Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

375 - ENEM 2010 - ESCOLAS PÚBLICAS - HORA DE DISCUTIR SAIDAS

O ranking das escolas em Marabá começa com as Escolas Privadas, do 1º ao 6º lugar. Daí em dinte vem as Públicas. De antemão, lembro que há obras paralizadas em duas importantes Escolas, a Luzia Nunes e Anísio Teixeira.

O quadro com as notas (médias) do ENEM serve como objeto para um bom debate, o que fazer para melhorar a Educação em nossa Cidade. Se falamos que Educação é a mola mestra para todas as profissões, no caso do Ensino Público, já chegou a hora de uma forte discussão e descobrir não somente aonde estão os problemas e quais as soluções possíveis.

Notas:

1-Para o Ensino Médio Regular são considerados: Ensino Médio Regular, Normal Magistério e ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional séries finais;
2-Na Educação de Jovens e Adultos são consideradas as etapas de Ensino Médio presencial e semi-presencial séries finais;
3-SC: Sem Cálculo - Escola com menos de 10 participantes ou menos de 2% de taxa de participação.
4-O critério adotado na divulgação do Enem por escola considera como potenciais participantes concluintes os alunos matriculados no 3º e 4º ano, declarados no Censo Escolar 2010. Por isso, algumas escolas que implementaram em seus currículos o 4º ano a partir de 2008 podem estar classificadas em um grupo de menor taxa de participação.


Do jeito que está o Ensino Médio, como mostra o quadro do INEP, nossos meninos e meninas não conseguirão as melhores oportunidades em suas vidas, pois, (a oportunidade) sempre encontrará pessoas mais capacitadas, preparadas, com maior bagagem de conhecimentos.

Outra coisa que devemos olhar é a pouca participação dos Estudantes no ENEM. As escolas públicas de Marabá estão em um patamar baixíssimo de participação que não chega aos 25%, e mesmo assim os resultados estão abaixo da média. Vejam no quadro logo a seguir:




Explicações do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

As médias do Enem 2010 por escola estão publicadas no site do Inep. As escolas estão divididas em quatro grupos, de acordo com o percentual de alunos concluintes do ensino médio que participaram do Enem. O Grupo 1 é aquele cuja taxa de participação é igual ou superior a 75%. O Grupo 2 reúne as escolas cuja participação está entre 50% e 75%. Do Grupo 3 fazem parte as escolas que apresentaram taxa de participação entre 25% e 50%. No Grupo 4 estão as escolas com taxa de participação inferior a 25%. Com esse procedimento na divulgação dos dados, o Inep pretende torná-los ainda mais robustos.

Fonte: http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/

Nenhum comentário: