Páginas

sábado, 15 de agosto de 2015

JEPs 2015 olhando os atletas de Marabá e de Parauapebas

Foto de: www.axxm.com.br

Os JEPS, Jogos Estudantis Paraenses 2015 aconteceram em Belém, Capital do Estado, durante os dias 13 e 14 de agosto, no Colégio Teorema com excelente organização e arbitragem. Participaram do certame 38 atletas representando 15 cidades. A seleção dos participantes foi realizada em etapas regionais, daí, os atletas representam regiões do estado. O município que apresentou maior número de atletas participantes foi Belém com 06, seguido de Bragança com 05 e Marabá e Parauapebas cada um com 04 participantes.

A delegação de Marabá foi formada por 04 atletas: Alanis Patrick da Categoria A feminino, com idade de 12, 13 e 14 anos; no A masculino não tivemos representantes; no B feminino fomos representado por Jackeline Iashmin e no B masculino os atletas Ricardo Vinicius e José Tiago. 

A delegação de Parauapebas foi formada pelos seguintes atletas: no A feminino pela atleta Camila de Assis Paiva, no A masculino por Laucídio Bonfim Leal e Matheus Silva Ramos; no B feminino por Elenice Fernandes da Costa Neta e no B masculino não teve representante.

Sobre a competição
Na Fase Estadual a competição se dá em dois momentos, o primeiro com os atletas participando de suas respectivas categorias e gêneros no xadrez pensado, com o tempo de 65 minutos e com a obrigatoriedade da anotação dos lances.

No segundo momento é realizada outra competição juntando os atletas do masculino e feminino de cada categoria, assim sendo, junta todos os atletas da categoria A, por exemplo, em disputas através do xadrez blitz. No final, as pontuações obtidas são somadas, mas, prevalece como maior peso a pontuação obtida no xadrez pensado e em seguida a do blitz, mesmo que dois atletas façam a mesma pontuação vai prevalecer a maior que for alcançada no pensado.


Desempenhos

Desta vez a delegação de Marabá apresentou o seu melhor desempenho nos JEPS de todos os tempos, podemos ficar muito felizes com a desenvoltura de nossas participantes, conquistamos três importantes medalhas:


MARABÁ:

Na Categoria A Masculino: 
Não tivemos representante.

Na Categoria A Feminino: 
Alanis Patrick - 3º lugar - medalha de bronze.


Na Categoria B Masculino:
Ricardo Vinicius - 2º lugar - medalha de prata;
José Thiago Vieira - 6º lugar.


Na Categoria B Feminino:
Jackeline Iashmin - Campeã - medalha de ouro.


PARAUAPEBAS:

Na Categoria A Masculino: 
Matheus Silva - Campeão - medalha de ouro;
Laucídio Bonfim - 7º lugar.


Na Categoria A Feminino: 
Camila Assis - 4º lugar.


Na Categoria B Masculino:
Não teve representante.

Na Categoria B Feminino:
Elenice Fernandes - 3º lugar - medalha de bronze.


Veja no quadro abaixo um pouco sobre os números da competição:



Conclusão:

Já disse que foi a nossa melhor participação nos JEPS e conseguimos, pela primeira vez ter um representante na Fase Nacional, aliás, é a primeira vez que isso ocorre. No nosso balanço contabilizamos três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O município de Parauapebas conseguiu emplacar um representante na Fase Nacional e conseguiu uma medalha de bronze. Sabemos que em Parauapebas, por longos anos houve o apoio do município, muito importante para se organizar a pedagogia do xadrez nas escolas. Em todo o caso, estamos de Parabéns, e isso é compartilhado por todos que incentivam a prática enxadrísticas em Marabá e Parauapebas. Todos devem ficar com imensa satisfação pelos resultados alcançados.

Fonte: www.axxm.com.br

Nenhum comentário: