Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BALANÇO 2012 -1 CLUBE COMEMORA AUMENTO DE PARTICIPANTES


BALANÇO DE 2012 - Parte 1


A partir de 2011, com a publicação do Balanço de eventos realizados, uma luz surgiu sobre o trabalho que fizemos, projetando nossas ações para o ano seguinte. Este trabalho deve ampliar a sua importância por inúmeras razões e servirá para planejarmos o ano de 2013 com base na produção de 2012.

O quadro estatístico serve para mostrar os pontos altos e baixos do Calendário de 2012. Também, para agradecermos o sucesso, quer dizer, compartilhar com muito carinho a força e a ação de muitos abnegados, apaixonados, apoiadores do Xadrez, esporte que tem muito para crescer e contribuir com a melhoria de vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos. Nossa alegria se justifica pelo crescimento de 20% (vinte por cento) dos números de praticantes em relação ao ano de 2011.

O crescimento se deu de diversas maneiras, como no número de eventos promovidos, na quantidade de participantes por gêneros e etc. O importante neste momento é estarmos gratos e satisfeitos e crentes que podemos fazer mais e melhor. As perspectivas são sempre positivas e há espaços para o aumento de colaboradores, apoiadores e patrocinadores, conseguindo agregar mais pessoas e recursos, com certeza nosso trabalho será mais valorizado e ampliado.

No ano de 2011 conseguimos atuar na organização de 32 eventos esportivos. Em 2012 pudemos ampliar para 45, aumento substancial de 40% (quarenta por cento), numa clara tentativa de fazer despertar o xadrez para o maior número de enxadristas. Mas, a quantidade de eventos promovidos não representou aumento na média participante/torneio. Neste quesito pudemos dizer a média do ano de 2011 foi bem mais significativa com 8,9 participantes por torneio, já em 2012 a média caiu para 7,62 atletas por evento.
Vamos olhar com carinho nossa Estatística de 2012.
 
1. Eventos Organizados
Foi possível atuarmos em 45 eventos esportivos. Foram 22 eventos do Clube de Xadrez Marabá e outros 23 de terceiros. Em se considerando que em 2011 os eventos de autoria do Clube foram 11 eventos, o crescimento foi de 100% (cem por cento) com 22 eventos oficiais. O crescimento do número de torneios de terceiros teve um leve crescimento, passando de 21 em 2011 para 23 em 2012. Vejam a relação abaixo:

 
2. Autoria dos Eventos Promovidos
 
No início do ano tivemos o desejo de ampliar o número de competições. Chegamos a afirmar que 2012 seria o ano do despertar do Clube de Xadrez. Cumprimos com este desejo. Ao analisar que teríamos eleições municipais, ao elaborarmos o Calendário decidimos tornar o xadrez mais visível para a nossa sociedade e buscar parcerias para o ano seguinte. Vejam nossas ações:
 
 
3. Participantes por Categorias
Decididamente, não dá para pensar o xadrez sem conhecer a realidade de seus praticantes. De fato, ao longo dos anos temos percebido o maior envolvimento de jovens da categoria Sub-14 anos. Em nossos eventos destacamos esta categoria com maior presença em nossas competições. Considerando que estas estatísticas começaram a ser publicada em 2011, a realidade é a mesma e merecedora de toda a nossa atenção.
 
4. Participantes por Gênero
A tabela abaixo espelha a preferência do gênero masculino refletindo aumento de 20% (vinte por cento) no comparativo de 2011 e 2012. O gênero feminino expandiu-se 15% (quinze por cento) demonstrando maior simpatia e envolvimento.
A preferência do gênero masculino é destacada. Em 2011 cerca de 75% (setenta e cinco por cento) dos participantes de todas as competição foi do gênero masculino e 25% (vinte e cinco por cento) do gênero feminino.
No ano de 2012 o os participantes do gênero masculino chegou a 76% (setenta e seis por cento), uma mínima elevação. Veja mais nos quadros:
5. Participantes por Gênero x Categorias
No quadro pudemos ampliar a visão do trabalho produzido nos anos de 2011 e 2012. Salta aos olhos o crescimento do número de participantes, principalmente do público masculino, principalmente das categorias Sub14 anos, Sub18 e Absoluto. É maior a participação feminina nas categorias S12 anos, Sub14 e Sub18. O gráfico abaixo apresenta maior detalhes:

Nenhum comentário: