Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

XADREZ ESPETACULAR QUE LIBERTA

Ao assistir o Esporte Espetacular do dia 26/08 (domingo), resolvi acessar a página do programa na internet. Chamou-me a atenção o programa que sempre exibi esportes radicais e, muitos outros longe da realidade do Brasil e das nossas escolas. O que fiz foi postar um comentário sugerindo a mostragem de esportes mais acessíveis de serem praticados, pois, o MEGA RAMPA, por exemplo foi um show de imagens mas, muito longe da realidade das cidades brasileiras.
 
 
Após o "break" comercial fui surpreendido com a exibição de um vídeo sobre xadrez, mostrando o trabalho realizado em Cariacica, Vila Velha (ES), enfim, em várias Unidades Prisionais com o PROJETO XADREZ QUE LIBERTA, que ajuda a reintegrar detentos por meio do xadrez.  Pra quem perdeu o Esporte Espetacular de hoje e por isso não viu, segue a reportagem na íntegra.
 
 

 
 
 
Bem sabemos que o Xadrez tem o poder de MUDAR A VIDA DE UMA PESSOA e isto foi o que vi na matéria e, fiquei pensando no belíssimo e espetacular trabalho do Professor Charles de Moura Neto. Me chamou a atenção da camiseta do mestre, da Confederação Brasileira de Xadrez e, tratar-se de trabalho voluntário. Na verdade eu não consegui engolir foi isso. Ele representa a CBX e trabalha como voluntário? Faz um trabalho social de fundamental importância e é como voluntário? Este trabalho merece não apenas o reconhecimento do povo brasileiro, da UNICEF e do Governo do Estado do Espírito Santo e da Presidente DILMA ROUSSEFF. Um ex-detento (auxiliar de serviços gerais) retornou ao presídio para trabalhar como voluntário. Isso é que é AMOR AO BRASIL E AO XADREZ. Um exemplo!
 


 
Então, pelo meu raciocínio a entidade máxima do Xadrez Brasileiro poderá valorizar e buscar projetos que não sejam amadores, extraoficiais, certo? Nota 10 para o PROFESSOR CHARLES DE MOURA NETO e um ALERTA PARA A CBX, vamos trabalhar no sentido da promoção de POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ENVOLVAM O XADREZ. Penso que a CBX tem condições de tomar atitudes neste sentido.
 
 
 
 
 
 
A saber, não se sabe do apoio do Governo, da Presidente DILMA ao xadrez brasileiro. O próprio presidente da CBX opina que: "libera-se uma fortuna para o golfe, esporte elitista, mas não apóiam o Xadrez, que é uma ferramenta formidável até mesmo para o alcance dos objetivos escolares do Governo, já que é a utilização pedagógica do Xadrez proporciona enorme ganho nas habilidades cognitivas dos estudantes". E, na sua cidade tem algum campo de Golfe? Alguma escola possui campo de golfe?
 
 
Os números apresentados no vídeo revelam que quase 3.500 detentos e 32 presídios tem acesso ao Xadrez no Espírito Santo e acaba de ganhar prêmio Internacional da Unicef. O trabalho realizado tem mostrado resultados muito positivos e que precisam se melhor analisados, pesquisados para, quem sabe, ser adotado em muitas outras Unidades Prisionais a custo muito reduzido.

Nenhum comentário: