Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

SARA RIVERA É BI CAMPEÃ NO JEMS - CATEGORIA B - FEMININO

AS BELAS E INTELIGENTES BRUNA (3º), SARA RIVERA (1º) E LILIANE (2º LUGAR)

No período vespertino tivemos as disputas da Categoria B dos Jogos Estudantis Marabaenses de Xadrez. O Auditório esteve repleto de enxadristas e visitantes do Projeto Mais Educação da Escola Judite Gomes Leitão. Em disputa o direito de representar o município na Etapa dos JEP's de Parauapebas que vai acontecer no próximo dia 30 de maio a partir das 09h00 da manhã.

Apesar do número reduzido de inscritas, apenas cinco enxadristas, a competição foi fortíssima. Todas as partidas tiveram elevado grau de dificuldades e as jogadoras usaram bem o tempo pré determinado de vinte e um minutos. As meninas chamaram a atenção de todos e foi grande o nervosismo das garotas. 

Tivemos o bom desempenho da campeã Sara Rivera Ikeda, aluna da Escola O Pequeno Príncipe que começou a disputa perdendo para Bruna Gomes da Silva e na superação conseguiu três importantes vitórias (Alzira Karoline, Zahara Delamare e Liliane Guimaraes). A mesma pontuação obteve a bela Liliane Guimaraes, também da Escola O Pequeno Príncipe, que perdeu apenas para Sara Ikeda. Nos critérios de desempate a bela Sara obteve 5 milésimos de Berger e Liliane 4.

Ao que tudo indica não haverá problemas relacionados a documentação das garotas. Lembro-me que tanto a Sara quanto a Liliane já disputaram os JEP's Regionais, felizmente uma preocupação a menos.

Com mais este título Sara Rivera conquista pelo segundo ano seguido o título de campeã dos JEM's da Categoria B (2012 e 2013). No ano passado conseguiu uma boa disputa frente às atletas de Parauapebas quando ficou em segundo lugar no geral. Parabéns a atleta, familiares e professores da Escola O Pequeno Príncipe.

A vice campeã Liliane Guimaraes Evangelista retorna aos tabuleiros marabaenses. Sua última participação foi no 3º JEM's em 2011 quando conquistou o título de vice-campeã e vice nos JEP's de Curionópolis no mesmo ano. A disputa só acirrada e conquistou os mesmos três pontos da campeã e só foi decidida no critério dos milésimos, ficando em segundo lugar.. 

A enxadrista Bruna Gomes da Silva, aluna da Escola Acy Barros fez bonito, conseguiu o título de terceiro lugar ao obter duas importantes vitórias, mesmo desempenho da quarta colocada Zahara Delamare mas, nos critérios de desempate a primeira ficou com três milésimos de Berger e a segunda 2.

Não podíamos ficar sem comentar sobre a garota Alzira Karoline, do Futuro Educacional que ficou com zero ponto. Jogou bem e deu muito trabalho às veteranas. Sabe-se que o xadrez é um esporte que desenvolve muito o lado intelectual e que não basta apenas estudar ou jogar na sua escola com as amigas, precisa buscar outros recursos pedagógicos como livros ou programas de computador. Em sala de aula sabemos do enorme esforço de dedicação do professor ante uma turma numerosa. Mesmo assim parabenizamos o trabalho do Professor Gileno do Futuro Educacional que proporcionou uma mudança de 360º.

FOTOS (POUCAS FOTOS):









 


TABELAS:



CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Nenhum comentário: