Páginas

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

JORGE BRÍGIDA VENCE A I COPA JOÃO NÉLSON DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Márcio Muniz, o Campeão Jorge Brígida e Cléver dos Santos


Acho que tudo vale a pena, uma coisa puxa a outra, o maior pecado é não realizar, não registrar. Mesmo um pouco atrasado, diante de outros afazeres, apresento um pouco sobre o sucesso da I COPA JOÃO NÉLSON DE XADREZ, realizado em Canaã dos Carajás neste 1º de outubro. De antemão, todos os esforços foram exitosos ao concentrar nesta competição, o maior número de participantes das etapas municipais da IV COPA SUL E SUDESTE DO PARÁ, pelo menos até o momento, pois, ainda faltam as etapas de ELDORADO DOS CARAJÁS e de ITUPIRANGA, nos próximos dias. 




Marcelo Siqueira e Paulo Oliveira, 2º e 3º lugares
A I COPA JOÃO NÉLSON foi realizada com apoio da Federação de Xadrez do Pará, Clube de Xadrez Cidade de Parauapebas, Clube de Xadrez Marabá e trabalho, muito trabalho dos organizadores Márcio Muniz e do Diretor Técnico do certame Cléver dos Santos, coordenador do projeto municipal Enxadrismo e Cidadania com apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Nélson, parceira de ouro destas ações. Participaram 24 atletas, sendo 01 do gênero feminino e os demais do masculino. Foram promovidas 5 rodadas pelo Sistema Suíço com o tempo de 21 minutos nocaute, tendo a frente o Árbitro Carlos Alessander dos Santos. Os três melhores classificados representarão Canaã dos Carajás nas disputas da IV COPA SUL E SUDESTE DO PARÁ no próximo dia 21 de outubro, em Marabá.



Eis os atletas participantes e as respectivas classificações:

1º JORGÉ BRÍGIDA 05 pts
2º MARCELO SIQUEIRA 4 pts
3º PAULO OLIVEIRA MACHADO 4 pts
4º SILAS GIDONY 4 pts
5º ÉDER DE SOUZA 3,5 pts
6º ELENILSON PENHAS SOARES 3 pts
7º THALES ARAÚJO 3 pts
8º NATÁLIA NASCIMENTO 3 pts
9º IGOR CAUÃ 3 pts
10º ADRIANO GONÇALVES LIMA 3 pts
11º HÉRCULES NÉLSON 2,5 pts
12º LUCIANO DA SILVA 2,5 pts
13º JÉFFERSON RENATO 2,5 pts
14º MAYLSON PACHECO 2 pts
15º GILMAR ALVES DE PAULA 2 pts
16º ENZO ALEXANDRE POSTILHO BRÍGIDA 2 pts
17º VICTOR HUGO MAIA 2 pts
18º VICTOR HUGO ARAÚJO 1,5 pts
19º SAMUEL CONCEIÇÃO 1,5 pts
20º ABRAÃO CRUZ 1 pt
21º VICTOR PABLO 1 pt
22º JOEL DA CONCEIÇÃO 1 pt
23º WELLIATAN DO NASCIMENTO 0 pt
24º ADSON AQUINO 0 pt.

Muitos depoimentos foram feitos a respeito da competição, vale a pena colocar alguns, como por exemplo, que a Escola acredita no potencial e no protagonismo de seus alunos e atletas, daí, presta total apoio e cede as instalações que forem necessárias, inclusive a biblioteca. Segundo Cléver dos Santos, coordenador do projeto Enxadrismo e Cidadania, "é uma nova mentalidade que está surgindo em Canaã dos Carajás, tendo como foco o espaço estudantil, escolar". A realização da COPA JOÃO NÉLSON inseri o município no circuito regional do sul e sudeste do Pará, objetivando juntar pessoas importantes para o desenvolvimento desta prática esportiva e educativa, foi o sincronizar do trabalho promovido com a realização da competição regional. 

Realmente parabenizamos os irmãos enxadristas de Canaã dos Carajás, pelo amor e pela organização e a cidade que abraça com o coração e com a cabeça esse projeto educacional, social e esportivo, esta ação resulta no desenvolvimento intelectual e evita que seus praticantes tenham algum contato com difícil caminho das drogas e da violência. Também é importante destacar o apoio que da imprensa local, através da Rede RBA de Televisão e do SBT que produziram belas reportagens com veiculação na rede estadual, ou seja, o Estado do Pará viu esses acontecimentos que enchem os olhos dos educadores e atletas e projeta positivamente o nome do município,  é uma mídia de valor e serve de exemplo para quem busca um projeto social com grandes benefícios e poucos investimentos.

Foram inscritos atletas de diversas faixas etárias, com predominância do público infanto-juvenil. É uma estratégia que permite a aproximação destes públicos com os mais maduros e experientes jogadores, um intercâmbio que fortalece o aprendizado.

Nenhum comentário: