Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

236 - FINALMENTE O XADREZ DA SEMANA DA CASTANHA

Após sucessivos adiamentos, finalmente foram realizados neste domingo (14/11) os jogos de Xadrez dentro dos XXVII Jogos Estudantis da Castanha, evento da Prefeitura Municipal de Marabá sob a direção da Secretaria Municipal de Educação e organização do Departamento de Educação Física, evento promovido na Escola Estadual Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, na Av. 2000 s/nº no bairro Belo Horizonte.


As disputas tiveram início às 9h30 com a realização do Congresso Técnico com a explicação de algumas regras de jogo e a presença de cerca de 25 alunos de 05 escolas da rede pública e 04 da rede privada.


A competição que deveria ocorrer as 8h00 teve início as 9h30min, ou seja, com 1h30min de atraso, sem a apresentação do Regulamento Geral, prejudicando quem estava participando pela primeira vez. No regulamento deveriam constar: o sistema de disputa; ritmo de jogo; sistema de desempate; comitê de apelação e etc. Mesmo assim, a Profª Laura Araújo teve habilidade para finalizar o certame em bons termos técnicos. O que havia de informação aos participantes era simplesmente o Cronograma da competição que não informava o endereço da escola.


As inscrições gratuitas foram realizadas no local dos jogos, e não havia uma relação prévia dos pré-inscritos para contribuir na organização da competição. Outra coisa que chamou a atenção foi a falta de comprovação de identificação dos participantes, inclusive da faixa etária. Mas, não faltou reclamações quanto ao local dos jogos, muito distante e afastado do centro da cidade e pouco servido de transporte coletivo. Um atleta que chegou as 8h00 teve que pegar um ônibus e descer na Praça São Francisco, pegar um moto e chegar na Escola, uma verdadeira maratona. O garoto disse que só sabia o nome da escola e não tinha o endereço, não foi divulgado para eles. Aqueles que vieram de ônibus chegaram atrasados e deram sorte com o atraso do início das competições.


Por ser um evento oficial da Prefeitura Municipal e sob a organização da Secretaria Municipal de Educação ficou faltando a presença do poder público, não havia um representante da Semed no local dos jogos em apoio a organização. A secretaria também não enviou a premiação dos atletas. Mesmo os vencedores foram saindo do salão de jogos cabisbaixos sem as suas medalhas. A professora Laura informou que a premiação será entregue nas escolas dos atletas vencedores, sem informar quando. Tudo isto causou frustração e desmotivação aos atletas, professores e pais de alunos que prestigiaram o campeonato. Os Jogos da Castanha ocorre todos os anos e fica difícil compreender a razão de não se ter uma premiação. Mesmo o atraso de quase dois meses para se ter as disputas de xadrez já seria suficiente para providenciar as medalhas de premiação.


A competição poderia ter um maior número de escolas participantes. Várias delas ficaram de fora, desistiram. Fato compreensível por conta de vários adiamentos e da falta de divulgação. O espaço da Biblioteca Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso por ser um espaço reduzido não comportaria mais do que 30 atletas.


Na foto ao lado o atleta Lucas Borges da Escola Arte e Manhas, o Campeão no Masculino Sub-14.


A atleta Geovana da Escola Gente Importante foi a Campeã no Feminino Sub-12
















O Clube de Xadrez Marabá esteve presente acompanhando os jogos e colaborou com a organização com a doação das fotografias dos jogos, tudo isto para que o evento não ficasse sem o registro fotográfico e possa servir de memória dos XXVII Jogos da Castanha.


Apenas algumas escolas tomaram parte nos jogos de xadrez: José Mendonça Virgolino, Acy Barros, Anísio Teixeira, São Francisco, Gaspar Viana, Gente Importante, Arte e Manhas, Disneylândia e Monte Castelo. Bom, deixando os problemas de lado a competição apresentou os seguintes resultados:



Mesmo obtendo o resultado da competição de um professor de Educação Física e não da organização, foi necessário tirar uma fotografia do resultado final sendo possível a divulgação dos vencedores. O Clube de Xadrez Marabá, por falta de identificação dos alunos pede desculpas por não conseguir relacionar as fotos com os nomes dos atletas pois, os participantes também não tinham identificação. Mais um problema que seria solucionado se houvesse maior profissionalismo da Secretaria.


Como se trata de um evento tradicional os XXVII Jogos Estudantis da Castanha, por envolver a participação de diversas escolas, a organização cometeu um outro vacilo, deixou de lado o uso dos uniformes, fato que identificaria a origem dos participantes e simboliza a representatividade estudantil. Os participantes pouco sabiam quem eram os seus adversários e muito menos o nome das escolas por estes representadas. Tudo isto é importante para uma competição de nível, pois o xadrez é um mecanismo de integração, desenvolvimento intelectual e formador de amizades e que deve ser incentivado nas Escolas, como já ocorre em outras cidades brasileiras. Vai ser difícil dizer um aluno dizer assim, por exemplo: "Eu joguei contra o Juliano da Escola Acy Barros, o cara é bom, já foi campeão duas vezes e eu ganhei dele". Os jogos foram encerrados com a divulgação dos resultados. Mas, os estudantes não puderam levar o símbolo de sua conquista no peito, chegar em casa e dizer: "Olhem a Medalha que eu ganhei, eu fui Campeão(ã) de Xadrez nos Jogos Estudantis da Semana da Castanha".



O Clube de Xadrez Marabá lamenta pelo ocorrido e pede desculpas em nome do Esporte Xadrez, pelos transtornos de uma organização ausente, que simplesmente realizou e não se preocupou com a qualidade dos eventos.

Nenhum comentário: