Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

JOGOS ESTUDANTIS DE MARABÁ NESTA QUINTA-FEIRA


Antes marcado para acontecer em duas datas, as disputas do xadrez acontecerão em única data conforme já divulgado. Será no próximo dia 23 de maio com os jogos da Categoria A acontecendo a partir das 08 horas da manhã e os jogos da Categoria B às 14 horas, na Escola Estadual Plínio Pinheiro no Centro. 

A abertura oficial da 5ª edição dos Jogos Estudantis Marabaenses (JEM's) aconteceu na última terça-feira (14/05) no Ginásio Olímpico Renato Veloso com a presença de várias autoridades, representantes e atletas das escolas públicas e privadas. 

Foto: www.maraba.pa.gov.br

O enxadrista Ricardo Vinícius Castro e Sousa, aluno da Escola A Fazendinha foi escolhido para prestar o juramento do atleta perante um Ginásio superlotado de estudantes. Estive ausente da cidade e não pude ver o nosso atleta fazer bonita demonstração de esportividade no juramento prestado. 

Nesta quinta edição temos a confirmação de 54 atletas inscritos sendo 35 do gênero masculino e 19 do gênero feminino, superando a marca de 2012 quando tivemos apenas 35 participantes.

Ressaltamos os nomes dos vencedores dos 4ºs Jogos Estudantis Marabaenses acontecido em 2012 e que, muitos deles voltam a competir e disputar mais medalhas e troféus. O garoto Ricardo Vinícius retorna para disputar novo título, bem como nomes importantes como Júlio dos Santos, Lucas Borges de Freitas, Jackeline Iasmin e Sara Rivera Ikeda.

Classificação Individual - Categoria A - Masculino 
1º lugar - Ricardo Vinícius C. Sousa - Escola A Fazendinha;
2º lugar - Jairo de Castro Alves         - Escola José Mendonça Vergolino;
3º lugar - Leandro Ferreira Oliveira   - Escola São Francisco.

O garoto Ricardo Vinícius mudou e está na Categoria B e abre espaço para um novo campeão na categoria, considerando que o vice e o terceiro lugar não estão inscritos. É estranho saber que se tem um garoto forte e não inscrevê-lo.

Classificação Individual - Categoria B - Masculino 
1º lugar - Júlio dos Santos Lourenço - Colégio Monte Castelo;
2º lugar - Lucas Borges de Freitas    - Escola Artes e Manhas;
3º lugar - Lucas Mendes Aguiar         - Escola Êxito.

Na categoria B do masculino a competição deve apresentar fortes emoções e partidas com muita técnica. Participam das disputas o atual campeão Júlio dos Santos, Lucas Borges (vice) e o campeão do A de 2012 Ricardo Vinícius Castro e Sousa.

Classificação Individual - Categoria A - Feminino 
1º lugar - Jackeline Iasmin S. Aguirre - Escola Anísio Teixeira;
2º lugar - Larissa Helena Bola Silva   - Escola Duque de Caxias;
3º lugar - Eloisa Maria A. Ribeiro       - Escola Acy Barros.

A aluna da Escola Anísio Teixeira Jackeline Iasmin foi a campeã e participará mais uma vez na categoria A sendo a favorita ao campeonato, considerando as ausências de Larissa e Eloisa. No entanto, encontrará fortes adversárias como: Flávia Evelyn, Francielma Melo, Maryana Piterson e Alanis Correa. 

Classificação Individual - Categoria B - Feminino
1º lugar - Sara Rivera Ikeda            - Escola Pequeno Príncipe;
2º lugar - Fabiana Regina da Cruz - Escola Acy Barros;
3º lugar - Rayane Freitas da Silva  - Escola Acy Barros.

A aluna da Escola O Pequeno Príncipe Sara Rivera Ikeda é a favorita ao título da categoria B, mas, no entanto, encontrará as boas jogadoras Alzira Karoline, Bruna Gomes e Zahara Porto.

Classificação Por Equipes - Categoria A - Masculino
1º lugar - Escola A Fazendinha;
2º lugar - Escola José Mendonça Vergolino;
3º lugar - Escola São Francisco.

Classificação Por Equipes - Categoria B - Masculino
1º lugar - Colégio Monte Castelo;
2º lugar - Escola  Irmã Theodora;
3º lugar - Escola Geraldo Veloso.

Classificação Por Equipes - Categoria A - Feminino
1º lugar - Escola Duque de Caxias;
2º lugar - Escola Anísio Teixeira;
3º lugar - Escola Acy Barros.

Classificação Por Equipes - Categoria B - Feminino
1º lugar - Escola Pequeno Príncipe;
2º lugar - Escola Acy Barros;
3º lugar - Escola Irmã Theodora.

Ainda não é possível definir com exatidão a modalidade de disputa, mesmo com o número de participantes inscritos já anunciados. A modalidade será definida com a confirmação final dos participantes e isto ocorre justamente momentos antes a competição.

Após a definição dos sistemas para os jogos, a organização definirá os Comitês de Apelação de cada competição individual, com a finalidade de dirimir equívocos da arbitragem.

Os Jogos Estudantis Marabaenses (5º JEM´s) acontece em um momento de início de governo e com uma vontade muito especial de fazê-lo o maior e melhor de todos os tempos. Para o sucesso e organização final foi firmada parceria da Secretaria de Educação com Coordenação Geral do Departamento de Educação Física e com a Secretaria de Esportes e sob a responsabilidade da empresa D-Clin (Professor Daniel). 

Por fim, neste momento em que o Brasil passa por um momento de crise ética, da falta de princípios morais e dos valores mais humanos, os Jogos Estudantis Marabaenses torna-se um fio capaz de mostrar uma ação dirigida aos jovens que, através dos esportes vivenciam momentos inesquecíveis, capazes de colocar à prova seus valores. 

A realidade brasileira nos mostra através de acontecimentos importantes e deprimentes em vários setores e escalões da sociedade, gente que deveria mostrar riqueza de princípios, sobretudo da honestidade e bom uso do dinheiro público, fazendo totalmente o contrário. A  crise moral afeta a formação da personalidade e a falta de educação qualidade produz cidadãos fracos e pobres de caráter, além do mais, precisamos muito, muito mesmo, de mais escolas, mais professores e uma educação com uma jornada compatível a uma nação de primeiro mundo. 

Faltam projetos de governo capazes de atender a real necessidade de formação e de crescimento pessoal. Quem dera o Brasil pudesse olhar a educação de países que investem seriamente na educação de seu povo e começasse a fazer o mesmo. Quem dera essa discussão, esse debate viesse à tona e se tornasse realidade e investiríamos em desenvolvimento humano o que se entrega através das bolsas famílias sem um resultado visível do ponto de vista do aprimoramento intelectual e laboral. Enfim, pelo menos os jogos estudantis representam um momento de cidadania e de elevação e o xadrez tem uma importante contribuição nisso tudo que destacamos neste texto.

Nenhum comentário: