Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

ATHOS LUAN E CARLOS EDUARDO DE MARABÁ SOBEM NO PÓDIO DO FESTIVAL DA JUVENTUDE SUB-12 ANOS

KAUAN KAITON (PEBAS) O CAMPEÃO ATHOS LUAN (MARABÁ) E O VICE CARLOS EDUARDO (MARABÁ)
A promoção de uma competição não é uma tarefa fácil, dá muito trabalho é precisa de ampla divulgação para que os atletas participem. O Festival de Xadrez da Juventude, realizado pelo Clube de Xadrez de Parauapebas, neste 01 de setembro na Loja Maçônica. A competição tinha uma meta grandiosa, de promover em único dia e local, cinco categorias simultaneamente, com o Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 anos. De fato, não apareceram os atletas da categoria Sub-10 anos (Mirim), não compareceram, são jogadores bem pequenos que demanda maior cuidado com os mesmo. Mas, mesmo assim, na Categoria Sub-12 anos (Pré-Infantil) tivemos 22 atletas, com um total de 22, sendo 18 do sexo masculino e 04 do feminino.



O Festival de Xadrez da Juventude foi organizado pelo Clube de Xadrez de Parauapebas, através do Presidente Rodrigo Leal, que convidou os atletas marabaenses e canaenses, e o Clube de Xadrez Marabá para atual na arbitragem do certame que, ainda contou com ajuda de Gilenno Rocha e Marcos de Parauapebas, assim, foi possível a promoção dos jogos do Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 anos com muita organização e tranquilidade.





A arbitragem da Categoria Sub-12 anos ficou comigo (Francisco Arnilson de Assis), fui muito bem assistido pelo Marcos (Parauapebas) e o Professor Gilenno (Marabá) que fizeram um trabalho maravilhoso, as disputas aconteceram com muita objetividade e bom comportamento dos estudantes. Ainda contamos com o grande apoio do Professor Clever dos Santos do município de Canaã dos Carajás que trouxe 06 atleta para esta disputa. A organização estabeleceu o tempo de 15 minutos nocaute, através do Sistema Suíço em 05 rodadas. Era bonito ouvir o barulho dos relógios sendo acionados freneticamente.









Ao final da 4ª rodada, após vencer o seu oponente, já um tanto cansado, Athos Luan de Marabá estava com 04 pontos, estava eufórico e ao mesmo tempo ansioso. Percebia que o mesmo havia chegado a um nível de muita responsabilidade. Havia uma certa preocupação em saber quem seria o adversário da 5ª rodada. E na última rodada (5ª) o desafio para ser campeão era de vencer o atleta Marcos Vinicius Luz Silva, também de Marabá, também com 04 pontos, o vencedor seria o Campeão. E os parabéns vai para o garoto Athos Luan Macedo Lima e para o Vice Carlos Eduardo da Silva Santos que fez 4,0 pontos em 5,0 possíveis e obteve 16,5 milésimos de Buchholz. Parabéns para o Terceiro Lugar, o canaense Kauã Kaiton Ribeiro da Silva que obteve também 4,0 pontos e 16 milésimos de Buchholz. 





Agora, vale um parentese, para explicar a realidade do Segundo, Terceiro, Quarto e Quinto colocados, considerando que todos obtiveram os mesmos 4,0 pontos ordinários, cabe aqui colocar a computação dos cálculos de Milésimos Buchhoz e de Median Buchholz de todos eles. Para o Buchhoz o cálculo é feito com base nos adversários enfrentados, somando para si a pontuação destes, vamos lá, ver como feito:



E agora o Median Buchholz, entre os atletas que ficaram com 11,0 milésimos de Buchoolz, efetuando o corte da melhor e da pior pontuação obtida:


Nenhum comentário: