Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

128 - FALECEU O GENIAL RUSSO VASILY SMYSLOV





O grande mestre internacional de xadrez e campeão do mundo Vasily Smyslov morreu na noite desta sexta-feira (27/03) num hospital de Moscou aos 89 anos, informou o canal local NTV.


"A versão preliminar aponta que a causa da morte foi uma insuficiência cardiovascular", disse uma fonte do hospital em declarações à agência de notícias RIA Novosti.


No grupo dos grandes enxadristas do mundo desde 1948, Smyslov foi campeão do mundo na temporada 1957-1958 e, como membro da equipe nacional da União Soviética, conquistou dez Olimpíadas de xadrez e cinco Europeus.


Smislov é autor também de uma série de livros sobre o esporte.


Vasily Vasiliyevich Smyslov nasceu em 24 de março de 1921 e foi barítono no Bolshoi, antes de começar sua carreira como enxadrista profissional. Em 1957, derrotou Botvinnik pelo Campeonato do Mundo e conquistou a coroa do xadrez mundial durante um ano.


"Meu estilo no xadrez e minhas preferências musicais se inclinam a um ideal de perfeita beleza, de harmonia essencial, que para mim é a expressão mais alta da espiritualidade". Essas palavras de Smyslov condensam seu caráter e sua vida.




http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,morre-em-moscou-campeao-mundial-de-xadrez-vasily-smyslov,530056,0.htm
http://www.torre21.com/modules/news/article.php?storyid=277

Nenhum comentário: