Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

REGULAMENTO DOS TORNEIOS BLITZ MARABÁ (2º E 3º)

REGULAMENTO GERAL
Artigo 1°: Os TORNEIOS DE XADREZ BLITZ MARABÁ 2014–  tem por objetivo de manter o intercâmbio entre os enxadristas do Estado do Pará, visando proporcionar movimentação e acesso ao rating Blitz da LBX e CXM.
Artigo 2°: Serão obedecidas as regras da FIDE e da LBX em vigor e o constante neste regulamento.
Artigo 3°: Poderão participar da competição, enxadristas paraenses de todos os níveis, mediante o pagamento de taxa de inscrição.
Artigo 4°: A competição será disputada pelo sistema suíço baseado em rating, com a utilização do programa Swiss Manager para o emparceiramento ou Swiss Perfect 98.
Artigo 5°: Qualquer resultado de emparceiramento estará correto, a não ser que o emparceiramento dado viole os critérios absolutos B1 e B2 do regulamento do Sistema Suíço Baseado em Rating.
Artigo 6°: O número de rodadas será definida em função do número de inscritos, sempre primando pelo maior número possível de rodadas.
Artigo 7°: O ritmo de jogo será de 5 minutos KO (analógico) ou 3 minutos + 2 segundo de incremento (digital) para cada jogador.
Artigo 8°: Cabe ao condutor das peças brancas apresentar, para o início da rodada, jogo de peças e relógio, em perfeitas condições de uso, sob pena de ser iniciado o tempo das brancas.
Artigo 9°: Os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Para o Sistema Suíço:
1º critério –  Confronto Direto (11);
2º critério – Maior nº de vitórias (12);
3º critério – Maior nº de partidas com peças pretas (53);
4º critério – Buchholz com corte do pior resultado (37) e;
5º critério – Buchholz sem corte (37).

b) Para o Sistema Round Robin:
1º critério –  Confronto Direto (11);
2º critério – Maior nº de vitórias (12);
3º critério – Sonneborn-Berger (52);
4º critério – Maior número de partidas com as peças pretas (53) e;
5º critério – Sistema Koya (45).
Artigo 10°: O comitê de apelação será definido no congresso técnico, momentos antes do início das disputas. Ele será composto pelo diretor da competição e mais 4 representantes dos jogadores (sendo 2 titulares e 2 reservas), que apreciarão os recursos impetrados contra a arbitragem, relativamente a aspectos de natureza técnica. Junto à apelação, deverá ser recolhida a quantia de R$ 50,00 (Cinquenta Reais), que será devolvida ao enxadrista, caso o Comitê de Apelação dê ganho de causa  ao requerente. Os jogadores que desejarem recorrer contra uma decisão de arbitragem deverão apelar para a Comissão de Apelação, por escrito, num prazo máximo de 5 minutos após o término da rodada.
Artigo 11°: O Enxadrista que deixar de comparecer a duas rodadas, seguidas ou alternadas, sem uma boa justificativa, será automaticamente eliminado da competição.
Artigo 12°: O(s) Enxadrista(s) que não estiverem no seu tabuleiro em até no máximo de um (01) minuto do início de cada rodada, perderá automaticamente o confronto, sendo dada a vitória por WO ao seu adversário, e caso seja os dois adversários na mesma mesa, será atribuído 0-0 o resultado da partida – essa regra não cabe APELAÇÃO.
Artigo 13°: De acordo com as determinações da FIDE, será terminantemente proibido fumar no recinto de jogo, portar telefone celular, mesmo sendo no silencioso, mp3, mp4 e outros softwares ou qualquer outro aparelho de comunicação, assim como os respectivos telespectadores do evento.
Artigo 14°: Os jogadores deverão se apresentar no salão de jogos em traje adequado, quando for o caso.
Artigo 15°: A inscrição nesta competição implica plena aceitação deste regulamento.
Artigo 16º: Será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 5,00 afim de cobrir despesas de homologação de rating junto a LIGA BRASILEIRA DE XADREZ ou a critério da organização.
Artigo 17°: Os casos omissos serão resolvidos unicamente pela direção da competição e arbitragem.
Francisco Arnilson

Nenhum comentário: