Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

374 - ENEM 2010 - ESCOLAS PRIVADAS - MÉDIAS ALCANÇADAS

Está todo mundo comentando sobre o resultado do ENEM 2010, que foi isso e que foi aquilo. Dizer que foi satisfatório também não dá. Satisfatório em que sentido? O que está posto, quer dizer exposto, são os "ossos" de um sistema falido que já não avança, quer dizer... apenas um pouquinho. Insignificante para uma nação que precisa se consolidar com farto capital humano.
NOTAS:


1-Para o Ensino Médio Regular são considerados: Ensino Médio Regular, Normal Magistério e ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional séries finais;


2-Na Educação de Jovens e Adultos são consideradas as etapas de Ensino Médio presencial e semipresencial séries finais;


3-SC: Sem Cálculo - Escola com menos de 10 participantes ou menos de 2% de taxa de participação.


4-O critério adotado na divulgação do Enem por escola considera como potenciais participantes concluintes os alunos matriculados no 3º e 4º ano, declarados no Censo Escolar 2010. Por isso, algumas escolas que implementaram em seus currículos o 4º ano a partir de 2008 podem estar classificadas em um grupo de menor taxa de participação.



Quando é divulgado o resultado do IDEB ou do ENEM sempre temos a oportunidade de ver o Ministro da Educação com justificativas e propostas de mudanças mínimas. Tudo isto nos mostra e nos convence que, do jeito que vai, não chegaremos muito longe.


É só aparecer os índices oficiais que vem as propostas de melhorias, propostas que exigem pouco ou quase nenhum investimento oficial, ou apenas o mínimo possível. As soluções vem no sentido de aumentar mais uma série na Escola ou de se alterar a carga horária anual. E os investimentos? Não se faz Educação com 5% (cinco) por cento do PIB.


Em nossa cidade percebemos os investimentos realizados pelas escolas privadas, quase sempre o resultado chega na melhoria dos índices escolares. Aliás, as melhores médias das escolas de ensino médio são do setor privado. Assim, o ENEM é quase o reconhecimento meritório e público dos resultados positivos alcançados, das Escolas Privadas, é claro.


Se o ENEM comprova ou mostra o custo benefício dos investimentos versus resultados, convém, neste pequeno texto parabenizar as Escolas Privadas pelas melhorias. As notas obtidas pelas Escolas Privadas em Marabá ficaram acima da média, ou seja, vale a pena matricular o seu filho. Veja no quadro acima os bons resultados do setor privado.

Nenhum comentário: