Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

225 - DENIS OLIVEIRA VENCE TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ


Noite de festa para o Clube de Xadrez Marabá. Os 21 anos de fundação foi comemorado nesta 5ª feira (21/10) com o TORNEIO DE XADREZ 21 DE OUTUBRO, na Praça da Folha 27 na Nova Marabá. O aniversário foi comemorado com bolo personalizado com desenho de um tabuleiro de xadrez, velas de 21 anos e a música de parabéns pra você. Mais uma boa surpresa aconteceu, foi a chegada do dirigente do CLUBE CAVALEIROS DA DAMA, de Canaã dos Carajás, CARLOS ALESSANDER, que trouxe os seus parabéns, bolo e desejos de vida longa ao CLUBE.
O TORNEIO 21 DE OUTUBRO foi realizado no modo absoluto em 5 rodadas de 10 minutos. O evento foi prestigiado por 17 atletas marabaenses. A noite foi do atleta DENIS PEREIRA DE OLIVEIRA, enxadrista campeão municipal por várias vezes. Ele demonstrou boa forma cerebral ao vencer de forma invicta as 05 partidas disputadas e levou mais um troféu para sua galeria (foto ao lado, quando jogava contra o enxadrista Eduardo Ramalho).




O Vice Campeão,  MARCOS ANTONIO NERES FERREIRA venceu quatro partidas e foi um forte participante e ganhador da medalha de 2º colocado (na foto ao lado, recebe de Vanessa Ferreira a medalha pela excelente colocação de 2º lugar).










O terceiro colocado foi o militar do exército ANTÔNIO CARLOS MATOSO, pessoa educadíssima e bom enxadrista, um dos organizadores das Olímpiadas do Belog (na modalidade Xadrez).
Na foto ao lado com a medalha entregue pela Sra. Vanessa Ferreira.
 
 
 






Com muita experiência e boa técnica o atleta DENILDSON BARNABÉ ALVES conquistou o 4º lugar. Teve fortes competidores pela frente mas, conseguiu uma boa colocação.
O Denildson já é um enxadrista atuante e já foi vencedor de importantes torneios em Marabá.
A Sra. Vanessa fez a entrega da medalha.







Na 5ª colocação ficou o militar CARLOS EDUARDO C. RAMALHO. Foi derrotado pelo campeão Denis e para o atleta Matoso. O Eduardo é uma pessoa muito inteligente, educado, gente fina mesmo. Acreditamos que seu potencial ainda vai aumentar e, ainda vai contribuir para o crescimento do enxadrismo marabaense. Na fotografia ao lado, recebe com muita simpatia sua medalha.





O evento por pouco não foi realizado. Uma instabilidade climática, ameaça de chuva, respingos e pelos fortes ventos fizeram a Organização tomar uma importante medida, pois, os respingos começaram a molhar os materiais e equipamentos da organização do evento, causando a mudança de local, da Praça da Folha 27 para a frente da REVEMAR, onde ficamos abrigado embaixo de uma suntuosa barraca daquela concessionária.

O TORNEIO 21 DE OUTUBRO serviu, também, para recolher alimentos não perecíveis com destinação a SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO, mais conhecido como Lar dos Vicentinos. Sabemos da necessidade da entidade. Segundo notícias veiculadas na Imprensa, são muitas as pessoas que recebem abrigo, cuidados que vão desde a higiêne, alimentação e cuidados com a saúde. Foram coletados, aproximadamente 40 kg de alimentos a partir da realização do certame esportivo.



UMA NOVA GERAÇÃO SURGINDO

Uma nova geração está sendo formada em ambiente escolar. Vimos na foto ao lado a presença de uma estudante do Centro Educacional Disneylândia que, ficou sabendo do evento e, mesmo sem condições de competir, foi bastante incisiva para que a sua mamãe a levasse ao local do torneio. Ainda participaram do torneio as atletas Aldeane e Iasmin que já gostam de paixão pelo xadrez. Outro participante ilustre é o garoto Ricardo Vinícius S. Castro, filho do baluarte José Carneiro de Souza, amante e incentivador do xadrez. Na foto ao lado fez um bonito embate com o experiente Antonio Jorge P. Oliveira.



Para comemorar e cantar os parabéns de mais de duas décadas de existência, o Clube recebeu de presente dois bolos. Um bolo foi patrocinado pela loja Corpo & Seda Moda Fashion. O outro bolo foi um presente surpresa do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama de Canaã dos Carajás com as velas de 21 anos. Todos os bolos estavam deliciosos e chamavam a atenção pelo sabor.

A comemoração de aniversário com a realização do Torneio e a coleta de alimentos não perecíveis causou uma boa sensação nos participantes. Por dois motivos: de estar praticando o esporte de sua paixão e, de poder contribuir com o abrigo de idosos do Lar São Vicente de Paulo.

Na ocasião, foram lembradas as origens do Clube de Xadrez Marabá que teve como pioneiros Rubens Carlos Kossatz e Antonio Carlos Silva Almeida, primeiros dirigentes e realizadores de importantes eventos como o I Torneio Aberto de Marabá com 24 participantes. Tudo começou no número 273 da Avenida Nagib Mutran, na Cidade Nova, com a reunião dos enxadristas e das primeiras competições. O Clube já possuiu sede na rua Sérvulo Brito, também na Cidade Nova. Já funcionou na rua 5 de Abril (antigo Bacaba). Na Folha 27, antigo Armarinho Pinheiro. Em um Escritório de Advocacia na travessa 7 de junho, na Velha Marabá. Até o momento o Clube aguarda apoio para a obtenção de uma Sede Social.

O atual presidente do Clube de Xadrez, Francisco Arnilson de Assis disse que o Xadrez está presente em muitas escolas, particulares e públicas. Embora, reconheça que ainda falta no setor educacional conhecimento, infra-estrutura e apoio para que o número de escolas seja ampliado.

O dirigente do Clube aproveitou a ocasião para agradecer a todos que possibilitaram a sobrevivência e manutenção do Xadrez, em especial aos enxadristas, Imprensa, Estudantes, Educadores e empresários. Aliás, recebemos o patrocínio da premiação da REQUINTE STORE CONFECÇÕES LTDA, a empresa CORPO  & SEDA MODA FASHION ofereceu o bolo tabuleiro de xadrez e a BANCA DE REVISTAS ALVORADA, os refrigerantes.

Créditos das Fotografias: Gileno Rocha e Carlos Alessander (http://www.cavaleirosdadama.org.br/)





VISITAS ILUSTRES



Em uma prova de muita simpatia e gosto pelo enxadrismo, recebemos a visita prestigiosa de pessoas importantes na história do Clube, como o experiente atleta Antonio Jorge P. Oliveira, Carlos Alessander de Canaã dos Carajás e da repórter Mariuza Giacomin. Antônio Jorge, veterano, dissiminou muita alegria e simpatia em jogar xadrez e difundir seus conhecimentos técnicos e táticos a jovem Iasmin Aguirra que foram utilizadas para derrotar o craque mirim Ricardo Vinícius.




A organização do Torneio recebeu com muita satisfação a prestigiosa visita do excelente ser humano CARLOS ALESSANDER, do Cavaleiros da Dama de Canaã dos Carajás. O Carlos é uma pessoa incansável e sempre consegue promover excelentes competições de xadrez, além de incentivar outros esportes e, ainda, idealizar grandes projetos desportivos. Nossa gratidão e agradecimento ao companheiro enxadrista. Sua presença foi uma  boa surpresa e nos deixou muitíssimo felizes. Uma outra visita muita agradável, que embelezou o Torneio foi a presença da amiga do esporte marabaense Mariuza Giacomin que fez a cobertura jornalista e ainda pode saborear do delicioso bolo de aniversário.

3 comentários:

AlaíS SupremA disse...

Parabéns a todos os ganhadores do torneio 21 de outubro e integrantes do club de Xadrez Marabá pela iniciativa e por seus 21 aninhos de história.

Patrick Roberto Carvalho disse...

Faltou só lembrar que a repórter Mariuza é da nossa equipe de esporte do CORREIO DO TOCANTINS. Abraço ao pessoal do Xadrez e parabéns pelas conquistas!

Patrick Roberto

Liilianne disse...

Parabens....
soo q euu queriia teer idooo :(