Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

PAULO VIEIRA DA ESCOLA CLARETIANO VENCE O TORNEIO DE ANIVERSÁRIO NA CATEGORIA SUB 12 ANOS

ATHOS LUAN (VICE-CAMPEÃO), JHONATHAN PEREIRA (5°), PAULO VIEIRA (CAMPEÃO),
DOLSEF TABOSA (3°) E YOURE SANTOS (4° LUGAR)
Visando promover o encontro de enxadristas marabaenses, das categorias de base, na celebração de 29 anos de existência do Clube de Xadrez Marabá, considerando que hoje esse público, fruto de trabalho nas escolas, é bem maior que o público adulto, podemos reunir um valoroso grupo de enxadristas nas três competições promovidas simultaneamente Sub 12, 14 e 16 anos, um belo espetáculo visual, realizado no dia 27 de outubro, começando às 14 horas com as inscrições e o congresso técnico, no Shopping Pátio Marabá no piso L3.

O Torneio da Categoria Sub 12 anos contou com 11 inscritos e participação efetiva de 10 representando 05 estabelecimentos de ensino do município de Marabá. Foi uma coisa muito bela de se ver, jogadores principiantes a jogarem um xadrez com uso de técnicas e estratégias ainda em começo de aprendizado, outros mostrando uma condução mais objetiva das peças para a vitória. Foi organizado pelo Clube de Xadrez Marabá através dos árbitros locais Francisco Arnilson, Gilenno Rocha e do Árbitro Rodrigo Leal do Clube de Xadrez Parauapebas, promovido pelo Swiss Perfect pelo Sistema Suíço em 04 rodadas, no modo xadrez rápido com o tempo de 12 minutos nocaute.






A respeito dos competidores, o favorito da competição era o garoto Athos Luan Macedo Lima, da Escola São Francisco, jogador de belas jogadas e já um pouco de bagagem nas competições que participa, na verdade ele não fez feio, simplesmente teve um jogo difícil contra um adversário destemido. Muitas batalhas no tabuleiro de xadrez acontecem muito mais energicamente no campo da imaginação, nos pensamentos e desenvolvimento de estratégias e coragem para implantá-las ou não. Porém, a partida entre Paulo Marcelo Giordano Vieira da Escola Claretiano cercou-se de nervosismo e muita pressão psicológica. O resultado foi um empate por afogamento, imagino que a cabeça dos garotos estavam a ferver de tanto raciocinarem e agirem com a pressão do tempo.

O terceiro colocado foi o garoto Dolsef de Oliveira Tabosa, da Escola São Francisco, ele é o enxadrista do futuro, uma promessa, um potencial a ser ampliado, cujos resultados são visíveis na sua trajetória de jogar xadrez em campeonatos e torneios. Aliás, o desenvolvimento do enxadrismo marabaense passa por treinamentos de aprimoramento técnico, considerando que as escolas ainda não adotaram com disciplina curricular ou mesmo extra curricular. E esse crescimento acontece, muitas das vezes, justamente nas participações de campeonatos, com o congraçamento com atletas do município  e de outras cidades, mostrando mais uma vez que é esse instrumento que oferece boa parte de avaliação de crescimento dos atletas.

Muito importante registrar sobre a participação dos 4° e 5° colocados, respectivamente Yure Souza dos Santos e Jhonatan Pereira da Siva, ambos da Escola São Francisco, representando a força que foi produzida na Escola. 

Enfim, o Campeão e o Vice-Campeão receberam troféus personalizados e os 3°, 4° e 5° colocados receberam lindas medalhas personalizadas, patrocinados pela Secretaria Municipal de Esportes, que também apoiou o evento com um belíssimo banner de 2,80 metros x 2,80 metros e na locação das mesas e cadeiras, merecendo o registro e o nosso obrigado.

Agora as tabelas da competição:









Nenhum comentário: