Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOSSOS PARAENSES RUMO AOS JOGOS ESCOLARES EM NATAL, RN

NESTE SÁBADO, AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS
Faltam apenas 06 dias para o início dos Jogos Escolares da Juventude. Este ano a cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte sediará o evento da Categoria A, para atletas de 12 a 14 anos. Os jogos contam com 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Os jogos de xadrez acontecerão no período de 05 a 08 de setembro. A delegação paraense prepara-se para a viagem e é composta pelos os atletas Jade Vitória Araújo de Souza (de Ananindeua) e Anderson Felipe de Oliveira Barros  (de Castanhal),  acompanhados do técnico Michel Peter Cascaes (SEDUC).

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar nossos campeões e desejar-lhes uma boa acolhida na Cidade de Natal e que os objetivos sejam alcançados. Ficarei na torcida pela vitória. Será que o Professor Fernando Almeida que reside em Castanhal trabalhou com o garoto Anderson Felipe? Em todo o caso Marabá torcerá por todos. Boa SORTE.

Conforme consta no site dos Jogos Escolares, nas disputas do xadrez cada estado pode inscrever um aluno-atleta por gênero e um técnico. Também já foi definido o tempo de 61 minutos de reflexão e será emparceirada pelo sistema suíço em 05 rodadas em ambos os gêneros. No xadrez a vitória vale 1 ponto, o empate 0,5 e a derrota 0 ponto. 


Até o ano passado (2012) o certame possuía um nome de pompa, à altura do grandioso evento OLIMPÍADAS ESCOLARES, mas, foi alterado para a realidade brasileira de JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE.


A nossa entidade máxima a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) participa da organização e coordenação dos jogos. Até agora não entendi o porque de termos um regulamento para os eventos estaduais e outro, bem diferente para a etapa nacional.

A CBX DEVE REVER PARA MELHOR O REGULAMENTO DOS JOGOS ESTADUAIS DE XADREZ

Nas competições Estaduais, àquela que define os representantes de cada estado o regulamento da competição impõe duas competições para definir os vencedores. Assim, o vitorioso no XADREZ PENSADO com o tempo de 61 minutos ainda precisará disputar um TORNEIO DE BLITZ MISTO com a participação de meninos e meninas da Categoria A e se sair muito bem.

É interessante esclarecer o que é XADREZ PENSADO e XADREZ BLITZ:

XADREZ PENSADO, nesta modalidade não há a rigorosa pressão do tempo pois cada atleta terá 61 minutos para jogar. Dá para pensar e raciocinar bastante. Os jogadores nesta modalidade jogam após ampla análise e desta forma, são bem menores o número de jogadas erradas (sob o efeito da pressão do tempo). Esta modalidade obriga o participante a anotar todos as jogadas da partida e servem como objeto (posteriormente) de estudo e análise dos erros e acertos ocorridos na partida.

BLITZ, os jogadores jogam sob um forte pressão do tempo que, nos Jogos Escolares Paraense foi de apenas 05 minutos para cada jogador, os lances são feitos muito rapidamente que, em muitos casos, sem nenhuma reflexão das causas e consequências, quase sempre acarretando em perda de peças importantes e consequentemente a partida, gerando grande frustração nos jogadores menos experientes. As partidas de blitz costumam apresentar muitos jogadas erradas e seguem regras próprias e específicas, algumas delas inclusive, não se aplicam ao PENSADO, como não anotar os lances realizados. O Blitz não serve para estudo, serve como um festival acessório para uma maior confraternização.

O Grande Erro é adotar o critério da soma dos pontos do torneio Pensado, jogados por jogadores da categoria e do mesmo gênero mais a pontuação do Blitz que incluem nesta categoria o gênero oposto formando um grupo com elevado número de rodadas. Pensando bem, um jogador que se saiu mal no Pensado pode vencer o Blitz e se tornar o campeão. Isto é um ABSURDO!!!

Conclamo a CBX - Confederação Brasileira de Xadrez e o Comitê Olímpico Brasileiro para reverem estes conceitos errôneos. Não dá para juntar as duas modalidades e achar que tudo é uma coisa só.

É preciso rever esta aberração. No Pensado geralmente temos 05 rodadas, então o TORNEIO PENSADO vale 05 pontos. No Blitz dependendo do número de participantes (as partidas duram no máximo 10 minutos, como foi neste ano em Belém) poderemos ter 15 rodadas (ou mais) e, neste caso o BLITZ valeria 15 pontos, ou seja, a competição de maior importância tornar-se-ía àquela com maior pontuação em disputa, desfavorecendo e desprestigiando o pensado.

Este erro deve ser CORRIGIDO!!!

Nenhum comentário: