Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

371 - EZEQUIAS PEREIRA (MG) VENCE AS OLIMPIADAS ESCOLARES

Jovem de 14 anos, da cidade de Machado, no sul de Minas Gerais, confirma o favoritismo do estado na modalidade, nesta segunda-feira, na Estação Ciência


Por GLOBOESPORTE.COM

João Pessoa
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-escolares/noticia/2011/09/mineiro-ezequias-pereira-leva-o-ouro-no-xadrez-das-olimpiadas-escolares.html

O enxadrista mineiro Ezequias Pereira conquistou a medalha de ouro no xadrez masculino das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 12 a 14 anos, na manhã desta segunda-feira, 12, na Estação Ciência, em João Pessoa (PB). Ele totalizou 4,5 pontos em cinco partidas. A prata ficou com o alagoano Petrus Dias da Fonseca, do Colégio Contato, e o carioca Lucas Guimarães, do Cevic, levou o bronze (os dois somaram 4 pontos).



A competição reuniu 23 campeões estaduais, sendo 15 jogadores ranqueados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e 13 pela Federação Internacional (FIDE). Ezequias era o terceiro pré-classificado antes de a competição começar, com 1.845 pontos. Na partida decisiva contra o goiano William Keji Okada, de 11 anos (completa 12 em outubro) e com um grande futuro pela frente, o mineiro conseguiu arrancar o empate no fim, garantindo o título inédito.


- Ele tinha uma grande vantagem, mas foi querer ganhar muito rápido. Era só ir devagar. No xadrez, um pequeno deslize compromete a partida -disse Ezequias, que disputou a sua primeira Olimpíada Escolar.



Estudante do Unicol, de Machado, sul de Minas Gerais, cidade com cerca de 40 mil habitantes, Ezequias manteve a tradição do estado em revelar talentos no xadrez. No ano passado, ele ficou com o vice-campeonato estadual, após perder do campeão brasileiro de 2010, em Fortaleza. Treinado pelo professor Evandro Barbosa, o atleta joga xadrez desde os sete anos de idade e participa de competições há quatro anos.


- Treino mais tática de e final de jogo. Gosto de resolver problemas, fazer cálculos. Chego a treinar de três a quatro horas por dia, mas quando não tenho tempo me dedico por cerca de uma hora para não perder o ritmo - ensinou o jovem.


O mineiro contou ainda que se surpreendeu com o alto nível do torneio. Apesar de ainda não receber bolsa por causa do xadrez, ele terá passagem e hospedagem paga pelo governo de Minas Gerais para disputar o Mundial, entre os dias 17 e 27 de novembro, em Caldas Novas (MG), nas categorias sub-10, 12, 14, 16 e 18. Os dois primeiros colocados das Olimpíadas Escolares 2011 irão representar o Brasil na categoria até 14 anos do campeonato.

Informações extraoficiais dão conta do excelente resultado do atleta de Parauapebas Israel Alencar, a 10ª colocação.

Nenhum comentário: