Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2018

EL PAÍS: XADREZ PARA CRIANÇAS DOS 2 AOS 5 ANOS DE IDADE

A COLOMBIANA ADRIANA SALAZAR APLICOU COM SUCESSO A EDUCAÇÃO INOVADORA AOS JOGOS CIENTÍFICOS DESDE 1992

Crianças do Talento Pré-Escolar, em Bogotá, durante uma aula de XADREZ NA SALA DE AULA





Entrar em uma sala de aula de talento pré-escolar em Bogotá é acessar um mundo maravilhoso. Adriana Salazar e sua equipe passaram um quarto de século ensinando crianças de 2 a 5 anos que conhecem xadrez, tocam violino e fazem Taekwondo sob o princípio sagrado de "brincar de aprender e aprender enquanto jogam". As crianças rastejam, correm, pulam e dançam em um tabuleiro gigante, enquanto os professores transmitem os valores e habilidades essenciais para essa idade.

O violino faz parte do método inovador de educação do Talento Pré-Escolar XADREZ NA SALA DE AULA

Eles não são dotados (alguns serão, mas sua inteligência não é medida); qualquer família é bem vinda. Os resultados são magníficos, e foram endossados ​​por especialistas em educação inovadora de grande prestígio mundial, como a freira espanhola Montserrat del Pozo, que será a convidada especial da festa de 25 anos, no dia 5 de junho. Durante os últimos cinco anos, Salazar enriqueceu a qualidade de seus métodos com as teorias defendidas pela Universidade de Harvard para o desenvolvimento do pensamento: ensino para a compreensão, rotinas de pensamento, inteligências múltiplas, pensamento visível, etc. Os grandes gurus dessas teorias (Gardner, Perkins, Costa, Swartz ...) viram que o xadrez se encaixa muito bem com os valores e as competências que a educação do século XXI deveria promover. Prova disso é que Salazar e o autor dessas linhas foram oradores convidados no último ICOT (o mais importante congresso de pensamento) em Bilbao 2015, e já estão convidados para a próxima edição (Miami 2018).

Em "o país de baunilha e chocolate" (branco e peças pretas), que não se pretende que três anos de idade jogar jogos de xadrez -van saber o movimento das peças nessa idade, não dominar toda a até cinco anos eles aprendem a pensar no jogo sem esperar que seu pensamento concreto e lógico se desenvolva (a partir dos seis anos de idade), o que lhes permitirá entender o significado de um jogo inteiro.

Alunos do Centro Osito Pardo,
em Bogotá, durante uma aula
no tabuleiro gigante
O que eu digo a seguir é uma das experiências que mais me impressionou nas minhas visitas ao Talento Pré-Escolar. Uma vez que os quatro anos de idade habituaram-se a correr ao redor do tabuleiro gigante (vazio, sem partes), a música e as letras muito bom que ensina mover o peão, o professor se aproxima de uma menina e diz: "Você é um peão, e porque você é muito corajoso, você nunca volta para trás, apenas avança através desta coluna, que é sua. E lembre-se de que você só pode se mover quando for a sua vez; por exemplo, agora; então você espera que seu parceiro faça o movimento dele e então você joga de novo ". Lateralidade, psicomotor, (... diagonal horizontal vertical) geometria, atenção, concentração, memória, controle de impulso em primeiro lugar, o pensamento básico elementar lógica, etc . que os valores e habilidades importantes para maneira simples e divertida nessa idade são transmitidos. Quando minhas palestras para professores (às vezes com 1.200 escuta), eu explico isso, muitas vezes eu perguntar se eles sabem alguém como eficazes ferramentas de ensino infantil, com a nuance de que música e dança já estão integrados nos métodos de Salazar. E o silêncio é geralmente absoluto.

Taekwondo é usado em conjunto com xadrez e violino como uma ferramenta educacional em talento pré-escolar


Salazar, a nona campeã feminina da Colômbia, sentiu a vocação para a pedagogia muito antes de deixar a competição em 1996. Graduada em Linguística, Literatura e Educação, ela recebeu um prêmio nacional de educação, o Ilustre Mestrado, em 2002. Seu método é aplicado em alguns 350 escolas na Colômbia, Espanha, EUA e México. Ele também administra dois outros centros de educação infantil (chamados na Espanha chamados de Infantil) em Bogotá, chamados Osito Pardo; No total, contribui para a boa educação de cerca de 450 crianças por ano. Sua última contribuição é projetar o método para a educação pré-escolar voltada para  a Ciência e a Matemática.

Sua relação com Montserrat del Pozo foi cimentado em 1997, quando a freira "sequestrado" (ambos brincar que palavra) Adriana na escola Montserrat Barcelona (um dos melhores em Espanha) com instruções estritas que as freiras não fez Eles partirão para voltar a Bogotá até que terminem de escrever seu método. Hoje, del Pozo, 62, viaja sem cessar em todo o mundo em suas duas funções: grande estrela da educação inovadora e superior geral das Filhas Missionárias da Sagrada Família de Nazaré. Na escola de Montserrat, o xadrez é utilizado durante o horário escolar, de forma transversal e interdisciplinar, no Infante, Primário e Secundário desde 1998.


Além de dirigir seus três centros, Adriana encontra tempo para viajar como um alto-falante indivíduo ou a Kasparov Foundation América Latina (embora não envolvido na atual turnê da Espanha por causa da comemoração dos 25 anos de pré-escolar Talent). Quando você sair do palco, deitado no chão, seu país de baunilha e chocolate, cantar, dançar ou mostrar vídeos de seus alunos, é óbvio que a paixão pelo que faz é tão grande como há 25 anos: "Em meus sonhos mais loucos Eu poderia imaginar o que consegui. Educar para a felicidade das crianças é uma das maiores coisas que podem ser feitas nesta vida ".



Tradução feita através do Google Tradutor

Texto original: 


Nenhum comentário: