Páginas

domingo, 4 de novembro de 2018

LUIZ GUILHERME DA UNIFESSPA VENCE NO XADREZ DOS III JOGOS UNIVERSITÁRIOS MARABAENSES

WILKER SENA (2°) E LUIZ GUILHERME (1°)- UNIFESSPA E SILAS GUILHERME
FACULDADE CARAJÁS (3° COLOCADO) 

A terceira edição dos Jogos Universitários Marabaenses está sendo promovido no período de 1 a 10 de novembro, envolvendo atletas das Instituições de Ensino Superior – IES, com provas e competições em diversas modalidades, inclusive o xadrez, sob a responsabilidade da Universidade Norte do Pará – UNOPAR, objetivando estimular a prática desportiva entre os acadêmicos dos diferentes cursos de graduação da cidade de Marabá. Com isso, busca-se a promoção da integração da comunidade acadêmica tendo como princípio a solidariedade, a fraternidade e o espírito desportivo.
Os Jogos de Xadrez já revelaram no masculino os seguintes campeões anteriores:
I Jogos Universitários Marabaenses – 2016:

http://cxmaraba.blogspot.com/2016/12/maximiliano-vence-o-i-jogos.html


II Jogos Universitários Marabaenses - 2017:

O histórico revela a hegemonia da UNIFESSPA, vencedora nos anos de 2016 e 2017 com o acadêmico Maximiliano Simon Borges e Erivaldo Vieira Jardim, com 08 acadêmicos na primeira edição e apenas 06 na segunda. Em 2016 participaram 04 instituições (Unifesspa, Uepa, Faculdade Carajás e Faculdade Metropolitana). No ano seguinte o número de atletas foi menor, no entanto, tivemos 06 instituições inscritas (Unifesspa, Uepa, Unopar, Faculdade Carajás e Faculdade Metropolitana).

OS III JOGOS UNIVERSITÁRIOS – 2018 
De antemão, a organização apresentou as fichas com 10 inscritos representando 07 Instituições de Ensino Superior, ou seja, ocorreu um crescimento em número de participantes e de instituições. Sendo realizada pelo Sistema Suíço em 04 rodadas com o tempo de 15 minutos nocaute, com favoritismo da Unifesspa, embora com atletas que participam pela primeira vez.
A fim de evitar maiores problemas na rodada final, algo que pode ser eliminado com os atletas das mesmas instituições se enfrentando logo na primeira rodada. Que de fato aconteceu. Na primeira rodada, aliás, é o momento onde os maiores problemas surgem, como foi o caso do atleta Luiz Guilherme da Unifesspa que chegou às 14:10 horas, sendo que a primeira rodada teve início às 14:05 horas, iniciou jogando com o tempo decorrido de 05 minutos. Outro acontecimento foi a ausência do atleta Fábio Cesáreo sem nenhuma justificativa e o seu adversário chegou ao fim do tempo de tolerância (10 minutos) com o resultado ficando em 0x0 com Amilton Alves Araújo sendo mantido para disputar a segunda rodada sem o resultado da rodada inicial, por extrapolar o tempo de tolerância, também, na mesma rodada o atleta Erivaldo venceu por Wx0 por conta de seu adversário chegar atrasado e perdendo o tempo de tolerância.
No início da primeira rodada havia um temor que na segunda rodada houvesse várias exclusões, felizmente os atletas compareceram. Os III Jogos Universitário Marabaenses teve a realização exatamente às 14:05 horas, ou seja, bem próximo do tempo oficial proposto. Ocorre o rigoroso cumprimento de horários que o Brasil precisa aprender a cumprir, no xadrez não aconteceu moleza.
SILAS GUILHERME - FACULDADE CARAJÁS

PEDRO DE PÁDUA - FACULDADE CARAJÁS

ERIVALDO VIEIRA - UNINTER

JOHN JACKSON - UEPA

ELTON SOUZA - UNOPAR

KALEBE VINICIUS - PITÁGORAS

AMILTON ARAÚJO - METROPOLITANA
WILKER SENA - UNIFESSPA

LUIZ GUILHERME - UNIFESSPA


A organização marcou a data de 10 de novembro para realizar a cerimônia de premiação, na modalidade do xadrez serão premiados os melhores colocados. Veja abaixo a tabela da competição e a classificação final:









FICHA TÉCNICA:
III JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE MARABÁ - XADREZ
Organização Geral: Universidade Norte do Paraná - Unopar
Coordenador Geral: Professor Jaféh e Professora Ellen - Unopar
Diretor da Competição: Keyla - Unopar
Árbitro Clube de Xadrez Marabá
Francisco Arnilson de Assis
Auxiliar: Santiago - Unopar

Nenhum comentário: