Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

251 - PROF. MÁRIO CARDOSO É PREMIADO NO 2º PRÊMIO BRASIL

2º PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL


O Estado do Pará foi reconhecido e homenageado na tarde desta sexta-feira (16), em solenidade realizada no belíssimo auditório do Kubistchek Plaza, em Brasília, com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva e a secretária nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, Rejane Penna Rodrigues. O Pará foi selecionado dentre os 51 trabalhos vencedores do 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social através do trabalho realizado pelo PROFESSOR MÁRIO CARDOSO, importante baluarte do xadrez escolar paraense.


É apenas a segunda versão do Prêmio Brasil, promovido pelo Ministério do Esporte que homenageia os vencedores em cada uma das cinco categorias concorrentes da 2ª edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. Com o dobro de participantes em relação a 2009, esta 2ª edição registrou 222 trabalhos, sendo 182 aprovados. Na edição passada participaram 145 autores com 90 trabalhos.
O ministro Orlando Silva, por sua vez, ressaltou que a iniciativa é uma importante contribuição do governo federal para consolidar o esporte e lazer como um direito constitucional. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e de Lazer. “As ações desenvolvidas pela SNDEL nos enchem de orgulho e não nos deixam dever a nenhuma secretaria nessa área, no mundo”, disse.
Rejane Penna Rodrigues afirmou que o prêmio se consolida como importante condecoração para o país. “O Brasil conquistou avanços com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, fato que, segundo ela, são trabalhos que apontam a corresponsabilidade de todos nós na conquista da cidadania por meio de ações que visam a construção do esporte e do lazer.”
Para a secretária Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), Rejane Penna Rodrigues, o aumento do número de participantes reflete a realidade do momento em que vive o Brasil do futuro, ou seja, o novo formato de desenvolvimento está sendo traçado em função das oportunidades criadas pelos megaeventos esportivos, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, que também representam um legado social.



CATEGORIAS DOS TRABALHOS
“Dissertação, Tese e Pesquisa Independente”,
“Monografia de graduação e de Especialização”,
“Relatos de Experiência”,
“Ensaio” e “Mídias”, sendo esta última dividida entre:
Jornalismo Impresso,
Telejornalismo,
Fotojornalismo,
Webjornalismo e
Audiovisual Educativo.


O julgamento foi feito segundo os critérios de avaliação, relevância, viabilidade, inovação, fundamentação e argumentação crítica, qualidades lingüística e visual.


O paraense Mário Cardoso foi agraciado dentro da categoria “Relatos de Experiência”, enchendo todos os enxadristas do Estado do Pará de enorme satisfação.


Durante a cerimônia o ministro agradeceu aos pesquisadores, professores, universitários e gestores participantes pela “brilhante contribuição que deram ao esporte nacional.”


O presidente Lula estava sendo aguardado por todos os presentes. Por conta de sua indisponibilidade encaminhou uma mensagem destinada a todos os participantes, parabenizando-os pelo empenho em colaborar, com seus trabalhos, com a política pública para o Esporte e o Lazer.


Na correspondência, o presidente destacou a importância do esporte na vida das pessoas como um direito que todos os brasileiros devem ter. Não apenas de assistir e torcer, mas também praticar. “O Prêmio Brasil é um excelente estímulo aos profissionais que trabalham para que o esporte se consolide como uma forma de inclusão social.”


O Clube de Xadrez Marabá aguarda o envio de fotos de um assessor parlamentar que esteve presente na cerimônia. E assim que recebermos estaremos postando-as com grande alegria. Esta é a única maneira que temos para expressar nosso orgulho e satisfação pelos relevantes trabalhos do Mestre Mário Cardoso.

Nenhum comentário: