Crianças do Talento Pré-Escolar, em Bogotá, durante uma aula de XADREZ NA SALA DE AULA |
Entrar em uma sala de aula de talento
pré-escolar em Bogotá é acessar um mundo maravilhoso. Adriana Salazar e sua
equipe passaram um quarto de século ensinando crianças de 2 a 5 anos que
conhecem xadrez, tocam violino e fazem Taekwondo sob o princípio sagrado de
"brincar de aprender e aprender enquanto jogam". As crianças
rastejam, correm, pulam e dançam em um tabuleiro gigante, enquanto os
professores transmitem os valores e habilidades essenciais para essa idade.
O violino faz parte do método inovador de educação do Talento Pré-Escolar XADREZ NA SALA DE AULA |
Eles não são dotados (alguns serão,
mas sua inteligência não é medida); qualquer família é bem vinda. Os resultados
são magníficos, e foram endossados por especialistas em educação inovadora de
grande prestígio mundial, como a freira espanhola Montserrat del Pozo, que será
a convidada especial da festa de 25 anos, no dia 5 de junho. Durante os últimos
cinco anos, Salazar enriqueceu a qualidade de seus métodos com as teorias
defendidas pela Universidade de Harvard para o desenvolvimento do pensamento:
ensino para a compreensão, rotinas de pensamento, inteligências múltiplas,
pensamento visível, etc. Os grandes gurus dessas teorias (Gardner, Perkins,
Costa, Swartz ...) viram que o xadrez se encaixa muito bem com os valores e as
competências que a educação do século XXI deveria promover. Prova disso é que
Salazar e o autor dessas linhas foram oradores convidados no último ICOT (o
mais importante congresso de pensamento) em Bilbao 2015, e já estão convidados
para a próxima edição (Miami 2018).
Em "o país de baunilha e
chocolate" (branco e peças pretas), que não se pretende que três anos de
idade jogar jogos de xadrez -van saber o movimento das peças nessa idade, não
dominar toda a até cinco anos eles aprendem a pensar no jogo sem esperar que
seu pensamento concreto e lógico se desenvolva (a partir dos seis anos de
idade), o que lhes permitirá entender o significado de um jogo inteiro.
Alunos do Centro Osito Pardo, em Bogotá, durante uma aula no tabuleiro gigante |
O que eu digo a seguir é uma das
experiências que mais me impressionou nas minhas visitas ao Talento
Pré-Escolar. Uma vez que os quatro anos de idade habituaram-se a correr ao
redor do tabuleiro gigante (vazio, sem partes), a música e as letras muito bom
que ensina mover o peão, o professor se aproxima de uma menina e diz:
"Você é um peão, e porque você é muito corajoso, você nunca volta para
trás, apenas avança através desta coluna, que é sua. E lembre-se de que você só
pode se mover quando for a sua vez; por exemplo, agora; então você espera que
seu parceiro faça o movimento dele e então você joga de novo ". Lateralidade, psicomotor, (... diagonal
horizontal vertical) geometria, atenção, concentração, memória, controle de
impulso em primeiro lugar, o pensamento básico elementar lógica, etc . que os
valores e habilidades importantes para maneira simples e divertida nessa idade
são transmitidos. Quando minhas palestras para professores (às vezes com 1.200
escuta), eu explico isso, muitas vezes eu perguntar se eles sabem alguém como
eficazes ferramentas de ensino infantil, com a nuance de que música e dança já
estão integrados nos métodos de Salazar. E o silêncio é geralmente absoluto.
Taekwondo é usado em conjunto com xadrez e violino como uma ferramenta educacional em talento pré-escolar |
Salazar, a nona campeã feminina da
Colômbia, sentiu a vocação para a pedagogia muito antes de deixar a competição
em 1996. Graduada em Linguística, Literatura e Educação, ela recebeu um prêmio
nacional de educação, o Ilustre Mestrado, em 2002. Seu método é aplicado em
alguns 350 escolas na Colômbia, Espanha, EUA e México. Ele também administra
dois outros centros de educação infantil (chamados na Espanha chamados de
Infantil) em Bogotá, chamados Osito Pardo; No total, contribui para a boa
educação de cerca de 450 crianças por ano. Sua última contribuição é projetar o
método para a educação pré-escolar voltada para a Ciência e a Matemática.
Sua relação com Montserrat del Pozo
foi cimentado em 1997, quando a freira "sequestrado" (ambos brincar
que palavra) Adriana na escola Montserrat Barcelona (um dos melhores em
Espanha) com instruções estritas que as freiras não fez Eles partirão para
voltar a Bogotá até que terminem de escrever seu método. Hoje, del Pozo, 62,
viaja sem cessar em todo o mundo em suas duas funções: grande estrela da
educação inovadora e superior geral das Filhas Missionárias da Sagrada Família
de Nazaré. Na escola de Montserrat, o xadrez é utilizado durante o horário
escolar, de forma transversal e interdisciplinar, no Infante, Primário e
Secundário desde 1998.
Além de dirigir seus três centros,
Adriana encontra tempo para viajar como um alto-falante indivíduo ou a Kasparov
Foundation América Latina (embora não envolvido na atual turnê da Espanha por
causa da comemoração dos 25 anos de pré-escolar Talent). Quando você sair do
palco, deitado no chão, seu país de baunilha e chocolate, cantar, dançar ou
mostrar vídeos de seus alunos, é óbvio que a paixão pelo que faz é tão grande
como há 25 anos: "Em meus sonhos mais loucos Eu poderia imaginar o que
consegui. Educar para a felicidade das crianças é uma das maiores coisas que
podem ser feitas nesta vida ".
Tradução feita através do Google Tradutor
Texto original:
Nenhum comentário:
Postar um comentário