Páginas

domingo, 22 de outubro de 2017

CLUBE DE XADREZ MARABÁ COMEMORA 28 DE FUNDAÇÃO COM ENXADRISTAS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Uma festa com o melhor do Xadrez do Sul e Sudeste do Pará


O dia 21 de outubro foi de muita alegria, nesta data, no ano de 1989 era criado o Clube de Xadrez Marabá pelos pioneiros Antonio Carlos Silva Almeida e Rubens Carlos Kossatz, cabendo a este último ter sido o primeiro presidente, daquele que é o Clube de Xadrez mais antigo do Estado do Pará, na época havia na capital setor de clubes que abrigavam a prática enxadrística, mas, não como um clube dedicado ao xadrez. A primeira competição oficial aconteceu na Loja Maçônica da Praça Duque de Caxias. É uma história de muita luta para tornar esse esporte popularizado, pois o mesmo trabalha princípios e valores para a vida, feitos que o tornou muito apreciado pelo setor educacional de países desenvolvidos. E a data não passou em branco, foi comemorada em família, com a participação de enxadristas de cinco municípios visitantes.




Após o encerramento dos jogos da IV Copa Sul e Sudeste do Pará, com a participação dos de atletas dos municípios: Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Rondon do Pará e Xinguara, foi uma grande festa com direito a bolo personalizado, salgadinhos e refrigerantes. O atual presidente do Clube de Xadrez Marabá, Francisco Arnilson de Assis agradeceu a presença dos atletas visitantes e reafirmou a necessidade de se apoiar o xadrez pedagógico, apoiando-se nas estruturas escolares e apoio da direção, com forma de difundir o enxadrismo e em colaboração ao setor educacional do nível fundamental e médio. Compondo a equipe e representando o Clube de Xadrez Cidade de Parauapebas, o atual Vice-Presidente Administrativo da Federação de Xadrez do Pará, o Senhor Márcio Muniz Laranjeiras, na ocasião registrou como importante o trabalho leal que é promovido na cidade de Marabá.




Os agradecimentos foram para diversas personalidades que contribuíram e contribuem com esta brilhante trajetória, algumas personalidades receberam medalhas por apoiarem o trabalho ora promovido, dentre elas a Professora Laura Araújo que acompanha e se dedica na promoção do xadrez escolar e em todas as competições oficiais. Como incentivador da promoção dos eventos no Shopping Pátio Marabá, o superintendente Diogo Octaviano, também a Senhora Maria Teresa Andrade proprietária da Casa do Pão de Queijo, que, além do carinho cede suas instalações para todos os eventos de xadrez e o Professor Ulisses. Na ocasião foi feito agradecimento ao Prefeito Tião Miranda pelo apoio na promoção do Copa Sul e Sudeste do Pará.

Nenhum comentário: