sexta-feira, 14 de maio de 2010

132 - APOIO E PATROCÍNIOS - QUEM PODE AJUDAR?


O Clube de Xadrez Marabá está buscando apoio para a realização de seus eventos. É muito difícil a realização de esportes na cidade de Marabá, sobretudo sem apoio e interesse do poder público, que sempre preferem os esportes de massa, principalmente àqueles que levantam multidões.


Ainda assim, fica difícil bancar as enormes despesas das realizações dos eventos, tudo isto, por falta de uma política pública. O poder executivo e suas secretarias poderiam estimular o diálogo para a construção de uma política de inclusão social a partir do esporte, beneficiando milhares e milhares de pessoas, dando-lhes opções sadias em combate ao crescente caos social, sobretudo pelo uso fácil das drogas, como é o caso do crack e etc.


Assim, aguardaremos o apoio do setor público ou privado, tanto para o local das competições como também, custear as despesas de premiação. O Clube de Xadrez Marabá entidade enxadrística oficial mais antiga do Estado do Pará consegue visualizar o que acontece em outros municípios com pouco apoio governamental. Bons exemplos de apoio: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Abel Figueiredo, Salinas e etc. O Clube de Canaã dos Carajás conseguiu a doação de uma área para a construção de sua sede. Esperamos que as ações do "povo governando" possam atender ao clamor de uma sociedade marcada por falta de políticas esportivas e envolvidas no centro de uma região violenta.

131 - PRÓXIMOS EVENTOS


O Clube de Xadrez divulga sua programação para Marabá e Região. Silenciosamente temos prestado apoio para diversos eventos muncipais e regionais. Temos escolas municipais que solicitam apoio e palestras sobre o xadrez e para a realização de torneios.


Próximos Eventos:
15 e 16 de maio - Jogos Internos de Parauapebas - apoio;
22 de maio - 14h00 - Copa Abel Figueiredo de Xadrez - CSP 21";
23 de maio - 14h00 - Copa Marabá - CXP 21" - Praça São Francisco;
Copa Parauapebas de Xadrez - definir data e local
06 de junho - 14h00 - Copa Sudeste do Pará - Final - local a definir.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

130 - DEFINIDA A EQUIPE DE RONDON DO PARÁ






A 2ª Copa Rondon do Pará foi realizada neste 13/05 (quinta-feira), com um público reduzido de participantes. Embora tenha realizada a 1ª Copa Rondon do Pará no ano de 2008, o Clube de Enxadristas de Rondon do Pará ainda não encontrou uma boa estratégia para difundir esta milenar e salutar prática esportiva, artística, cultural e recreativa.


No dia 13 de maio comemora-se o aniversário de fundação do jovem município que agora registrou 28 anos, deixando a cidade praticamente parada com a população descansando.


A 2ª Etapa da Copa Sudeste do Pará ocorreu com a realização da Copa Rondon do Pará, município distante 150 km de Marabá, sob a organização do Clube de Enxadristas de Rondon do Para, tendo a frente o entusiasta Paulo Pedro Ribeiro, popularmente conhecido como Paulo Terras. O certame contou com a participação de 06 enxadristas considerados veteranos, sendo prestigiado pelo Campeão Cearense Fernando Moraes.


A competição realizada no belíssimo Clube da AABB serviu para apontar os melhores enxadristas locais e representantes do município na 2ª Copa Sudeste do Pará. A equipe local ficou assim definida, segundo critérios técnicos: 1º Paulo Pedro Ribeiro de Souza 4 pts; 2º Carlos José Barbosa 3 pts; 3º Válter Souza Novais 3 pts; 4º Ivan Santana 3 pts; 5º Vauzenir José de Deus 2 pts; 6º Dionísio Francisco de Almeida 0 pt.


Os dirigentes do Clube de Enxadristas de Rondon do Pará creditam ao Clube de Xadrez Marabá a manutenção do enxadrismo local, por estimularem o xadrez através da Copa Sudeste do Pará e, confessam que este é o momento de realizarem atividades esportivas e educativas nas escolas locais, lembrando como exemplo o município de Abel Figueiredo que conta, segundo palavras dos dirigentes rondonenses com mais de 60 praticantes, a maioria deles são estudantes, configurando-se como uma importante base de sustentação do enxadrismo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

129 - CANAÃ ABRE TEMPORADA DA COPA SUDESTE DO PARÁ








Canaã abre a temporada da 2ª Copa Sudeste do Pará
Teve início a 2ª Copa Sudeste do Pará de Xadrez, abrindo a temporada o município de Canaã dos Carajás, distante cerca de 240 quilômetros de Marabá. Os dirigentes do Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama que tem como base os municípios de Canaã e Parauapebas conseguiram um bom números de participantes, graças ao trabalho dos incansáveis Carlos Alessander, Márcio Laranjeiras e Cláudio Luz. A competição o experiente Adriano Cunha como o grande campeão de Canaã dos Carajás.


A 2ª Copa Canaã dos Carajás contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Clube social Sossego Esporte Clube e Lojas Leolar. O evento contou com a participação de 16 enxadristas, sendo 03 do sexo feminino, com a finalidade de apontar os 05 melhores atletas como representantes do município a disputar a 2ª Copa Sudeste do Pará, final que vai apontar os melhores da região e de cada município participante.


Atletas Classificados:Os atletas tiveram bom desempenho, sobretudo aqueles que conseguiram a classificação, foram os brilhantes:
1º Adriano Cunha, veterano e técnico jogador, obteve 4,5 pontos e 15,5 buccholz;
2º Alyson Pereira Chaves foi o vice-campeão, também 4,5 pontos e 13,5 buccholz;
3º Márcio Muniz Laranjeiras, prof. de Xadrez obteve 4 pontos;
4º Jânio Santos fez 3 pontos e 17 buccholz;
5º Cláudio Francisco, 3 pontos e 16 buccholz.


2ª Copa Sudeste do Pará
A Copa Canaã é parte integrante da 2ª Copa Sudeste do Pará de Xadrez, iniciativa do Clube de Marabá com o objetivo de regionalizar a prática esportiva, além de fomentar a prática em municípios onde há a presença de enxadristas e também em municípios que precisam ser estimulados. A Copa Canaã foi arbitrada pelo dirigente do Clube de Xadrez Marabá Francisco Arnilson de Assis que se sentiu bastante emocionado em perceber a pujança do xadrez em Canaã dos Carajás e Parauapebas onde a organização do Cavaleiros da Dama obteve apoio do poder público com um ônibus e refeções para a realização do evento.


Demais classificações: 6º lugar Werlles Milhomem de Souza com 3 ponts e 14 milésimos;
7º Rodrigo Leal 3 pontos e 12,5 milésimos;
8º Bruno Mauro Valente com 3 pontos e 12 mil;
9º Vitória Bomfin Batista 2 pontos e 14,5 mil;
10º Jardel Alves de Sousa com 2 pts e 14 mil;
11º Wallafy Kelson Cavalcante 2 pts e 10,5 mil;
12º José Roberto 2 pts e 10 mil;
13º Carlos Alessander 1,5 pts;
14º Karine Pereira Batista 1 pt e 11,5 mil;
15º Leonardo Sousa da Silva 1 pt e 9,5 mil;
16º Alice Lameira 0,5 ponto.


Próximos Eventos:
13/05 – 2ª Copa Abel Figueiredo;
16/05 – 2ª Copa Rondon do Pará como parte das comemorações de aniversário.


Curiosidades sobre Canaã dos CarajásA jovem cidade de Canaã dos Carajás, apenas 22 anos de existência, segue uma receita de sucesso, sobretudo no incentivo aos esportes e ao enxadrismo. Parabéns.


A acolhida por parte do canaenses, o calor humano e a alegria em poder participar de mais uma prova de Xadrez foi impressionante. Os atletas locais, juntamente com os de Parauapebas também participaram recentemente do Torneio Aberto de Imperatriz, no Maranhão.


Na avenida principal da Cidade há uma área de lazer e de esportes físicos, onde há a pratica de diversos esportes, inclusive o xadrez.


O Clube de Xadrez Cavaleiros da Dama conta com apoio do poder público municipal, ainda não é o apoio total mas, tem contribuído muito com a prática do xadrez.


O Cavaleiros da Dama já conta com a doação de um imóvel e se prepara para construir suas instalações, em benefício do Xadrez, do Esporte e da Inclusão Social.