atender as exigências do Edital.


Fiquei desesperado, desiludido. Dei a questão como encerrada e me conformei. Mas, a publicação no poster suscitou a curiosidade de muitos e dentre eles, do amigo e intelectual Carlos Alessander, da Associação Cultural e Esportiva Cavaleiros da Dama, de Canaã dos Carajás e veio novo alento. O nosso irmão de Xadrez enviou e-mail neste 14 de novembro informando que o prazo havia sido estendido até o dia 29 de novembro.

236 - FINALMENTE O XADREZ DA SEMANA DA CASTANHA

Após sucessivos adiamentos, finalmente foram realizados neste domingo (14/11) os jogos de Xadrez dentro dos XXVII Jogos Estudantis da Castanha, evento da Prefeitura Municipal de Marabá sob a direção da Secretaria Municipal de Educação e organização do Departamento de Educação Física, evento promovido na Escola Estadual Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na Av. 2000 s/nº no bairro Belo Horizonte.


As disputas tiveram início às 9h30 com a realização do Congresso Técnico com a explicação de algumas regras de jogo e a presença de cerca de 25 alunos de 05 escolas da rede pública e 04 da rede privada.


A competição que deveria ocorrer as 8h00 teve início as 9h30min, ou seja, com 1h30min de atraso, sem a apresentação do Regulamento Geral, prejudicando quem estava participando pela primeira vez. No regulamento deveriam constar: o sistema de disputa; ritmo de jogo; sistema de desempate; comitê de apelação e etc. Mesmo assim, a Profª Laura Araújo teve habilidade para finalizar o certame em bons termos técnicos. O que havia de informação aos participantes era simplesmente o Cronograma da competição que não informava o endereço da escola.


As inscrições gratuitas foram realizadas no local dos jogos, e não havia uma relação prévia dos pré-inscritos para contribuir na organização da competição. Outra coisa que chamou a atenção foi a falta de comprovação de identificação dos participantes, inclusive da faixa etária. Mas, não faltou reclamações quanto ao local dos jogos, muito distante e afastado do centro da cidade e pouco servido de transporte coletivo. Um atleta que chegou as 8h00 teve que pegar um ônibus e descer na Praça São Francisco, pegar um moto e chegar na Escola, uma verdadeira maratona. O garoto disse que só sabia o nome da escola e não tinha o endereço, não foi divulgado para eles. Aqueles que vieram de ônibus chegaram atrasados e deram sorte com o atraso do início das competições.


Por ser um evento oficial da Prefeitura Municipal e sob a organização da Secretaria Municipal de Educação ficou faltando a presença do poder público, não havia um representante da Semed no local dos jogos em apoio a organização. A secretaria também não enviou a premiação dos atletas. Mesmo os vencedores foram saindo do salão de jogos cabisbaixos sem as suas medalhas. A professora Laura informou que a premiação será entregue nas escolas dos atletas vencedores, sem informar quando. Tudo isto causou frustração e desmotivação aos atletas, professores e pais de alunos que prestigiaram o campeonato. Os Jogos da Castanha ocorre todos os anos e fica difícil compreender a razão de não se ter uma premiação. Mesmo o atraso de quase dois meses para se ter as disputas de xadrez já seria suficiente para providenciar as medalhas de premiação.


A competição poderia ter um maior número de escolas participantes. Várias delas ficaram de fora, desistiram. Fato compreensível por conta de vários adiamentos e da falta de divulgação. O espaço da Biblioteca Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso por ser um espaço reduzido não comportaria mais do que 30 atletas.


Na foto ao lado o atleta Lucas Borges da Escola Arte e Manhas, o Campeão no Masculino Sub-14.


A atleta Geovana da Escola Gente Importante foi a Campeã no Feminino Sub-12
















O Clube de Xadrez Marabá esteve presente acompanhando os jogos e colaborou com a organização com a doação das fotografias dos jogos, tudo isto para que o evento não ficasse sem o registro fotográfico e possa servir de memória dos XXVII Jogos da Castanha.


Apenas algumas escolas tomaram parte nos jogos de xadrez: José Mendonça Virgolino, Acy Barros, Anísio Teixeira, São Francisco, Gaspar Viana, Gente Importante, Arte e Manhas, Disneylândia e Monte Castelo. Bom, deixando os problemas de lado a competição apresentou os seguintes resultados:



Mesmo obtendo o resultado da competição de um professor de Educação Física e não da organização, foi necessário tirar uma fotografia do resultado final sendo possível a divulgação dos vencedores. O Clube de Xadrez Marabá, por falta de identificação dos alunos pede desculpas por não conseguir relacionar as fotos com os nomes dos atletas pois, os participantes também não tinham identificação. Mais um problema que seria solucionado se houvesse maior profissionalismo da Secretaria.


Como se trata de um evento tradicional os XXVII Jogos Estudantis da Castanha, por envolver a participação de diversas escolas, a organização cometeu um outro vacilo, deixou de lado o uso dos uniformes, fato que identificaria a origem dos participantes e simboliza a representatividade estudantil. Os participantes pouco sabiam quem eram os seus adversários e muito menos o nome das escolas por estes representadas. Tudo isto é importante para uma competição de nível, pois o xadrez é um mecanismo de integração, desenvolvimento intelectual e formador de amizades e que deve ser incentivado nas Escolas, como já ocorre em outras cidades brasileiras. Vai ser difícil dizer um aluno dizer assim, por exemplo: "Eu joguei contra o Juliano da Escola Acy Barros, o cara é bom, já foi campeão duas vezes e eu ganhei dele". Os jogos foram encerrados com a divulgação dos resultados. Mas, os estudantes não puderam levar o símbolo de sua conquista no peito, chegar em casa e dizer: "Olhem a Medalha que eu ganhei, eu fui Campeão(ã) de Xadrez nos Jogos Estudantis da Semana da Castanha".



O Clube de Xadrez Marabá lamenta pelo ocorrido e pede desculpas em nome do Esporte Xadrez, pelos transtornos de uma organização ausente, que simplesmente realizou e não se preocupou com a qualidade dos eventos.

sábado, 13 de novembro de 2010

235 - FRUSTRAÇÃO COM O EDITAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

O companheiro Raimundo Alves da Costa Neto, direto de Belém, fez a comunicação sobre a abertura do Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia. De imediato o interesse e, depois, a frustração. O tempo foi muito exíguo para a elaboração do Projeto, nos moldes pretendidos pela instituição bancária. Tudo porque o Edital ficou praticamente não teve nenhuma divulgação na mídia. Não houve interesse em dar publicidade e beneficiar diversos projetos que poderiam amenizar a triste realidade gerada pela falta de projetos. Mas, faltou atitude, transparência, pois, o prazo para inscrição de projetos terminou neste 12 de novembro, pois, a inscrição teria que ser remetida via Correios e este, como se sabe, não funciona aos sábados (no dia 13/11).



AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FRUSTRANTE EDITAL DE PATROCÍNIO:

1. EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E EVENTO
Orçamento Disponível – R$-1.500.000,00
Projetos de no máximo até R$-25.000,00

Especificamente no segmento de EVENTO, serão contemplados apenas projetos que incentivem o desenvolvimento do agronegócio regional, gestão e inovação tecnológica, consolidação de arranjos produtivos locais, incentivo ao turismo, indústria e a micro e pequenas empresas.


2. CULTURAL
Orçamento Disponível – R$-2.000.000,00
Rouanet: Projetos de no máximo R$-100.000,00
Cultural: Projetos de no máximo R$-15.000,00 para livros e revistas técnicas
Projetos de no máximo R$-25.000,00 para CD
Projetos de no máximo R$-35.000,00 para DVD
Projetos de no máximo R$-25.000,00 para shows e concertos.

Serão atendidos neste segmento projetos incentivados e não incentivados por Lei. Os projetos incentivados passíveis de patrocínio pelo Banco da Amazônia por lei são os que possuem aprovação pela Lei Rouanet, no âmbito Federal e por Lei Municipal que tenha incentivos para dedução de ISS, nos municípios que o Banco atua.

a) Música – Projetos que contemplem a produção musical solo ou coletiva, de músicos, compositores ou intérpretes, que destaquem preferencialmente a cultura da Amazônia, considerando as especialidades de cada Estado da Região; formação de grupos musicais (bandas, corais e orquestras), realização de espetáculos; realização de festivais, mostras, seminários direcionados a categorias de públicos infantil, adulto, da terceira idade, ou pessoas com deficiência, possibilitando o acesso ao consumo da música, ou que estimulem a formação e o desenvolvimento profissional de músicos (compositores e intérpretes). Serão priorizados projetos com temáticas da cultura dos estados da Amazônia Legal que não têm encontrado espaço de inserção nas diversas formas de distribuição e comercialização.

b) Literatura – Projetos que contemplem ações de incentivo à leitura e formação de novos leitores, produção literária individual ou coletiva de autores valorizando a cultura Amazônia, dirigida ao público adulto e/ou infantil, compreendendo a edição de livros, revistas técnicas, história em quadrinhos; realização de bienais, mostras, seminários, concursos literários direcionados a categorias de públicos infantil, adulto, da terceira idade, ou pessoas com deficiência, que possibilitem o acesso ao consumo da literatura, ou estimulem a formação e o desenvolvimento profissional de escritores e leitores. Serão priorizados projetos com temáticas da cultura dos estados da Amazônia Legal que não têm encontrado espaço de inserção nas diversas formas de distribuição e comercialização.

c) Artes Cênicas – Produção das artes cênicas solo ou coletiva, valorizando a cultura amazônica, dirigidos ao público adulto, infantil, terceira idade ou pessoas com deficiência; realização de festivais, mostras, seminários, direcionados a categorias de públicos infantil, adulto, da terceira idade, ou pessoas com deficiência, que possibilitem o acesso ao consumo das artes cênicas ou estimulem a formação e o desenvolvimento de profissionais das artes cênicas (diretores, atores, produtores, dançarinos, cenógrafos, etc.). Serão priorizados projetos com temáticas da cultura dos estados da Amazônia Legal que não têm encontrado espaço de inserção nas diversas formas de distribuição e comercialização.

d) Artes Integradas ou não Específicas – Projetos voltados aos saberes populares, identificadas com os chamados mestres dos saberes ou tesouros humanos, que realizem oficinas-escolas para a manutenção, dinamização e circulação dos seus saberes no contexto onde atuam; difusão de acervos culturais, que sejam de interesse público; resgatar as brincadeiras e brinquedos populares, cantiga de roda, contações de histórias e adivinhações; apoiar artista local em eventos de caráter público que valorize as manifestações culturais regionais; capacitar indígenas, comunidades quilombolas, ciganos, comunidades com baixo IDH*; programas de valorização das línguas indígenas.


3. ESPORTIVO
Orçamento Disponível – R$-300.000,00
Projetos de no máximo R$-15.000,00 para esporte individual
Projetos de no máximo R$-50.000,00 para esporte coletivo ou eventos esportivos

Projetos que apóiem o esporte amador nas comunidades e/ou bairros carentes. As premissas que deverão estar contidas no plano de atividades do projeto são: a elevação da auto-estima, inclusão social e melhoria da qualidade de comunidades e/ou bairros carentes.


4. SOCIAL
Orçamento Disponível – R$-700.000,00
Projetos de no máximo até R$-35.000,00

Projetos com temáticas voltadas ao desenvolvimento infanto-juvenil, ações na área de prevenção da violência infantil e no combate às drogas; prevenção à violência contra a mulher, capacitação de cadeias produtivas que favoreçam o desenvolvimento regional sustentável, cursos profissionalizantes de jovens e adultos com inclusão no mercado de trabalho; alfabetização de adultos; prevenção da AIDS; terceira idade.


5. AMBIENTAL
Orçamento Disponível – R$-500.000,00
Projetos de no máximo até R$-35.000,00

Projetos educativos de conscientização ambiental e ecológicos, prêmios de empreendedorismos como alternativa de desenvolvimento regional, reciclagem, preservação de rios, otimização de recursos naturais não renováveis, preservação florestal, coleta seletiva de lixo, redução do consumo de água e energia, consolidação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).



INSCRIÇÃO


As inscrições dar-se-ão pela apresentação do projeto na Secretaria da Gerência de Imagem e Comunicação do Banco da Amazônia, localizada na Av. Presidente Vargas nº. 800, 10º andar, bloco B, Campinas, CEP 66.017-000, Belém/PA. No período de 13.10.2010 a 13.11.2010. O horário de recebimento dos projetos será de 9h às 16h (horário de Belém). As inscrições poderão ainda ser realizadas, via postagem de Correio, para o endereço citado neste parágrafo, mediante postagem com A.R (aviso de recebimento).

Enfim, por desinformação do segmento esportivo. Por falhas do próprio Banco da Amazônia que não fez a devida divulgação do Edital ficamos aqui lamentando mais uma oportunidade que perdemos. Esperamos que haja maior empenho no próximo Edital, pelo bem do Esporte e das políticas públicas que tanto precisamos.

234 - ALERTA: Cresce a violência nas Escolas Brasileiras

EM PORTO ALEGRE (RS)
PROFESSORA É ESPANCADA EM SALA DE AULA
http://noticias.uol.com.br/album/101106semana_album.jhtm?abrefoto=28


A imprensa nacional noticiou neste dia 11 de novembro um fato estarrecedor para quem trabalha com educação, a violência. As imagens mostraram a professora Jane Antunes, de 57 anos, da Escola Técnica Factum, situada no Centro de Porto Alegre, com os dois braços engessados e seis dentes quebrados. A agressão foi realizada por um aluno do Curso de Enfermagem, que também é Professor de Lutas Marciais, de 25 anos. A professora foi atacada covardemente pelo aluno com uma cadeira de ferro, socos e pontapés. O elemento conseguiu se evadir do local e até o momento ainda não foi preso pela polícia.

A violência é um problema social que está presente nas escolas. Ela revela que há uma crise na relação aluno e escola. A violência é manifestada de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.


Os conflitos envolvem educadores e alunos. Mas, o que parece é que a violência só ocorre nas ruas das cidades – a violência urbana, a violência doméstica, os latrocínios, formação do crime organizado, quadrilhas e etc, deixando de lado a violência intramuros, nas Escolas.

Nas escolas, as relações do dia-a-dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.

Quando se pensa em escola, pensa-se em conteúdos. A Escola precisa promover valores e sem ações de prevenção as instituições estão recebendo os efeitos desta violência. A solução vem com ações em múltiplas instâncias, se por um lado vamos vigiar, também vamos trabalhar na formação, diz a educadora Silvia Colelo da Universidade de São Paulo (USP). Veja reportagem no site:



EM BELÉM
A POLÍCIA DIZ QUE NESTE ANO FORAM 143 OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA EM ESCOLAS

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL870604-5598,00.html



A rivalidade entre alunos de escolas públicas de Belém virou caso de polícia. O problema ficou tão grave que muitos estudantes têm medo de andar na rua com o uniforme do colégio. As brigas têm dia e hora marcados. Tudo acontece na saída da escola e os alunos estudantes acompanham as brigas.

Os alunos contam que brigas na rua viraram rotina. Uma menina diz que os estudantes usam pedras, rojões e dão socos nos rivais.

De acordo com a Polícia Militar, 143 ocorrências foram registradas em escolas da capital do Pará Belém só este ano. Várias armas foram apreendidas com estudantes. Para tentar reverter a situação, a polícia quer ampliar o patrulhamento e as operações nos colégios.

Neste ano, uma adolescente foi morta a facadas dentro da sala de aula por outra estudante. Soraia Barbosa Marinho tinha 15 anos. Segundo o pai, ela foi assassinada depois de discutir com a outra aluna durante o intervalo.


“Eu não me conformo, não aceito que qualquer aluno venha morrer dentro de uma sala de aula. Não tem lógica, isso não tem cabimento”, diz o pai da vítima, o técnico em eletrônica Josias da Silva Marinho.

Em uma escola, as crianças e jovens usam mensagens de paz no uniforme. E a diretora faz um apelo para que os pais conversem com os filhos. “Dentro da escola, somos responsáveis, mas lá fora a família é responsável por esses jovens”, diz Evangelina Sampaio Benassuly.






EM SÃO PAULO
OS CASOS MAIS RECENTES DE VIOLÊNCIA


http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1740995-EI306,00.html
Os meses de junho e julho foram marcados por atos violentos contra professores e funcionários de escolas públicas paulistas. Alunos são suspeitos de incendiar o carro de uma diretora, funcionária foi pisoteada por alunos, outra teve o cabelo queimado com um isqueiro e em São Bernardo do Campo, em uma escola municipal, uma professora perdeu parte do dedo indicador quando tentava trazer de volta para a sala de aula um aluno que se escondeu no banheiro. No Estado foram registrados neste ano mais de 217 casos de agressão. Veja a cronologia dos casos mais recentes.


Data: 18 de junho
Cidade: SUZANO
Ocorrência: uma professora foi agredida por um aluno depois de ter colocado o mesmo para fora da sala. Houve discussão e ela ficou com um grande hematoma no olho esquerdo.




Data: 19 de junho
Cidade: VOTORANTIM
Ocorrência: uma professora da 8ª série de uma escola estadual de Votorantim teve os dentes quebrados depois de uma discussão em sala de aula com alunos.


Data: 20 de junho
Cidade: SAO JOSÉ DO RIO PRETO
Ocorrência: um aluno de 14 anos queimou o cabelo de uma professora com um isqueiro.


Data: 27 de junho
Cidade: SÃO BERNADO DO CAMPO
Ocorrência: professora da rede municipal de ensino teve parte do dedo decepado depois de tentar trazer de volta para a sala um aluno que havia se escondido no banheiro. O acidente aconteceu quando o aluno bateu a porta com força, acertando o dedo da educadora.


Data: 29 de junho
Cidade: MACATUBA
Ocorrência: alunos do terceiro ano do ensino médio espalharam cola de secagem rápida na cadeira de uma professora. Ela teve a calça rasgada e pequenas queimaduras nas pernas.


Data: 3 de julho
Cidade: DRACENA
Ocorrência: a servente Nair Silva Alves, 67 anos, foi pisoteada por alunos do ensino fundamental logo depois que abriu o portão para o acesso dos alunos à sala de aula. "Não me lembro de nada, nem consigo identificar quem foi."


Data: 3 de julho
Cidade: PIRAJU
Ocorrência: diretora de colégio tem carro incendiado na garagem de casa. Dias antes ela registrou boletim de ocorrência contra um dos supostos envolvidos no incêndio, aluno de sua escola."
 
 
PROFESSORA É SUSPEITA DE AGREDIR ALUNOS EM ESCOLA


Agência Estado
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/10/professora-e-suspeita-de-agredir-alunos-em-escola-de-sp.jhtm
Uma professora de 62 anos é suspeita de agredir três alunos de 8 anos, ontem, em uma escola estadual em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. As crianças devem passar por exames de corpo e delito para comprovar, ou não, as agressões. Conforme a Secretaria de Estado da Educação, a professora foi afastada de suas funções por meio da Diretoria de Ensino do município.




NO RIO DE JANEIRO
MÃE DE ALUNO AJUDA FILHO A BATER EM PROFESSORA


Cristiane Ribeiro
Da Agência Brasil
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/03/mae-de-aluno-ajuda-filho-a-bater-na-professora-leia-relatos-sobre-violencia-escolar.jhtm

Depois de uma briga no pátio da escola, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, a diretora chama as mães dos alunos envolvidos para conversar e um deles parte para cima dela com socos. Quebra as janelas da escola e a mãe ajuda, gritando palavrões e depois arrancando a fiação do telefone da secretaria da escola para impedir que a polícia fosse chamada. Na delegacia, a diretora contou apenas que foi xingada.

Outra escola, no bairro do Rocha, também na zona norte, foi apedrejada por alunos insatisfeitos com as normas disciplinares e estudantes ficaram sem aulas por alguns dias em um protesto dos professores contra a falta de segurança para trabalhar.

Esses dois casos tornaram-se públicos há pouco mais de um mês, mas somam-se a outros que não são divulgados na imprensa ou que ficam apenas nos registros das escolas diante das ameaças feitas pelos estudantes protagonistas da violência.


RELATOS SOBRE CASOS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR

“Fui firme numa atitude disciplinadora, contrariando os atos de um aluno e, após o término das aulas, encontrei meu carro pichado, com inscrições que faziam alusão a uma facção criminosa e com a frase “vai morrer”, além de palavras obscenas. O caso foi discutido com a direção da escola que tomou as providências internas junto com a Guarda Municipal”, relatou o professor de uma escola em Campo Grande, na zona oeste, membro do Conselho Escola Comunidade. Ele disse que mesmo assim está inseguro para trabalhar, pois o aluno continua frequentando as aulas. O conselho ajuda a direção da escola a tomar decisões.

Também em Campo Grande, uma diretora foi mais longe. Chamou os pais do aluno rebelde, de 18 anos, e o encaminhou à delegacia do bairro para registrar a ocorrência de desacato. Para não ser transferido da escola, o aluno teve que se retratar com os colegas, o professor e a própria diretora.

Em Ramos, na zona norte, a professora de um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) acabou pedindo transferência para outra unidade depois de ouvir palavrões de um aluno que ela colocou para fora de sala por indisciplina. “Antes da transferência passei muito mal, com crises nervosas. Fiquei tão descontrolada que brigava com meus filhos e com meu marido por nada. A direção da escola disse que encaminhou o caso para a Coordenadoria Regional de Educação [CRE], mas nunca fui chamada para prestar esclarecimentos e o aluno continua na escola, como se nada tivesse acontecido.”

O estudante Willian de Andrade, de 18 anos, ex-aluno da rede, contou ter presenciado vários casos em que seus colegas desacatavam professores e até chamavam para brigar fora da escola. Segundo ele, em nenhum desses casos seus colegas tinham envolvimento com o tráfico de drogas. “Vi muita coisa, mas sempre fiquei calado, com medo de apanhar dos colegas. Já os professores os encaminhavam para a secretaria, mas depois eles voltavam a agir da mesma forma.”

Para a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), Edna Félix, esses relatos comprovam a veracidade de um dossiê feito pela entidade em 2007 e que vem sendo atualizado a cada ano. O documento, segundo ela, já foi encaminhado ao Ministério Público pedindo providências.

“Os casos divulgados na mídia são novos, mas outros tantos não vieram a público. Já procuramos o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] para tentar ajuda na cobrança do governo quanto às medidas que garantam a segurança das pessoas”, disse a professora, destacando que essas entidades responderam às solicitações e informaram que estão estudando formas de interpelar a Secretaria Municipal de Educação.

Os pais dos alunos participaram de uma reunião na diretoria da escola para esclarecer os fatos. Em nota, a secretaria afirmou que as crianças recebem acompanhamento especial de professores coordenadores da unidade escolar e da diretoria de ensino regional.



NO BRASIL
VIOLÊNCIA ESCOLAR PODE CUSTAR US$ 943 MILHÕES AO ANO

BBC Brasil
http://educacao.uol.com.br/ultnot/bbc/2010/10/26/violencia-na-escola-pode-custar-us-943-milhoes-ao-ano-no-brasil-diz-relatorio.jhtm


A pesquisa foi feita pela organização britânica de defesa das crianças Plan International e o Instituto Overseas Development (ODI, na sigla em inglês). Segundo o relatório publicado, o custo da violência nas escolas, apenas levando em conta os benefícios sociais aplicados anteriormente, pode chegar a US$ 60 bilhões se computados todos os 13 países pesquisados.

No cálculo foi considerada a perda de ganhos de uma pessoa que deixa de comparecer à aula ou desiste da escola por causa da violência e mediu também as perdas do investimento público em educação devido às faltas dos alunos nas escolas.

De acordo com o relatório, os Estados Unidos, por exemplo, pagam um alto preço pela violência entre jovens, dentro e fora da escola. A Plan International estima que o custo total de todas as formas de violência juvenil entre os americanos chega a US$ 158 bilhões.

E para o Brasil, o caso não parece ser diferente, segundo o levantamento.
"Muitas escolas no Brasil se transformaram em lugares perigosos para crianças, com violência brutal e até homicídio, além de abuso sexual, roubos e danos à propriedade", alerta o documento.

"84% dos estudantes que participaram da pesquisa feita em seis capitais brasileiras acharam suas escolas violentas e 70% disseram que foram vítimas de abusos."

"Isto reflete os altos níveis de violência na sociedade brasileira. A estimativa é de que a violência entre jovens tenha um custo de US$ 19 bilhões por ano, sendo que destes US$ 943 milhões podem ser ligados a violência na escola", informou o relatório.


POUCOS DADOS

Segundo o documento da Plan International, a violência nas escolas é um problema que afeta igualmente países desenvolvidos e em desenvolvimento. No entanto, a organização reconhece que é "impossível calcular a verdadeira extensão (do problema), pois as crianças geralmente têm muita vergonha ou muito medo de falar a qualquer um sobre isso".

O relatório descreve uma "relação próxima" entre o bullying nas escolas e a violência entre jovens.

De acordo com o estudo, entre 20% e 65% das crianças no mundo todo afirmam que sofreram bullying, mas esta proporção pode ser maior, pois a organização afirma que a violência na escola é pouco denunciada.

Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de um quinto dos estudantes do equivalente ao ensino médio afirmaram que foram vítimas de abuso várias vezes, de acordo com dados coletados pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

A prevalência do bullying nas escolas americanas é tão alta que o CDC trata o problema como uma questão de saúde pública.

"Como resultado, você não vai à escola, você está perdendo a oportunidade de aprender", afirma Julie Hertzog, diretora do Centro Nacional Americano para Prevenção do Bullying, dirigido pela organização de defesa das crianças Pacer.

Para o diretor-executivo do grupo de defesa americano CeaseFire, Gary Slutkin, o bullying não está diretamente ligado à violência entre jovens.

"Bullying não é a mesma coisa que violência letal mas pode se agravar progressivamente, e a sociedade americana está gradualmente tomando a decisão de que (o bullying) não é mais aceito como algo normal", disse Slutkin, cuja organização trata a violência entre jovens com o uso de um modelo de saúde pública.



EM OUTROS PAÍSES

O relatório da Plan International diz ainda que em 88 países, incluindo a França e alguns Estados americanos, os professores tem permissão legal para punir fisicamente os alunos.

E cita casos como o do Egito, no qual 80% dos meninos e 67% das meninas já sofreram punição corporal.

O documento menciona ainda a situação na Etiópia, onde a punição corporal é proibida, mas as leis de proteção à criança não são aplicadas e as punições continuam sendo aplicadas. Um estudo naquele país mostra que 80% das crianças foram obrigadas a ajoelhar, receberam pancadas na cabeça, tapas ou pancadas com uma vara.

Outro problema levantado é a violência sexual. Um estudo realizado por estudantes em Serra Leoa mostrou que 59% das meninas tinham sofrido abuso sexual.

No Equador 37% das adolescentes que foram vítimas de violência sexual apontaram professores como os responsáveis. Na África do Sul, professores foram considerados culpados de um terço dos estupros de crianças.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

233 - GUIA PRÁTICO DE XADREZ HARRY POTTER - UMA OBRA IMPERDÍVEL

MATERIAL EXCELENTE
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Você precisará de muita estratégia e nervos de aço: deverá prever os movimentos do inimigo, fazendo-o cair em armadilhas, e armar um plano vencedor para capturar o Rei do adversário e dar xeque-mate.


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VIVA O MUNDO DE HOGWARTS!
Descubra todos os truques e golpes com Harry Potter e o Xadrez de Bruxo!

Fascículo Nº 01 + Torre Negra Magnética + Varinha Mágica
Graças a sua base magnética, a torre negra pode ser movida usando a varinha mágica! Cada exército dispõe de duas torres, que têm a forma de uma torre de castelo. Elas situam-se nas casas dos extremos do tabuleiro e podem ser movidas vertical ou horizontalmente. O limite de seu deslocamento são as bordas do tabuleiro ou uma peça no caminho. Com esta entrega, receba também a primeira varinha mágica para mover as peças magnéticas.





Fascículo Nº 02 + Peão Preto explosivo + Cavalo branco que relincha + Tabuleiro xadrez de papel + Peças de papel

No xadrez há dois cavalos por jogador, inicialmente colocados ao lado das torres. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre outra. Movimenta-se em “L” duas casas para frente e uma para o lado em todas as direções e sentidos. Esta entrega inclui o cavalo branco que relincha toda vez que salta.

O peão é o soldado raso do exército: cada jogador tem oito peões, que são colocados à frente das demais peças. Eles avançam uma casa de cada vez, ou duas partindo de sua posição inicial. Mas para capturar outras peças, movem-se na diagonal. Receba com esta entrega o primeiro peão preto, que ao ser pressionado, tem efeito de explosão! Também inclui-se na entrega o tabuleiro exclusivo e as peças de cartão para começar a jogar na hora.

Fascículo Nº 03 + Peão branco + Vira-tempo TM
O peão é o soldado raso do exército: cada jogador tem oito peões, que são colocados à frente das demais peças. Eles avançam uma casa de cada vez, ou duas partindo de sua posição inicial. Mas para capturar outras peças, movem-se na diagonal. Nesta entrega inclui-se o primeiro peão branco com efeito de explosão.

Além disso, você recebe o exclusivo Vira-Tempo™ baseado no de Hermione!
Fascículo Nº 04 + Bispo Preto Sonoro
Cada exército tem dois bispos, inicialmente posicionados ao lado dos cavalos. Os bispos são representados pelo símbolo de um bispo ou de um cavaleiro feudal. São peças poderosas que se movem apenas na diagonal e por casas de mesma cor de sua casa inicial. Nesta entrega inclui-se o primeiro bispo preto: cada vez que é capturado, ouve-se um estrondo!



Fascículo Nº 05 + Caneta que levita
O peão é a única peça que não se move para trás, mas se consegue alcançar o extremo oposto do tabuleiro, pode se transformar em qualquer outra peça, com exceção do rei. Com esta entrega, aprenda como fazê-lo e receba a incrível caneta que levita!






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