Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

422 - CERIMÔNIA FOI PRESTIGIADA PELA SOCIEDADE MARABAENSE





Noite de gala para os amantes do xadrez. O Clube de Xadrez Marabá promoveu ato solene para premiação dos Campeões de 2011, das categorias Sub-12, 14, 16, 18 e Absoluto. A solenidade foi realizada no Auditório da Câmara Municipal de Marabá nesta 6ª feira (11/11/2011) com a presença de   estudantes, professores, diretores, empresários e amantes do enxadrismo.


MESA DE TRABALHOS: SR. JOEL (ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, PROFª. FLORENY (EDUCAÇÃO), ARNLSON (CLUBE DE XADREZ), PAULO LOPES (SINDICATO DO COMÉRCIO) E JOSÉ PINHEIRO (SEC. ESPORTES)
 
A solenidade foi conduzida pela Mestra de Cerimônia Anna Barros, contou com a presença de autoridades e celebridades locais. Os participantes da Mesa puderam prestar palavras de apoio e de incentivo ao enxadrismo, reconhecendo o porque o xadrez é importante para o município de Marabá. Na mesa o Sr. Paulo César de Carvalho Lopes Presidente do Sindicato do Comércio, a Srª Floreny Rodrigues Chaves Diretora da Escola Francisca de Oliveira Lima  representando o setor educacional, o Sr. José Atlas Pinheiro representante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e do Sr. Joel Marques, proprietário da empresa Molas Asa Branca, Diretor da Associação Comercial e Industrial de Marabá, além do Sr. Francisco Arnilson de Assis, presidente do Clube de Xadrez Marabá.
CARLOS ALESSANDER, DO CAVALEIROS E A MESTRA DE CERIMÔNIA ANNA BARROS (AO FUNDO)
A Cerimônia contou com outro convidado muito especial, Sr. Carlos Alessander Alves da Costa, do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que atua nos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, simbolizando os vários laços de amizade costurados ao longo de 22 anos entre vários municípios do Estado do Pará, como Abel Figueiredo, Castanhal, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Redenção, Rondon do Pará, Tucumã e Tucuruí.


XADREZ EXIBIÇÃO: GUSTAVO E GABRIEL BETÂNIO, AO FUNDO AS BANDEIRAS DO PARÁ E DE MARABÁ


O evento contou com a seguinte PROGRAMAÇÃO:
19h30 Recepção aos Convidados;
20h00 Abertura Oficial e Pronunciamentos;
20h10 Apresentação Institucional;
20h20 Apresentação Vídeo Xadrez na Escola;
20h35 Exibição de Xadrez Relâmpago;
20h40 Depoimento da Prof.ª Rosane Oliveira;
20h50 Premiação;
21h10 Encerramento e Coffee Brake.

Seguindo o roteiro pré estabelecido, os convidados foram recepcionados pelo Rei Róbson e pela Rainha Ana Paula, alunos da Escola Municipal São Francisco. O trabalho realizado com muito gosto e simpatia destes estudantes recebeu elogios de todos os presentes. De fato, os alunos deram um brilho muito especial.

Os participantes da Mesa tiveram a oportunidade de se mostrarem simpáticos à causa do Clube de Xadrez e demonstraram para todos que o Xadrez vai ter maior apoio da classe empresarial, estudantil e da própria Secretaria de Esportes.

Na apresentação institucional do Clube, sobre Cenários e Perspectivas apresentou seus vários produtos para o público em geral, escolas, classe empresarial e prefeituras, como a realização de cursos e oficinas de capacitação, promoção de torneios e campeonatos em geral, absolutos e estudantis, projetos e assessorial educacional. Entre os pontos positivos: experiência de 22 anos com xadrez, o respeito da sociedade, apoio da imprensa em geral e o fato de o xadrez estar presente em 33 escolas. Entre os pontos de entrave para o crescimento do xadrez segundo o Clube de Xadrez: apoio governamental; a falta de uma sede social; condição financeira; quadro social; inserção de competições no calendário oficial do governo municipal e falta de intercâmbio.

Dentre as estratégias de curto prazo, para alavancagem do Clube de Xadrez estão: aumento do quadro social, composição diretiva, realização de oficinas e cursos de capacitação. As estratégias de médio prazo: obtenção de sede social e o início de uma grande batalha para aprovação de leis de apoio ao esporte.

As diretrizes estratégicas para o biênio 2012/2013 são: ampliação do quadro social; melhorar comunicação e aumentar os eventos promocionais; voltar toda a organização para os associados e projetos e, maior investimento na melhoria do xadrez municipal, regional e estadual.

O trabalho que ora se encerra contou com um grupo de colaboradores, dentre eles: Francisco Arnilson de Assis, José Carneiro de Sousa, Prof. Gileno Rocha, Prof. Jhon Kennedy, Prof. Antônio Jorge Oliveira, Profª. Raimunda Vieira, Profª. Ana Borges, Paulo César de Carvalho Lopes e Antônio Edilson Nascimento.

O trabalho que realizamos no ano de 2011, contou com o apoio fundamental da Imprensa de Marabá: Jornais Opinião, Correio do Tocantins e Folha do Pará, das emissoras de rádio Itacaiúnas e Clube, TV RBA, Eldorado, RedeTV, TV Record. E dos vários blogs e sites que nos estimularam e divulgaram nossos eventos, como por exemplo: www.cavaleirosdadama.org.br; www.quaradouro.blogspot.com; www.parsifal.org; www.fepaxe.blogspot.com; www.fexpa.org.br; www.xadrezdonorte.com.br; www.xadrezbrasileiro.com; www.zedudu.com.br; www.ctonline.com.br; www.xadrezbosco.blogspot.com; www.ligadexadrezdeimperatriz.blogspot.com, entre outros, se esqueci de alguém, antecipo minhas desculpas, só erra quem faz.

Como nem tudo é perfeito, foi possível, apenas, o reconhecimento (não conseguimos preparar a premiação) aos destacados colaboradores do Clube de Xadrez Marabá, a quem devotamos nossos sinceros agradecimentos pelo muito que fizeram, mesmo sem receber nenhum apoio financeiro, deram sua importante contribuição para a melhoria da sociedade marabaense, eis os nomes de nossos importantes colaboradores:

GILENO ROCHA, MELHOR PROFESSOR DE XADREZ DO ANO DE 2011. O professor conseguiu realizar um excelente trabalho nas Escolas. Fizemos uma pesquisa e colhemos vários e vários elogios. Pessoa de muita dignidade e que tem honrado o seu nome, o nome do Clube de Xadrez e das Escolas nas quais trabalhou.

MIGUEL ÂNGELO foi escolhido o COLABORADOR DO ANO. Ele chegou ao município de Marabá em dezembro de 2010 e atuou como Treinador da Seleção Estudantil dos Jogos Estudantis Paraense – Etapa de Curionópolis. Sua longa experiência e vivência com o xadrez contribuiu com a melhoria de nossos atletas.

ANA MARIA BORGES DE FREITAS foi a Educadora que primeiro acreditou no Ensino de Xadrez entre todas as Escolas de Marabá. Recebe o nosso reconhecimento em nome da ESCOLA ARTES E MANHAS, como ESCOLA PIONEIRA NA IMPLANTAÇÃO DO XADREZ NO CURRÍCULO ESCOLAR. A Escola adotou o xadrez no ano de 2006 e conta com um PROFESSOR DE XADREZ, com carteira assinada. Ela merece.

PAULO CÉSAR DE CARVALHO LOPES recebeu nosso reconhecimento como MELHOR PATROCINADOR DE 2011. Foi um respeitável conselheiro, amigo de todas as horas. Em suas palavras o apoio ao xadrez e a colaboração em todos os momentos. Sua vasta experiência e sua amizade demonstraram o valor de se ter um VERDADEIRO AMIGO DO XADREZ.

Em ato contínuo foi realizada a Cerimônia Oficial de Premiação com a entrega de Troféus e Medalhas conforme relação abaixo:

CAMPEONATO MARABAENSE SUB-12
1 LARISSA Helena Bolla Silva
2 Jaqueline YASMIN S. Aguire;
3 MOISÉS Miranda Lourenço.


CAMPEONATO MARABAENSE SUB-14 (29)
1 GUSTAVO Martins de Quadros
2 RICARDO Vinicius C. Sousa
3 LILIANE Evangelista Guimaraes



CAMPEONATO MARABAENSE SUB-16
1 Gabriel Betanio Oliveira
2 Ricardo Vinicius Castro Sousa
3 Patrick Daniel Fraga Silveira



CAMPEONATO MARABAENSE SUB-18
1 GUSTAVO MARTINS Quadros
2 RICARDO VINICIUS C. Sousa
3 CARLOS EDUARDO Guimaraes

CAMPEONATO MARABAENSE ABSOLUTO
1 PABLO Salermo M. Nascimento
2 MIGUEL Ângelo Quadros
3 Francisco ARNILSON de Assis.


Enfim, agradecemos em nome da Família Enxadrística do Clube de Xadrez Marabá à todos os presentes. Este acontecimento ficará registrado na história da Cidade de Marabá.
 Existe uma frase bonita no Filme O Gladiador: "O QUE FAZEMOS EM VIDA ECOA NA ETERNIDADE". Faço essa lembrança reconhecendo a todos que contribuíram e continuam contribuindo com a história do Clube Xadrez, como a Professora Laura Araújo que trabalhou conosco por muito tempo e realizou um excelente trabalho.

No Filme "Tróia" lembro de uma cena interessante:
Aquiles está prestes a seguir para o seu combate (no início do filme) e está subindo em seu cavalo. O garoto que havia despertado e chamado para o campo de batalha. O garoto diz:


- O tessálico que vai lutar com o Senhor ele é o maior homem que eu já vi. Eu não lutaria com ele.


Após colocar o capacete na cabeça responde:
- Por isso o seu nome nunca seria lembrado.

Então, guardemos os nomes de nossos bravos atletas mentais, reconhecidos e homenageados. Que seus exemplos, suas histórias de vidas sejam motivos para serem seguidos.

Aproveitando o encerramento de texto, nesta postagem, na minha cabeça fervilha muitas histórias que guardarei em minha memória. Esta postagem já está ficando muito longa. E, texto muito grande as pessoas não gostam de ler e mais uma vez coloco a relação com atividades enxadrísticas com o acréscimo da Escola Francisco de Souza Ramos que promove aulas de xadrez por meio do Professor de Educação Física:

1. ANASTÁCIO QUEIROZ;
2. IRMÃ THEODORA;
3. INACIO S. MOITA;
4. SÃO FRANCISCO;
5. ACY BARROS;
6. ANÍSIO TEIXEIRA;
7. DISNEYLANDIA;
8. GERALDO VELOSO;
9. AUGUSTO MORBACH;
10. JONATHAS PONTES;
11. HELOISA CASTRO;
12. PEQUENO PRINCIPE;
13. GASPAR VIANNA;
14. FUTURO;
15. ÊXITO;
16. ARTE E MANHAS;
17. DARCI RIBEIRO;
18. JUDITE G. LEITÃO;
19. LUTERANA;
20. LIBERDADE;
21. EMÍLIA FERRERO;
22. SILVINO SANTIS;
23. BASÍLIO MIGUEL;
24. MONTE CASTELO;
25. COLÉGIO ALVORADA;
26. PLÍNIO PINHEIRO;
27. JULIETA GOMES LEITÃO;
28. MADRE CELESTE;
29. MANOEL CORDEIRO;
30. JOSÉ MENDONÇA;
31. RIO TOCANTINS;
32. MARTINHO MOTA;
33. MANOEL CORDEIRO;
34. FRANCISCO DE SOUZA RAMOS.


Vejam algumas fotos da Cerimônia:
MELHORES DO CAMPEONATO MARABAENSE SUB-12
PREMIADOS PELO SR. PAULO CÉSAR DE CARVALHO LOPES
PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMÉRCIO DE MARABÁ


MELHORES DO CAMPEONATO MARABAENSE SUB-14
PREMIADOS PELA GERENTE DO SESC SRª NEYLA RIBEIRO
E PELO DIRETOR DA ACIM SR. JOEL MARQUES

MELHORES DO CAMPEONATO MARABAENSE SUB-16
PREMIADOS PELO PRESIDENTE DO CLUBE DE XADREZ CAVALEIROS DA DAMA
MELHORES DO CAMPEONATO MARABAENSE SUB-18
PREMIADOS PELO SR. CARLOS ALESSANDER ALVES DA COSTA
PRESIDENTE DO CAVALEIROS DA DAMA
MELHORES DO CAMPEONATO MARABAENSE ABSOLUTO PREMIADOS PELA DIRETORA DA ESCOLA ARTES E MANHAS
OS CAMPEÕES, O REI ROBSON E A RAINHA ANA PAULA

REPÓRTER MARIA ALEXANDRA EM AÇÃO

UMA PESSOA MUITO ESPECIAL, PROFESSORA ROSANE OLIVEIRA

MINHA GRANDE AMIGA NILDA E A MINHA QUERIDA ESPOSA TANILZA

Nenhum comentário: