Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

370 - OLIMPÍADAS ESCOLARES RAMYRES COELHO TENTA O BI

Por Larissa Keren João Pessoa
11/09/2011 16h49 - Atualizado em 11/09/2011 17h43


Está errado quem pensa que o xadrez é um esporte praticado somente por “pessoas mais velhas”. Os 45 atletas que participam das Olimpíadas Escolares em João Pessoa são provas disso. A competição está acontecendo na Estação Ciência Cabo Branco e os jogadores são unanimes quanto ao bom nível do torneio. Entre os participantes, uma pernambucana que é campeã pan-americana da modalidade e que na capital paraibana briga pelo bicampeonato das Olimpíadas Escolares.

Candidata ao título, Ramyres Coelho já conquistou também o título nordestino e brasileiro de Xadrez em 2007 e representou o Brasil no Campeonato Mundial do Vietnã. Ela é a atual campeã das Olimpíadas Escolares e tenta o bicampeonato em João Pessoa.

Ramyres, que começou a jogar com seis anos de idade, diz que pratica o esporte por diversão, e que os títulos vieram naturalmente.

- Eu comecei a jogar na escola por brincadeira. Mas na primeira competição que participei eu ganhei. Participo das competições pelo prazer de jogar xadrez. Espero que corra tudo bem e que eu ganhe novamente a medalha - disse.

O jogo

O xadrez é conhecido como um jogo que mistura arte e ciência e que também envolve estratégia. É um esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional, mas nunca participou de uma edição de Jogos Olímpicos.

Nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa, os competidores jogam no sistema suíço, em que cada participante joga cinco partidas de 1h cada e vão somando pontos para saber quem sai com o título.

As competições acontecem desde ontem e os donos das medalhas serão conhecidos nesta segunda-feira.

O Estado do Pará esá participando com os atletas de Parauapebas, Darlane Assunção e Israel Alencar e disputam a categoria Sub-14 anos. Sucesso aos nossos representantes.

http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2011/09/xadrez-nas-olimpiadas-escolares-em-jp-conta-com-campea-pan-americana.html

Nenhum comentário: