Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

CLUBE DE XADREZ SE ORGULHA DA REALIZAÇÃO DO TORNEIO DE ANIVERSÁRIO


TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ COM BOLO DE 29 ANOS
Admiro muito os organizadores de competições de xadrez, embora o Pará tenha poucos, e menos ainda oficializados na Confederação de Xadrez, muito do que se faz é fruto de muito boa vontade, muito garra, principalmente para as categorias de base, neste quesito, merece os parabéns o trabalho promovido por Rodrigo Leal em Parauapebas, também Clever dos Santos em Canaã dos Carajás, apenas para citar alguns mais próximos. Comungando desse espírito eu me aventuro em promover algumas competições, sei que existe uma base de garotos necessitando de competições. Sei que me doeu muito deixar passar o dia 21 de outubro sem nenhuma mensagem, nenhum texto, mas, peço a compreensão, pois estava muito ocupado com uma ação no município de Bom Jesus do Tocantins e ultimando os preparativos para o Torneio de Aniversário, correndo de um lado para o outro.

Mesmo sabendo de muitas dificuldades que nos ocorrem diariamente, com a necessidade de recursos para cobrir as despesas de troféus, lanches, contratação de mesas e cadeiras e etc, de compartilhar a realização com a classe estudantil pelas redes sociais e visitas aos estabelecimentos de ensino, a gente acaba conseguindo o apoio e adesões quase inesperados. Muitos professores começaram a ligar e a pedir informações sobre como participar e se haveria a cobrança da taxa de inscrição.
 

APOIADORES CELEBRAM 29 ANOS DE FUNDAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ
Para o êxito de uma competição é quase aquela frase já ouvida, "tudo pelo xadrez", há muitos preparativos e surgem muitas inconsistências, alguns me questionaram sobre a data, véspera das eleições do segundo turno, justamente, na véspera e não no dia, certo? Mas, este texto é para agradecer ao Professor Rodrigo Leal que sempre trás seus atletas para as nossas competições, agradecer aos nossos atletas, nos educadores que verdadeiramente acreditam nos benefícios educacionais do xadrez, às diretoras e a imprensa que sempre abre as portas.

Agradeço o apoio do Senhor Elói Ribeiro, Secretário Municipal de Esportes que chegou junto, trouxe mais ânimo e força nos preparativos, ajudou imensamente, bem como, agradeço também ao Senhor Luciano Dias Secretário Municipal de Educação por levar o convite do Torneio aos diretores de escolas municipais e também ao Senhor Alessandro Viana Secretário de Comunicação da Prefeitura, a tudo isso deixamos bem claro o nosso agradecimento especial.

O Clube de Xadrez Marabá completou no dia 21 de outubro, 29 anos de fundação, criado pelo Mestre Rubens Carlos Kossatz (in memorian) e pelo Mestre e Engenheiro Civil Antonio Carlos Silva Almeida, no começo, em maio de 1991 foi realizado o primeiro evento oficial o TORNEIO ABERTO DE MARABÁ na Loja Maçônica da Marabá Pioneira, muito bem organizado e com 24 participantes. O Mestre Antonio Carlos foi grande vencedor deste. De lá para cá foram muitos eventos, tudo no tempo do Sistema Suíço manual e do Sistema Schuring. 

Ao completar 29 anos de fundação, é bem merecido que tivéssemos um bolo comemorativo e uma reunião de enxadristas. Daí, a razão de se promover uma competição com características estudantis e privilegiando o xadrez de base, mais numeroso e que sempre comparece. Então, decidimos promover o Torneio de Aniversário seguindo uma lógica dos campeonatos que vem acontecendo na região, como Canaã dos Carajás e Parauapebas, nas categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16 anos.

A nossa satisfação foi imensa, conseguimos atrair 29 estudantes, sendo que um atleta se inscreveu e nem chegou a competir. Contamos a presença de atletas de Parauapebas que hoje representa uma grande força do xadrez paraense, de uma equipe comandada por Rodrigo Leal. Enfim, conseguimos alcançar os objetivos propostos de realizar as três competições.

Vale o registro do amigo Professor Gileno Rocha, também um grande abnegado, pessoa inteligente e companheiro, credito o sucesso do Torneio para esta personalidade, também, ao amigo Elton, que é forte no xadrez e na força física, um grande professor de Educação Física que me ajudou a carregar escadas abaixo e acima a tralha desta organização. Tenho que agradecer ao Professor Paulo Alencar da Escola Acyr Barros, mesmo não sabendo nada de xadrez sempre conduz seus atletas às competições. Mil agradecimentos para vocês e a todos que direta e indiretamente contribuíram, mesmo sem querer aparecer.

Também, vale o registro de contato recente com ARI MAIA Árbitro FIDE e Vice Presidente da LIGA BRASILEIRA DE XADREZ - LBX, que mais uma vez colocou a sua entidade para registro das nossas competições e computação de rating dos nossos atletas. Para quem não sabe, a LIGA já congrega uma comunidade de 28 mil enxadristas. Muito bacana, show de bola.

Nenhum comentário: