Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O FAMOSO XADREZ HUMANO DE MAROSTICA


Uma cidade que parou no tempo. A frase é usada frequentemente quando falamos de alguns lugares na Itália. Aqui é impossível não se render a clichês. Mas em Marostica, no segundo final de semana de setembro dos anos pares, a cidade realmente volta ao período medieval, mais precisamente ao ano de 1454 para reviver o famoso xadrez humano de Marostica.

Conhecida pela produção de cerejas, Marostica fica na província de Vicenza, no Vêneto e por muitos anos pertenceu à República de Veneza com quem manteve uma relação de muita fidelidade. Neste período, em 1454, dois nobres guerreiros, Vieri e Rinaldo, se apaixonaram pela bela Lionora, filha de Taddeo Parisio, o governador do Castelo de Marostica.




A disputa pelo coração da filha do homem mais importante da cidade não deveria derramar sequer uma gota de sangue. Assim Parisio decidiu que seria uma disputa de xadrez a definir o futuro da jovem Lionora. O vencedor da batalha casaria-se com Lionora, e o perdedor com Oldrada, a irmã mais jovem de Parisio.

O jogo de xadrez aconteceu em um dia de grande festa na cidade de Marostica e mobilizou a inteira população do território. Prefeitos e governadores de outras cidades da região e suas respectivas famílias, crianças, jovens, velhos, religiosos, todos pararam para ver a famosa disputa. As peças tinham vida: rainhas, reis, bispos, torres, cavalos eram reais e desfilavam pelo enorme tabuleiro de xadrez da praça de Marostica.



E esta é exatamente a atmosfera que toma conta da cidade de Marostica durante a partida de xadrez humano. A tradição é repetida desde 1923 quando a cidade resolveu reproduzir a disputa de 1454. Nos anos pares, uma grande estrutura é montada em frente ao castelo e 600 figurantes são chamados para representarem os personagens da época.



A praça é invadida por cavaleiros medievais, infantes, homens armados com escudos, espadas, lanças, cavalos, damas, religiosos, dançarinas, comerciantes, nobres e todo o povo da cidade. As roupas de época são primorosas, assim como a interpretação (na língua da República de Veneza) e toda a direção do espetáculo. Parece que realmente voltamos no tempo e estamos vivendo uma noite do período medieval. Uma experiência sensacional.



O jogo de xadrez humano de Marostica ficou conhecido no mundo inteiro e reproduzido em algumas cidades. Em 1991, São Bernardo do Campo, “cidade irmã” de Marostica no Brasil, recebeu a disputa com 131 figurantes marosticanos e outros locais. O castelo foi reproduzido em igual dimensão para um público de 20 mil espectadores.




Para quem não tem a sorte de ver Marostica durante o período da partida de xadrez humano, vale a pena um passeio pela cidade. Pequena e graciosa, com sua muralha e castelo, é testemunha de uma época majestosa. Não deixe absolutamente de experimentar seus pratos típicos e os doces e licores feitos com a cereja. Indico a Osteria Madonetta, no centro histórico.

Quem tiver curiosidade de ler mais sobre o jogo de xadrez, história e personagens, o site Marostica Scacchi  tem todas as informações.
As fotos do post: algumas são minhas e algumas da divulgação oficial do evento.

Bookmark the Permalink

https://www.youtube.com/watch?v=HWjzF4sjpJQ 

http://italiaperamore.com/famoso-xadrez-humano-marostica/

Nenhum comentário: