Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

NOSSO ADEUS AO MESTRE RUBENS KOSSATZ, FUNDADOR DO CLUBE DE XADREZ MARABÁ

Por notificação  via facebook, neste instante, vi entristecido a nota de falecimento do amigo querido, amigo sincero, educado e fino no trato e nas palavras, nós prestamos uma singela homenagem neste 13 de maio, com a realização do VII TORNEIO RUBENS KOSSATZ, pessoa que guardo boas memórias. Jogamos juntos algumas vezes, sei que venci algumas e perdi outras tantas, isso não importa. Pessoa espirituosa ao lidar carinhosamente com as pessoas e trazia essa simpatia nas nossas competições. Sei que era uma pessoa iluminada, sempre com boas ideias, foi um dos organizadores, no tempo de Serra Pelada (Curionópolis) da Cooperativa dos Garimpeiros, ele estava conosco nestes tempos, seu trabalho lhe rendeu uma fábula de dinheiro à receber e, também sei, nunca o pagaram. Diversas vezes estive com o Seu Rubens e percebi o seu amor por esta gente, por esta terra, acredito que não finalizou um livro sobre Marabá, que gostava de escrever.

Dizer da importância do Seu Rubens para nós, é começar dizendo que ele foi o nosso primeiro Presidente oficial, juntamente com o Mestre Antonio Carlos fundaram o Clube de Xadrez Marabá em 21 de outubro de 1989. Tempos diferentes dos atuais, imaginem vocês a gente andar a pé para cuidar das coisas do xadrez, mas, de vez em quando a gente pegava carona no Fusca do Antonio Carlos e, de vez em quando a gente descia para empurrar o carro. Sei que aqui o Xadrez começou nas boas mãos e frutificou. 

Também é importante destacar a humildade do Seu Rubens, sempre era uma pessoa de tratar de apaziguamentos, de conciliação e dava bons conselhos, sou muito grato ao tempo em que estive na sua companhia e de suas boas palavras. Hoje, sabendo do seu falecimento fico muito entristecido, pessoas assim a gente não deseja que se vá, nossa vontade é que fique eternamente. Mas, ele se foi. Nossos sentimentos de serenidade, solidariedade e orações para que seja bem acolhido, como sempre acolheu o xadrez e as pessoas em sua volta. Deus lhe dê um bom lugar, ao lado dos justos e corretos.


ABAIXO A NOTA RECEBIDA DA FAMÍLIA KOSSATZ:

Bom dia. Sinto-me muito triste ao informar o falecimento do Fundador do Clube de Xadrez Marabá Rubens Carlos Kossatz ocorrido ontem às 18 hrs. Aos 79 anos completamente lúcido. Tinha orgulho de seu legado e sentia-se muito honrado pelo reconhecimento e homenagens que lhe prestavam tenham certeza disso. Além de sua sobrinha era sua cuidadora durante os últimos 9 anos, sabia muito bem tudo que sentia e pensava sobre isso. Agradeço a todos e espero sinceramente que haja ainda muitos torneios Rubens Kossatz e que seja perpetuado seu Legado. Espero um dia poder assistir ao menos um dos torneios o que ele gostaria de ter feito e não houve condições pela deficiência cardíaca estava impossibilitado de fazer longas viagens. 


* 03.01.1939
+17.05.2018 


Deus abençoe à todos!

Nenhum comentário: