Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

ITUPIRANGA VENCE DESAFIO COM XADREZ GIGANTE


Após o encerramento da competição com 100% de sucesso, neste 28 de julho na cidade de Itupiranga, ainda tivemos tempo para um importante evento. Logo na chegada, bem em frente a Escola Jarbas Passarinho, no centro da cidade já havia percebido no pátio a bela pintura do tabuleiro de xadrez. De fato sabíamos da programação, a final, somos da organização do evento no entanto, ficou bacana, muito bacana.


Antes da Cerimônia de Premiação, visando conter um pouco os ânimos da garotada, enquanto ganhávamos um tempinho para a chegada do Secretário de Educação Sr. Paulo Ricarto da Silva, fomos para organizar com o companheiro Nandiel Nascimento do Clube de Xadrez de Itupiranga a prova com o Xadrez Gigante.






Foram escolhidos três atletas de cada cidade. A eles cabiam a responsabilidade de discutirem cada jogada e aquele que executasse o lance deveria acionar o relógio. Foram disponibilizados 10 minutos nocaute e seguindo a regra do xadrez convencional. Foi uma experiência surpreendente para todos. O tabuleiro gigante e as peças enormes nos dão uma certa dificuldade de análise por estar tudo ampliado e não estarmos habituados com este super dimensionamento.

A equipe de Itupiranga foi formada pelos atletas Wallesson, Kaleb e Tiago Moraes, enquanto que a de Marabá contou com os atletas Ricardo, Liliane e Gabriel Ramos. Foi um espetáculo ver os atletas em ação. Não bastasse as discussões e análises das equipes aos poucos os elementos de liderança ficavam evidentes, tudo em perfeita harmonia, análise, voz de comando e execução, de um lado Wallesson e de outro Ricardo.




O fato tempo foi o causador de algumas jogadas equivocadas mas, no entanto, percebemos alguns cuidados e precauções. Alguns ataques diretos e indiretos. Vamos ver a partida:


O diagrama abaixo espelha a posição do tabuleiro quando a seta do relógio caiu. Vitória de Itupiranga. Resta-nos o agradecimento e a continuidade do Desafio no dia 20 de outubro de 2013 em Marabá.


Nenhum comentário: