Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Edilson Rufino vence a Copa Maraba de Xadrez

Estas pessoas maravilhosas cobriram de brilho a Copa Marabá. Credito: Arnilson de Assis
Coube ao Clube de Xadrez Marabá abrir, com a realização da IV Copa Marabá. a temporada de competições da IV Copa Sul e Sudeste do Pará, promovido neste 26 de agosto às 15 horas na Casa do Pão de Queijo do Shopping Pátio Marabá. A competição regional envolverá outros municípios das respectivas regiões, para a definição de seus representantes municipais. O evento marabaense reuniu atletas com excelentes níveis técnicos e apresentou belíssimas partidas, além de uma rivalidade entre os atletas locais Jadson Sousa e Edilson Rufino, entre eles há uma disputa pessoal acirrada e um deles, Jadson vem se destacando nas conquistas e insuflando um pouco o seu ego de campeão, por outro lado, sempre mais sereno Edilson se prepara muito para cada combate e, gente nova chegando.




Foram inscritos na competição 8 atletas nas disputas da Copa Marabá pelo Sistema Round-Robin com o tempo de 21 minutos de reflexão, sob a arbitragem de Francisco Arnilson de Assis e Laura Souza Araújo. Apesar de haver um certo favoritismo entre Jadson e Edilson, por conta da badalação do encontro destes, participaram da competição jogadores muito técnicos como Caio, Erivaldo e um novo talento, trata-se do Professor Ramon que costuma trazer jogadas muito objetivas e certeiras. Aliás, pude assistir uma partida muito equilibrada entre Ramon e Jadson resultando na vitória deste último.


Uma competição sempre revela surpresas, a primeira foi a vitória do Sr. Caio que derrubou o favorito Jadson, mas, a boa surpresa foi o caminhar sereno, silencioso, quase invisível, longe dos holofotes, Erivaldo Jardim chegou na quarta rodada, sem barulhos, invicto e na quinta bateu o nosso Jadson (Conor McGregor?), despontando como uma agradável surpresa e, perdeu apenas para o Campeão Edilson Rufino (Floyd Mayweather?). Este foi o clima da Copa Marabá de embates e lições, de alegria e satisfação, prevalecendo o respeito.

Após a sexta rodada Edilson somava 6 pontos (estava invicto) em primeiro lugar na classificação parcial, seguido de Erivaldo com 5 pontos (perdeu para Edilson), em terceiro Caio com 4 pontos (perdeu para Edilson e Erivaldo) e Jadson na quarta colocação com 4 pontos (perdeu para Caio e Erivaldo). Cenário legal para a final, os atletas faziam as conjecturas, tentavam descobrir se haveria algum meio de evitar o título de campeão de Edilson (6 pontos). Na sétima rodada (rodada final) estava o duelo de Jadson McGregor contra Edilson Mayweather com McGregor tentando a vitória para deixar honrosamente a competição pois, queria vencer seu oponente, o momento aconteceu na rodada final com a vitória de McGregor e o título indo para Maywheater.

Adicionar legenda

O xadrez é um esporte que costumamos ver campeões invictos, passando uma imagem de imbatível, de pessoas mais qualificadas que outras, no entanto, tivemos algo diferente desta feita, o campeão Edilson Rufino perdeu uma e somou 6 pontos, como também o vice Erivaldo (perdeu uma partida para Edilson) e fizeram as mesmas pontuações, o desempate aconteceu pelo Berger com vantagem de apenas um milésimo a favor do Campeão Edilson. Mas, vimos a chegada serena de Erivaldo Jardim sem chamar a atenção, correu por fora, caladinho e longe dos holofotes e fez muito bonito.

A equipe marabaense para as disputas da IV COPA SUL
E SUDESTE DO PARÁ está definida, os três primeiros colocados ocuparão respectivamente os três primeiros tabuleiros e o quarto colocado será o atleta reserva. No mais, foi uma grande competição e todos saíram bastante satisfeitos, quer dizer, quase todos. 


Nenhum comentário: