Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

368 - MUNDIAL DA JUVENTUDE SERÁ EM CALDAS NOVAS - GO

É grande a movimentação e a alegria dos muitos enxadristas brasileiros e de outras nações, diante do grande encontro da juventude enxadrística mundial. O MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011 – World Youth Chess Championship será realizado em Caldas Novas, Goiás, de 17 a 27 de novembro


Para quem não conhece, Caldas Novas ela é a maior cidade hidrotermal do mundo, segundo comentou o GM Darcy Lima. A cidade prepara o campeonato mundial dentro de um complexo de eventos, que tem em sua volta, seis hotéis, onde ficarão hospedados os mais de mil e quinhentos competidores, e mais de mil acompanhantes, esperados pela organização. Serão 11 dias de xadrez nas seguintes categorias e naipes: Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 no naipe Feminino e ainda, Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 absoluto.


As disputas de xadrez serão promovidas no Centro de Convenções Thermas Di Roma. Segundo o Arbitro Regional Carlos Alessander as reservas nos hotéis já começaram e a procura esta sendo muito grande.



REGULAMENTO TÉCNICO

1. ORGANIZADOR:

Confederação Brasileira de Xadrez sob os auspícios da FIDE.


2. CATEGORIAS, SISTEMA E RITMO DE JOGO

2.1 O campeonato será disputado em 12 categorias (incluindo categorias femininas) :
Categoria sub-08: Nascidos em 2003 ou posteriormente
Categoria sub-10: Nascidos em 2001 ou posteriormente
Categoria sub-12 : Nascidos em 1999 ou posteriormente
Categoria sub-14 : Nascidos em 1997 ou posteriormente
Categoria sub-16 : Nascidos em 1995 ou posteriormente
Categoria sub-18 : Nascidos em 1993 ou posteriormente

2.2 O torneio será disputado utilizando o sistema suíço com 11 rodadas. As classificações nacionais (rating) não serão levadas em conta nos emparceiramentos.

2.3 O ritmo de jogo será 90 minutos para os primeiros 40 lances seguido de 30 minutos para o resto da partida com o incremento de 30 segundos por lance começando do primeiro lance.


3. CLASSIFICAÇÃO E SISTEMA DE DESEMPATE

A classificação final dos jogadores é determinada pelo número de pontos obtidos. Se no final do torneio dois ou mais jogadores estão empatados no primeiro lugar, o desempate será efetuado de acordo com as regras da FIDE estipuladas em D.VI.02, D.VI.03 e D.VI.04 (ver também Apêndice A).


4. APELOS E COMITÊ DE APELAÇÕES

4.1 Protestos contra decisões do Árbitro Chefe ou seus assistentes, ou o Diretor do Torneio, devem ser submetidos em formulário por escrito ao Presidente do Comitê de Apelações dentro de uma hora da conclusão da rodada. O protesto deve ser acompanhado da quantia de 100 euros, como um depósito do signatário. O depósito deve ser entregue em mãos do Presidente do Comitê de Apelações. Se o apelo for aceito a quantia será imediatamente restituída. Se o apelo for rejeitado, o depósito reverterá para a FIDE.

4.2 Comitê de Apelações Um Comitê de Apelações de 3 membros e 2 reservas será designado durante o Congresso Técnico.


5. PROGRAMAÇÃO

O campeonato Mundial da Juventude de xadrez 2011 será realizado de 17 (data da chegada) até 27 de Novembro (data da partida) em Caldas Novas, Estado de Goiás/ Brasil. O árbitro chefe após consulta à FIDE e aos Organizadores pode fazer mudanças na programação do torneio Tais mudanças serão anunciadas no devido tempo.

5ª feira 17/Novembro 20h– Chegada das Delegações

5ª feira 17/Novembro 22h– Congresso Técnico

6ª feira 18/Novembro 15h30– Cerimônia de Abertura

6ª feira 18/Novembro 16h– Primeira rodada

Sábado19/Novembro 15h– Segunda rodada

Domingo 20/Novembro 15h– Terceira rodada

2ª feira 21/Novembro 15h– Quarta rodada

3ª feira 22/Novembro 10h– Quinta rodada

3ª feira 22/Novembro 17h– Sexta rodada

4ª feira 23/Novembro 15h– Sétima rodada

5ª feira 24/Novembro 10h– Oitava rodada

5ª feira 24/Novembro 17h– Nona rodada

6ª feira 25/Novembro 157h– Décima rodada

Sábado 26/Novembro 10h– Décima primeira rodada

Sábado 26/Novembro 20h– Cerimônia de encerram.

Domingo 27/Novembro – Partida das Delegações


6. PREMIAÇÃO

6.1 A Federação melhor classificada em número de medalhas computadas todas as categorias receberá um troféu. Em caso de empate no primeiro lugar, o número de medalhas de ouro será levado em consideração, se persistir o empate, o número de medalhas de prata e se ainda persistir o empate, então, o número de medalhas de bronze . Se finalmente ainda persistir a igualdade, o número de pontos de medalhistas será levado em conta para efeito de desempate.

6.2 Os três primeiros lugares em cada torneio serão contemplados também com troféus e medalhas.

6.3 Serão contemplados também com medalhas o 4º, 5º e 6º lugares. 6.4 A cerimônia de entrega de prêmios contemplará apenas os 6 primeiros jogadores de cada categoria, além dos mais jovens menino e menina do torneio. 6.5 Serão concedidos diplomas de participação a todos os jogadores e árbitros 6.6 Haverá presentes especiais para os jogadores.


7. REGULAMENTAÇÃO ADICIONAL

7.1 É válido o artigo 9.1.b. da Lei do Xadrez.

7.2 Perderá a partida qualquer jogador que chegar ao tabuleiro após o início da rodada. Será adotada tolerância zero. (Lei do Xadrez da FIDE, 6.6.a)

7.3 O artigo 10.2 das Leis do Xadrez não é válido.

7.4 Análise não será permitida no salão de jogos.

7.5 Os jogadores que terminarem suas partidas serão considerados espectadores e não mais poderão permanecer na área de jogo.

7.6 Sem a permissão do árbitro é proibido ao jogador portar celular ou outro meio de comunicação eletrônicos no salão de jogos, a menos que esteja completamente desligado. Se algum destes dispositivos produzir ruído, o jogador deverá perder a partida. (Leis do Xadrez da FIDE 12.3.b)

7.7 Flashes podem ser usados somente nos primeiros dez minutos da partida.

7.8 Em caso de resultados pré combinados ambos os jogadores serão penalizados.

7.9 Partimos do pressuposto que todos os jogadores leram os regulamentos do torneio e estão obrigados a cumprí-los.

7.10 Exceto no caso de expressa permissão do árbitro chefe somente árbitros e jogadores deverão ter permissão de ficar no salão de jogos durante o andamento da rodada.


APENDICE A

D.VI.02. Regulamentação para os Campeonatos sub-18 Open e Feminino.

D.VI.03. Regulamentação para os Campeonatos sub-16 Open e Feminino.

Designação do Vencedor 14. A ordem dos jogadores é determinada de acordo com o número de pontos obtidos. Se no final do torneio dois ou mais jogadores ficarem empatados no primeiro lugar, o desempate observará a seguinte ordem:

a. Para torneios suíços onde os jogadores envolvidos tenham todos jogados apenas com oponentes detentores de rating FIDE, calcule a soma dos ratings dos oponentes eliminando o rating do mais fraco oponente. O total mais alto vence. Se persistir o empate, elimine o rating do(s) próximo(s) oponente(s) mais fraco(s) até que a decisão seja possível.

b. Para outros torneios suíços, aplica-se a soma do escore progressivo. O total mais alto vence. Se persistir o empate, deduza o escore da primeira rodada, e se necessário o escore da segunda rodada e assim por diante. Se ainda persistir o empate, a decisão será por sorteio.

15. Ao campeão e a campeã sub-16 serão outorgados respectivamente o título de FM e de WFM (vide B.01 Art. 1.22 & 1.53.) Onde houver empate no primeiro lugar, a cada um dos jogadores afetados será outorgado o título, desde que não mais de 3 títulos sejam concedidos. (cfe. B.01 Art. 1.221 & 1.531). O 1º lugar isolado equivale ao resultado de uma norma de 9 rodadas de (WMI) Mestre Internacional.

15.1 O campeão e a campeã sub 18 têm o direito de participar no(s) mesmo(s) ano(s) ou no(s) ano(s) seguinte(s) do Campeonato Mundial Juvenil sub-20. Este privilégio pode ser exercido somente uma vez. (vide D.V.01 Art. 3).

D.VI.04. Regulamentos para os Campeonatos Mundiais da Juventude Open e Feminino sub-8, 10, 12 e 14.

Designação dos vencedores

15. A ordem da classificação final dos jogadores é determinada pelo número de pontos obtidos. Se no final do torneio dois ou mais jogadores ficarem empatados no primeiro lugar, o desempate observará aos critérios abaixo

15.1 Se não estiver estipulada uma partida-desempate nos regulamentos do torneio, o seguinte sistema de desempate deverá ser seguido:

a. Para torneios suíços onde os jogadores envolvidos todos tenham jogado apenas com oponentes detentores de rating FIDE, calcule a soma dos ratings dos oponentes eliminando o rating do mais fraco oponente. O total mais alto vence. Se persistir o empate, elimine o rating do(s) próximo(s) oponente(s) mais fraco(s) até que a decisão seja possível.

b. Para outros torneios suíços, aplica-se a soma do escore progressivo. O total mais alto vence. Se persistir o empate, deduza o escore da primeira rodada, e se necessário o escore da segunda rodada e assim por diante.

c. Para outros torneios, inclusive todos contra todos, deduza o escore contra oponentes no mais baixo grupo de pontuação. O total mais alto vence. Se ainda persistir o empate, elimine escores do próximo do mais baixo grupo de pontuação e assim por diante.

d. Se ainda persistir o empate, a decisão será por sorteio. Se não houver uma definição nos casos acima previstos em a, b e c e no que concerne ao 1º lugar, os vencedores deverão ser declarados co-campeões. O mesmo procedimento deverá ser aplicado, se necessário, para efeito de desempate em outras colocações.


Algumas informações foram repassadas pelo Árbitro Internacional Mauro Amaral (SP), no site http://www.xadreztotal.com.br/mundial-da-juventude-fide-2011-no-brasil/ 

Nenhum comentário: