Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

433 - CARLOS ALESSANDER PARTICIPA DE CURSO DE ÁRBITRO FIDE

CARLOS ALESSANDER JÁ ESTÁ EM CALDAS NOVAS PARA CURSO DE ARBITRAGEM
Já se encontra na cidade de Caldas Novas no Estado de Goiás, o amigo e presidente do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama, Carlos Alessander, participando do Seminário FIDE de Árbitros no período de 19 a 25 de Novembro.


O presidente do Cavaleiros da Dama, Carlos Alessander, iniciou uma longa jornada, desde a cidade de Canaã dos Carajás passando por Parauapebas trechos rodoviários e, de Marabá à Brasília em voo da Gol e seguiu até Caldas Novas novamente via trecho rodoviário. A sua peregrinação teve início no dia 18 de Novembro. Acompanhei o embarque do dirigente de Canaã dos Carajás, solicitando do mesmo que levasse consigo o nome do Clube de Xadrez Marabá e algumas encomendas de materiais esportivos.


O Curso de Arbitragem da Federação Internacional de Xadrez, realizado com aval da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) sob a organização do Grande Mestre Darcy Lima. O curso confere aos participantes o status de Árbitro FIDE (AF).


Para participar do seminário o participante já deve ter em seu currículo organização de algum evento de rating FIDE. E, fazer sua inscrição pagando um pacote em alguns dos hotéis credenciados pelo período do curso. Além das despesas da viagem, o participante tem de arcar com as despesas de hospedagem e alimentação. Por que estou dizendo tudo isto? Bom, simplesmente para demonstrar que não é fácil e nem barato arcar com muitas despesas, a fim de dar suporte a sua cidade, região e estado.


A organização já disponibilizou o conteúdo do curso de arbitragem:


O programa do Seminário de FIDE Arbiter é (the program for the seminar is) :


1 - Lei do Xadrez da FIDE (incluindo Apêndices: Rápido, Blitz etc) / FIDE Laws of chess including Appendices
2 - Regras de Torneios FIDE / FIDE Tournament Rules
3 - Papel do árbitro - Princípios Éticos/ The role of the arbiter- Ethicals Guides
4 - Sistemas de Jogo e Desempates/ Rate of play, Tie breais Rules etc.....
5 - Regras de Emparceiramento - Sistema Suíço/ Pairings Rules and Swiss Sistem
6 - Regulamento de Rating e Títulos FIDE/ Regulations for the Rating and over-the-board Titles
7 - Regulamento de Títulos para Árbitros / Regulations for titles of the Arbiters
8 - Uso de Relógio Digital / Use of Eletronic Clocks
9 – Uso de Programas de emparceiramento / Use of Computer pairing programs (****)

Quem ganha com isto é todo o Estado do Pará.



Retificação:

Bom, acabo de receber e-mail do Carlos Alessander retificando informações desta postagem. Esclarece que o Curso confere status de Árbitro Fide (AF). Ele confere NORMA para AF, em que são necessarios outros quesitos como ter arbitrado torneios FIDE Suiço e Round Robin, os torneios terem um determinado valor na Fide.

Nenhum comentário: