Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

157 - OS CAMPEÕES DE ITUPIRANGA






O Clube de Xadrez Marabá esteve presente à bela cidade de Itupiranga, região Sudeste do Estado, para promover o 3° Torneio de Xadrez da Escola Getúlio Vargas. A Escola está situada na Vilinha, distante 8 km da sede do município e tem como administradores o Professor Jorge Washington como diretor e a Professora Maria Aparecida como coordenadora pedagógica e ainda o excelente professor de Educação Física Arionaldo. A Escola inovou e introduziu o xadrez em suas aulas.


A Cidade fica na margem da rodovia federal BR-230, conhecida por todos como Transamazônica que, para chegar ao município de Itupiranga, ainda temos que percorrer extenso trecho em estrada de chão, embora, vimos pelo caminho 05 veículos tapando alguns buracos no trecho asfaltado, dando a impressão de ser uma estrada bem cuidada que, aliás, não é. Então, percorrer este longo trecho pode causa sérios problemas aos veículos. Pelo menos três veículos, principalmente caminhões, foram encontrados ao longo do caminho, sem contar a enorme poeira que deixa tudo invisível. Eita estradinha sem pai nem mãe. Arre.


O Torneio contou com a participação expressiva de 26 alunos da 2ª a 8ª série, promovido pelo sistema suíço, de forma manual, em 05 rodadas com o tempo de reflexão de 15 minutos. Os vencedores da 1ª e 2ª versões, Aldo César e Alexandre Brito estiveram ausentes, o primeiro, tinha saído para a roça e não voltou a tempo e o segundo, por não ser mais aluno da escola não pode participar.


O mais novo campeão é o atleta João Gomes Vieira Filho, tem apenas 12 anos, cursa a 6ª série do ensino fundamental e levou para casa o troféu personalizado com a bandeira do município. O jovem atleta tornou-se campeão invicto ao vencer aos seguintes adversários: Alessandra Santos, Marquivan Cruz, Marcelo Chaves, Marcos Chaves e Josué Paiva Silva.


O vice campeão foi o atleta Josué Paiva da Silva, tem 18 anos de idade, cursa a 8ª série. Perdeu apenas a partida que disputou com o vencedor do torneio. Venceu aos atletas: Anélio Santos, Tiago Silva dos Santos, Wilas Santos da Silva e Yuri Silva Souza. O vice campeão recebeu medalha como premiação.


O terceiro lugar foi o atleta Tiago Silva dos Santos, tem 18 anos de idade e cursa a 7ª série do fundamental. Conseguiu 4 vitórias e perdeu apenas na 2ª rodada para o 2° colocado. Derrotou aos atletas: Fernanda S. Conceição, Daniel Izidório, Jonathan S. Souza e Anécio Silva dos Santos. Perdeu apenas uma partida, foi na 2ª rodada para o forte Josué Paiva da Silva, vice campeão. E recebeu a medalha do torneio.


O quarto colocado foi o atleta Alexandre Carpegiani, aluno da 5ª série e tem apenas 10 anos de idade. Logrou êxito diante dos seguintes atletas: Jarlan Moreira, Yuri Silva Souza, Vinícius Marques e Marcelo Costa Chaves. Perdeu na 1ª rodada para o forte Jonathan S. Souza. Também recebeu bela medalha do 4° lugar.


O atleta Augusto Mirair Costa ficou na quinta colocação. Ele tem 16 anos de idade e cursa 8ª série do ensino fundamental. Venceu aos atletas: Davi Cavalcante, Kléber das Neves, Wilas Silva e Marcos Costa Chaves, perdeu apenas na 1ª rodada para Marcelo Chaves. Assim, também pôs no pescoço sua medalha.


Na sexta colocação tivemos o atleta Anélio Silva dos Santos, da 5ª série, de apenas 11 anos de idade. Jogou e venceu aos seguintes adversários: Fernanda Conceição, Marquivan da Cruz e Dalto Ramos. Teve um empate com seu irmão Anécio e perdeu apenas na rodada inicial para o atleta Josué Paiva, vice campeão. Também recebeu como premiação a medalha personalizada do evento.

Nenhum comentário: