Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

238 - Congresso Nacional discute mais de 250 projetos de novas disciplinas no currículo escolar

Edição do dia 15/11/2010 - 20h58 - Atualizado em 15/11/2010 20h58
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/11/congresso-nacional-discute-mais-de-250-projetos-de-novas-disciplinas-no-curriculo-escolar.html

Entre as novas disciplinas obrigatórias, estão: xadrez, educação no trânsito, males da dependência química, gravidez na adolescência, educação financeira e direito do consumidor.

Estão em discussão no Congresso mais de 250 projetos para mudar o currículo escolar brasileiro. Veja na reportagem de Lília Teles.
 
Um grupo de adolescentes escolheu estudar esperanto, uma das matérias eletivas oferecidas pela escola. E os alunos sabem que fazem parte de uma minoria: “Normalmente, a gente só fala em sala”, conta um dos alunos.

Mas se depender do Congresso Nacional, não só o esperanto, mas outras 250 novas disciplinas vão se tornar obrigatórias no currículo escolar. Um levantamento feito nos projetos de lei relacionados à educação revelou muitas propostas curiosas.

Deputados e senadores querem que sejam obrigatórios: xadrez; educação no trânsito; males da dependência química; gravidez na adolescência; educação financeira; direito do consumidor; a volta de educação moral e cívica, matéria que era obrigatória durante os anos da ditadura; e cultura cigana.

Os alunos que já têm doze matérias obrigatórias no currículo acham que os novos temas poderiam ser tratados dentro de disciplinas que já existem: “A gente tem que levar em consideração o tempo que a gente tem. Não cabe 256 novas disciplinas no nosso currículo”, diz um aluno.

“O conhecimento na vida é um conhecimento entrelaçado. De fato, dificilmente, a escola consegue fazer esse entrelaçamento do conhecimento. É isso que é necessário”,explica a professora Teresa Tedesco.

O professor Sérgio Haddad, coordenador da organização não governamental que fez o levantamento, diz que a criação dessas novas disciplinas desvia o que deveria ser o verdadeiro foco do Congresso Nacional: estabelecer e fiscalizar metas para o Plano Nacional de Diretrizes Básicas da Educação.

“Estabelecer os Planos Nacionais de Educação significa uma responsabilidade a cada dez anos e, portanto, ao longo de cada novo plano: acompanhar, ver se as metas estão sendo atingidas, cobrar para que isso possa se realizar de maneira suficiente”, explica.

Nenhum comentário: