Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

DONA VICENTINA, UMA CAMPEÃ AOS 97 ANOS

DONA VICENTINA UM EXEMPLO PARA O MUNDO DA
IMPORTÂNCIA DO XADREZ PARA O SER HUMANO


Ainda sobre o xadrez para idosos, temos um artigo que extrai da internet e vem de um município do interior de São Paulo. É muito bom saber de fatos tão interessantes, testemunhos da importância deste esporte para o ser humano.


UMA GRANDE PROVA DOS BENEFÍCIOS DO XADREZ PARA O IDOSO


Vamos ver um pouco sobre a cidade de Itanhaém. Possui 599,017 Km² tem 87.057 habitantes e fluxo de 450.000 pessoas. A temperatura média é de 27º e mínima de 15 e máxima de 39ºC. A economia local está distribuída em: 42,3% no setor de serviços; 22,5% no setor de comércio; 18,0% na administração pública e apenas 4,6% no setor agropecuário.



Hoje vocês vão conhecer uma grande campeã do xadrez. Ela já participou de mais de 15 competições e acumula cinco títulos regionais e quatro estaduais dos jogos da terceira idade. Estou falando de dona Vicentina da Silva Iglesias, uma senhora muito simpática e cheia de disposição, aos 97 anos de idade.



Dona Vicentina aprendeu a jogar xadrez com o marido aos 50 anos. O xadrez e a companhia do marido eram seus maiores prazeres. Quando ele morreu em 2002, ela perdeu a alegria de viver. Percebendo a tristeza em que ela se encontrava a secretária e "anjo da guarda" Valdinete da Silva, procurou ajudá-la. "Comecei a procurar atividades para ela. Conheci o Silvio, um professor de xadrez e marquei as aulas", conta Valdinete.



Com o professor Silvio Luís Guimarães de Melo, dona Vicentina aprendeu as técnicas do jogo. "Eu nunca vi uma pessoa com uma força de vontade tão grande", revela Silvio. No último sábado, Silvio inaugurou um centro de xadrez que leva o nome da atleta, o Clube de Xadrez de Itanhaém Vicentina Iglesias.


A jogadora também treina no Grupo Conviver Terceira Idade de Itanhaém, que frequenta desde 2007. Porém, é a única mulher a praticar o jogo. É por lá que ela representa o Município e vai às competições do JORI.



Na última etapa dos 15º Jogos Regionais do Idoso (JORI), realizada na cidade de Santana de Parnaíba, não teve para ninguém na competição de xadrez feminino, dona Vicentina venceu todas as rodadas, sem dar chance às adversárias.


As medalhas e troféus ficam expostos em sua casa. Dona Vicentina não tem segredo para vencer os adversários. Apenas pratica na mesa de xadrez de sua casa, onde tem um relógio que controla o tempo de jogo. Ela treina ao lado de Valdinete, que também leva seus filhos para aprender com a aposentada e sempre a acompanha nas competições.


Dona Vicentina é um exemplo de superação. É a prova concreta de que não há limites para quem ama o que faz. Foi uma honra estar na casa da Dona Vicentina e poder ve-la jogando comigo uma partida de xadrez.



Nenhum comentário: