Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

154 - ITUPIRANGA FORTALECE A PRÁTICA DO ENXADRISMO


A origem da cidade de Itupiranga, sede do município do mesmo nome, foi o povoado Lago Vermelho, fundada em 1896, por extratores de caucho, oriundos de Goiás. Inicialmente, pertencia ao município de Baião. Em 1912, durante o governo de Enéas Martins, com a criação do município de Marabá, passou a pertencer-lhe. Até que em 31 de dezembro de 1947 durante o primeiro governo de Moura Carvalho, a Lei no 62 criou o novo município de Itupiranga. A instalação ocorreu a 14 de julho de 1948.


Situada na Região do Sudeste Paraense a cidade de Itupiranga é bem mais próspera de desenvolvida do que aparenta. O seu jeito humilde esconde suas potencialidades e riquezas. Em primeiro lugar, é um município bastante extenso, sua área é de 7.879,995 km2, sete vezes a área física da Capital, que possui apenas 1.062 km2.


Nesta cidade de mais de 50 mil habitantes também há a prática do enxadrismo embora, poucos saibam disso. Por que? Porque a atividade ainda não recebe apoio do governo municipal e é incentivada na Escola Getúlio Vargas, periferia do município. E como foi que o xadrez chegou por lá? O professor de Educação Física, Arionaldo, participante de uma oficina de xadrez na Escola Magalhães Barata, em Marabá, de forma iluminada e generosa, há mais de três anos tem se dedicado também às aulas de xadrez.


O trabalho é grandioso e muito bonito, reconhece o presidente do Clube de Xadrez Marabá. O professor Ari, como é chamado, recebeu sinal verde da Diretora Maria Aparecida e das mães dos alunos. Segundo o professor, o comportamento dos alunos em suas aulas tem melhorado muito e por essa razão temos ensinado a todos os alunos que querem aprender mais este esporte.


Distante cerca de 45 quilômetros de Marabá, a Escola Estadual Getúlio Vargas vai realizar no próximo dia 18 de junho o 3º Torneio de Xadrez Escolar. O primeiro torneio ocorreu em 30/11/2008 com 11 participantes, em 2009 no dia 04 de dezembro com 17 e agora em 2010 com número recorde de participantes, serão 35 enxadristas. O vencedor do ano de 2009 foi o estudante Alexandre Brito dos Santos e o de 2008 foi o estudante aldo César B. Brinquedo.


O Clube de Xadrez Marabá é um dos apoiadores da iniciativa e espera que o evento possa chamar a atenção do Prefeito Municipal Benjamin Tasca, Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, além de diretores, professores e estudantes, para que esta ação bem sucedida possa chegar às demais escolas do município. Experiência neste sentido o município já possui, falta ampliar a oferta de oficinas, competições e, futuramente criar o Clube de Xadrez de Itupiranga.


Segundo Francisco Arnilson, do Clube de Marabá, se houver o mínimo de interesse do poder público municipal esta cidade vai despontar no cenário regional e até estadual. Pois, no Estado temos uma Federação, Clubes e a atividade está presente nos Jogos Estudantis do Pará e Itupiranga está ficando de fora, apenas porque, falta apoiar esta prática esportiva que é capaz de desenvolver intelectualmente os seus praticantes, além de desviá-los dos caminhos das drogas, prejudicial em todos os sentidos e, de forma até irreversível.

Nenhum comentário: