Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

244 - SERÁ QUE A PRESIDENTE DILMA JOGA XADREZ?

Reportagem da Rede Record de Televisão, matéria produzida em 23 de agosto apresenta a atual Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, com a face demonstrando um pouco de perplexidade e simpatia, segurando nas mãos duas peças de xadrez.


A Presidente Dilma Rousseff estava acompanhada de Paulo Skaf (ex-presidente da Fiesp) e José Eduardo Cardoso. Ela vem aprendendo rápido com seu padrinho político, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um exemplo aconteceu hoje de manhã, quando ela ganhou um tabuleiro de xadrez durante uma visita a uma escola profissionalizante de São Paulo.




Ao receber o presente, Dilma foi direto para as peças que representam o Rei e a Raínha. Depois de olhar um pouco, ela disse que rei e rainha estavam um pouco "fora de moda" antes de trocar os dois pelo Peão, a mais modesta das peças. Um bonito gesto que demonstra humildade e respeito ao povo brasileiro.


Agora, será que a presidente Dilma Rousseff joga xadrez? Eu não sei dizer, se sim ou se não. Pelo menos a foto já nos agrada pela maneira alegre em que segura uma peça de xadrez. Tomara que a Dilma seja uma incentivadora, temos muitos políticos que jamais viram ou sabem para que serve o jogo de Xadrez e tal desconhecimento serve para ignorar a importância deste esporte para as pessoas e para o Brasil, uma pena.


O gesto de Dilma nos fez lembrar do saudoso Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, ex-prefeito de Marabá e importante incentivador do enxadrismo marabaense. O grande Prefeito, lembro muito bem, tenho as fotos, compareceu a cerimônia de entrega de premiação no auditório da Universidade Federal do Pará. Estiveram acompanhando o excelente prefeito os secretários municipais Wilson Teixeira e Albertina Moreira dos Reis (in-memória) respectivamente Sedect e Semed. Naquele tempo os secretários eram vistos nas ruas. O Clube de Xadrez Marabá em agradecimento pelos esforços do gestor municipal o agraciou com certificado de reconhecimento por relevantes serviços prestados ao Clube de Xadrez. Aliás, o certificado está exposto na Biblioteca do Colégio Estadual Geraldo Veloso, juntamente com outras honrarias.


Foto de Dilma Rousseff por Julia Chequer/R7
Texto do artigo original: Wanderley Preite Sobrinho e Julia Chequer, do R7

Um comentário:

Francisco Batista disse...

Saluton, amigos!

Esperamos realmente que a nossa presidente Dilma jogue Xadrez e seja uma incentivadora de tosods os esportes .
Caso ela não jogue...terá que aprender rápido alguns lances. O cargo que ocupa requer profundo conhecimento de território, material, tempo e estratégia!

Abs do Batista
Dir. Social Xadrez Tres Rios - RJ