Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Rubens Kossatz retorna para junto de seus familiares


No dia 25 de junho recebi uma ligação no meu celular, do Tocantins, fiquei surpreso por não ter nenhum parente morando neste estado, mas, trouxe uma notícia preocupante, o Senhor Rubens Carlos Kossatz, primeiro presidente do Clube de Xadrez Marabá fora encontrado naquele município, onde também não conhecia nada de lá. Eu fiquei pensando que seria um trote, não era. Ele sempre foi envolvido nas questões do Garimpo de Serra Pelada, foi um dos criadores e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada - COOMIGASP. Neste instante lembrei-me que havia visto alguma notícia sobre uma Assembleia da Cooperativa em Curionópolis. Esta, por sinal, foi a razão do Sr. Rubens ter vindo nestas terras.


Quando estava para retornar para São Paulo, onde mora, foi assaltado na cidade de Araguaína, no Tocantins, levaram dinheiro e celular, ao que parece fora maltratado também. Foi uma ação que o deixou desnorteado, apenas se lembrava de que seus familiares residiam em São Paulo e não se lembrava de nenhum telefone deles.

Foi uma dificuldade para as Assistentes Sociais de Araguaína encontrar alguma informação que pudesse chegar aos seus parentes. Ele não lembrava dos telefones, dizia o nomes dos filhos, da irmã e nada mais. Dissera que o irmão era envolvido com garimpeiros, também dissera o nome. Mas, foi uma outra lembrança que veio a ajudar, uma informação importante, lembrou-se do seu envolvimento com o Clube de Xadrez Marabá e disse que havia recebido uma homenagem em 2013, bastava procurar por informações do Clube. Foi o que fez a Assistente Social Aline, encontrou no google e achou o blog e também o telefone para contato.


Segundo a Assistente Social o quadro de saúde do Sr. Rubens era preocupante, desnorteado, muito magro, com os pés sangrando de tanto andar, diabético, deixava-a preocupada. Mas, era um homem educado e de fala tranquila, um homem viúvo, fino que precisava encontrar os familiares. 

Lembro que o Sr. Rubens era uma pessoa amiga, muito educada e gostava de jogar xadrez. Era um teórico e conseguia jogar belas partidas. Quando o conheci ele residia em uma casa onde hoje funciona a Marafrio, raro era encontrá-lo sem um cigarro nas mãos.

Me dispus a visitar o meu amigo em Araguaína, mas, disseram que ele estava sendo muito bem tratado e só sairia de lá após conversar com os familiares. Passei os contatos que havia e procurei, sem sucesso, conversar com eles. Os parentes foram contactados pela Assistente Aline e puderam reaver o Sr. Rubens Carlos Kossatz que, graças a sua lembrança do Clube de Xadrez Marabá foram feitos os contatos e a localização. Agora está juntos das pessoas amadas.


Nota: O Senhor Rubens Carlos Kossatz nasceu em 03 de janeiro de 1939, portanto tem 76 anos de idade e pode ser visto nas imagens acima em momentos familiares.

Nenhum comentário: