Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

213 - Debate reune Educadores

Aquilo que fazemos em vida ecoa na eternidade (do filme O Gladiador)

O Programa Diário Semanal, da Rádio Itacaiúnas AM 850 khz, realizado neste 09/10 (sábado), reuniu Educadores e o Clube de Xadrez Marabá, numa mesa de debate das mais importantes.

O Programa dirigido pela apresentadora Adriana Araújo congrega informações e debates de assuntos relevantes. O trabalho da produção é realizado com quase um mês de antecedência, sempre trazendo pessoas com conhecimento aprofundado nos temas.

Estiveram presentes ao programa: Francisco Arnilson de Assis (Clube de Xadrez Marabá), Eva Paixão de Mourao (Centro Educacional Disneylândia), Prof. Josias Borges (Escola Darcy Ribeiro), Ivaneide Souza (Escola São Francisco) e o Prof. Jefferson (Escola Santa Rosa II).

O Debate promovido pela dinâmica Adriana Araújo, com objetividade, tratou da importância (benefícios) da prática do xadrez, sobretudo como Educação uma vez que o Xadrez melhora a atenção e a concentração, o comportâmento e o raciocínio dos estudantees. Os educadores deram ênfase em suas experiências, por meio de projetos educacionais que conseguiram impactar em melhorias no rendimento escolar e na redução da evasão escolar, problemas mais corriqueiros nas escolas públicas.

O Professor Josias Borges conta que no ano de 2005 a Escola Darcy Ribeiro detinha o pior índice do IDEB e, teve a feliz idéia de implantar o Xadrez. O resultado foi altamente positivo. A Escola detêm o melhor índice do IDEB da Cidade. E acrescenta, tivemos alunos que eram uma problema para a Escola e depois do projeto estes foram modificados ao ponto de se transformarem em funcionário e professor na Escola.


A Escola São Francisco, segundo a Profª Ivaneide recebeu o Xadrez no ano de 2006 e desde aquele viu decrescer o índice de evasão escolar e melhoria no rendimento escolar. Graças a Xadrez nossos alunos, hoje, são excelentes professores de Xadrez. Desde então, o trabalho com o xadrez nunca parou e vamos realizar a nossa Olimpíadas com a participação do Xadrez.



A Professora Eva Mourão acrescenta que averiguou melhorias no nível de atenção, concentração e aprendizados dos alunos. Temos um excelente Professor de Xadrez e isto tem nos ajudado no processo de ensino-aprendizagem. O projeto da Escola Disneylândia já dura mais de 04 anos. Porém, ainda seria maiores os benefícios, segundo a professora, se os pais tivessem maior consciência e apoiassem mais, ´~ao tenho dúvidas, seria bem melhor para todos.


O acadêmico e professor Jeferson prestou um depoimento. Antes de conhecer o xadrez era um jovem comum, muito comum. A partir do momento que aprendeu, em Belém, chegou a criar um Clube de Xadrez Escolar, sendo uma experiência muito boa em sua vida. Acredita ser muito importante na formação do cidadão o aprendizado deste esporte na escola e, aproveitou suas palavras para chamar a atenção do poder público para não apenas dar formação de xadrez aos professores. É preciso apoiar com sede, com estrutura, enfim, com condições para que haja maior participação do xadrez nas escolas.


Francisco Arnilson, do Clube de Xadrez acredita na realização de projetos em parceria com o poder público municipal. Temos propostas para apresentar. Não queremos nos sobrepor a nenhuma pessoa. Não vamos tomar o lugar de ninguém. Se não for possível desta maneira, tentaremos de outra forma.


Por outro lado, diversos atores precisam contribuir na redução da evasão escolar, na melhoria do rendimento escolar e intelectual dos alunos e incentivo ao esporte amador que, justamente, vai permitir uma maior inclusão social. Os parceiros estão no Poder Executivo, no Legislativo com a criação do Conselho e do Fundo Municipal dos Esportes, na iniciativa privada com patrocínios e apoios. Enfim, a Cidade de Marabá precisa de projetos de responsabilidade social visando reduzir o grande contingente de humanos excluídos.


Nos comentários finais ficou o agradecimento aos educadores convidados que se fizeram presentes. A apresentador Adriana Araújo, os ouvintes que enviaram perguntas por telefone e via e-mail.

O Programa Diário Semanal, se algum dia você tiver a oportunidade de participar, vai ver em ação uma excelente Equipe de Produção, de profissionais competentes e atenciosos. Um farto e qualitativo café da manhã foi servido. Tratamento VIP, de verdade.

Finalmente, o Presidente do Clube de Xadrez convidou a apresentadora Adriana Araújo para tornar-se participante das ações e madrinha do Clube de Xadrez Marabá.

Nenhum comentário: