Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MARABÁ POLO DE XADREZ, APRESENTA ESTATÍSTICA DE 2011



Considerando a importância de prestar contas de nossas ações, de nosso trabalho, de apresentar um quadro do que foi o ano de 2011, mostrando suas peculiaridades e a relevância do Clube de Xadrez Marabá para com esta cidade e outras circunvizinhas, apresentamos um Balanço Estatístico dos Participantes.

Consideramos que 2011 foi um ano de muito trabalho, significativo para os amantes do enxadrismo de todas as categorias, para Marabá e para o Estado do Pará. Como foi realizado, então deve ter sido fácil, mas, não foi. E, de fato o que foi promovido? Quem participou? Quantos participaram? Foram promovidas 32 competições e como maior apoio teríamos bem mais e mais organizadas.




Este brilhante ano envolveu o número expressivo de 289 participantes, apresentados no gráfico abaixo por Categorias, sendo: 84 na categoria Sub-14 anos; 66 no Sub-18; 59 no Sub 12 anos; 54 no Absoluto; 14 no Sub 16 anos; 06 no Sub 08 anos e 05 no Sub 10 anos.




Decididamente o xadrez tem maior preferência do gênero masculino, mas, cresce o número de estudantes praticantes, com 218 do gênero masculino e 71 do gênero feminino. Isto representa um desafio, vamos trabalhar para aumentar o público de atletas do gênero feminino, principalmente das categorias de base e, também, o público feminino:




Embora não fosse o ano da Copa Sudeste, que envolve municípios circunvizinhos recebemos a visita de enxadristas de outros municípios e também visitamos outros. Como município sede, tivemos a cidade de Marabá com 244 participantes, em seguida 17 do município de Itupiranga, 16 de Parauapebas, 06 de Castanhal; 04 de Santa Luzia (Maranhão) e 02 de Curionópolis. Veja no quadro abaixo o número de jogadores envolvidos nas competições:




Em relação ao quantitativo de enxadristas, segundo sua ligação ou não com entidades estudantis, conseguimos detectar as escolas nas quais o xadrez possui maior número de participantes. Isto pode representar um indicativo sobre o convite às escolas e o local para nossos eventos. Algumas escolas se sobressaem pela realização de jogos internos. Vejamos o quaro abaixo:

Um olhar mais criterioso nos mostrou as competições que registraram o maior números de participantes. O quadro apresenta como as maiores competições os Jogos Estudantis da Castanha e Jogos Estudantis Marabaenses eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Educação Física), devidamente organizadas pelo Clube de Xadrez Marabá. Veja no quadro:


Enfim, este trabalho é fruto de muita luta e muito apoio. Feito graças à contribuição de muitos. Nossos agradecimentos à todos que direta e indiretamente construíram este enorme sucesso. Fica uma certeza, podemos desafiar estes números, podemos fazer muito mais, mas, por enquanto, devemos comemorar bastante. Bem que poderia não ter acontecido nada, podia. Mas, fizemos a nossa parte. Quem ainda não deu a sua contribuição, não deixou a sua marca, pode vim. Precisamos de todo o tipo de ajuda. O ano de 2012 poderá ser bem melhor. Poderemos contribuir com a sociedade e vivermos em um município mais calmo, tranquilo, então, vamos trabalhar para dar maiores condições, todos fazendo um pouco. Boa sorte moçada.

Nenhum comentário: